O passado deve dialogar com o presente. Esse é um dos pontos principais que a BNCC traz para o ensino de História. De acordo com a Base, é preciso “transformar a história em ferramenta a serviço de um discernimento maior sobre as experiências humanas e das sociedades em que se vive”.
Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo.
Portanto, o que nos interessa no conhecimento histórico é perceber a forma como os indivíduos construíram, com diferentes linguagens, suas narrações sobre o mundo em que viveram e vivem, suas instituições e organizações sociais.
A maior mudança apontada está no papel do aluno no processo de aprendizagem: todos precisam aprender a pensar historicamente. Com a Base, ganha relevância a necessidade de traçar paralelos entre os fatos históricos e a realidade.
Para se selecionar um conteúdo é necessário considerar a herança cultural, a experiência da prática social e do contexto em que o aluno vive e a perspectiva de futuro, tendo em vista a construção de uma sociedade humanizada.
Consciência histórica pode ser entendida como uma representação social que uma coletividade adquire advinda de seu desenvolvimento no espaço e no tempo. O elemento que permite ao homem compreender a dimensão da própria história, sem o qual o homem não poderia compreender quem ele é ou o que foi.
A história vivida para alguns fica no arquivo, no registro oficial e no fato em si, para outros na lembrança, registrada em papel, fotografias, sentimentos, cartas, diários pessoais, registros de viagem, enfim, de muitas formas que as mantêm conservadas aguardando para ser relembradas.
A história só existe à medida em que um ser humano ou uma sociedade passa a observar determinados eventos. Tudo o que aconteceu já é passado no instante em que pode ser observado. ... Não existe o agora, só passado e futuro, e a essência do que supomos ser o hoje assenta em sua historicidade.
É um conhecimento que pretende obter a verdade do seu objeto através da investigação, da interrogação e do controle das fontes. No entanto, uma resposta segura só é possível mediante a análise da prática concreta dos especialistas. A história existe e é praticada por uma comunidade especializada.
Como mandar uma mensagem a um youtube por whatsapp?
Como digitalizar um documento no iphone?
Quem pode ter acesso ao prontuário médico?
Quantas calorias tem 1 abacate inteiro?
Quantos caminhoneiros tem no Brasil?
Como saber valor do IPVA 2022 GO?
Quando os pais solteiros vão receber o Auxílio Emergencial?
Quando a empresa pode descontar de empréstimo na rescisão?
Qual a definição de Atividade-fim?
Quem são os produtos de uma reação química?
Quem constrói em terreno alheio perde?
Quem são os pais mais jovens do mundo?
O que posso comer à noite para substituir a janta?
O que são as melhores coisas da vida?