Aos pés do Monte Sinai, Moisés recebeu os Dez Mandamentos - inscritos em duas tábuas, as “Tábuas da Lei” -, das mãos de Deus, selando assim uma Aliança entre Javé e Israel.
Deus deu esses mandamentos a Moisés, que os escreveu em tábuas de pedra.
Moisés sobe o monte Sinai e desce do monte
Moisés subiu ao Sinai para falar com o Senhor, depois desceu o monte para transmitir as palavras do Senhor ao povo. Ao mesmo tempo, Moisés procurou preparar o povo para que fosse digno de subir também ao monte para comungar com o Senhor.
A caminho da Terra Prometida
Ao chegarem ao sopé do Monte Sinai, Moisés se recolheu para o alto da montanha e recebeu de Deus as duas tábuas com os Dez Mandamentos e uma série de leis que passam a regular as relações entre os homens.
Uma delas é o provável cenário em que Moisés recebeu as Tábuas da Lei, no Monte Sinai.
44 curiosidades que você vai gostar
O pico de granito do Monte Sinai é o marco mais icônico da trilha, pois foi onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos, segundo o Livro do Êxodo, do Antigo Testamento.
Êxodo 24:12, 18—Moisés fica no Monte Sinai por quarenta dias. Êxodo 31:18—O Senhor escreve nas tábuas com Seu dedo.
Aos pés do Monte Sinai, Moisés recebeu os Dez Mandamentos - inscritos em duas tábuas, as “Tábuas da Lei” -, das mãos de Deus, selando assim uma Aliança entre Javé e Israel.
O Livro dos Números narra um momento muito delicado da caminhada do povo de Deus no deserto; do povo que saiu da escravidão do Egito, rumo à terra prometida, mas, no meio da caminhada o povo sente o cansaço, a dor e por causa disso começam a reclamar, murmurar; começam a maldizer e atacar a Moisés e a Deus.
A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.
O monte Nebo (em árabe: جبل نيبو Jabal Nībū; em hebraico: הַר נְבוֹ Har Nevo) é um monte na Jordânia com cerca de 817 m de altitude, mencionado na Bíblia (no Deuteronómio) como o local onde Moisés viu a Terra Prometida e onde morreu, sem chegar a entrar nessas terras, que viu ao longe.
O Monte Sinai é a terra de inspiração sagrada, paisagens impressionantes e em todos os aspectos um cenário digno para o famoso evento histórico, quando Deus falou com Moisés através de um arbusto ardente no Monte Sinai e onde o profeta recebeu as tábuas Dez Mandamentos de Deus.
Do grego, o Monte Sinai (também conhecido em hebraico como Monte Horebe, ou em árabe como Jebel Muça, que significa “Monte de Moisés”) está situado no sul da península do Sinai, no Egito. Esta região é considerada sagrada por três religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo.
Vara de Aarão foi a vara usada por Aarão para executar sinais prodigiosos diante de Faraó e que serviu como sinal de escolha para o sacerdócio por Deus quando da rebelião de Corá (Números xvii. 8).
Deus reescreve as tábuas da lei e aparece para Moisés.
Arão e Ur - Bíblia - InfoEscola.
Quanto mais você RECLAMA e LAMENTA, mais o deserto aumenta. Ore, busque a Deus, se humilhe diante Dele, tire proveito de cada dificuldade e sobretudo confie que vai dar tudo certo. Deus não falha!
O livro bíblico de Êxodo descreve o maná (no hebraico: מָן man) como um alimento produzido milagrosamente, sendo fornecido por Deus ao povo Israelita liderado por Moisés, durante toda sua estada no deserto rumo à terra prometida.
A esmagadora maioria das pessoas que o seguiam, devido à rudeza da escravidão, era brutalizada, fraca de espírito e, embora mantivessem o ideal de liberdade, acabavam se rebelando. O povo rebelou-se diversas vezes contra Moisés e contra o Senhor.
Normalmente aceita-se que Moisés passou, no monte de Deus, quarenta dias e quarenta noites jejuando, em adoração a Deus.
Explique-lhes que Moisés passou 40 dias e noites no Monte Sinai e o povo começou a se questionar sobre o que teria acontecido com ele.
Durante estes quarenta anos de jornadas pelo deserto, os Filhos de Israel acamparam em quarenta e dois lugares diferentes (Nm 33: 1-48), seguindo uma rota diferente daquela que seria a mais direta ou a mais próxima do destino final.
(1981: 315, 317). São exatamente 50 dias entre uma data e outra, o que implica que o recebimento dos 10 mandamentos no Monte Sinai ocorreu no 50º dia após a saída do Egito. Esta contagem dos dias e semanas aparece também em Lv 23: 15-16. As abreviações dos livros Bíblicos seguem o padrão da Bíblia de Jerusalém.
Segundo os monges, a Arca da Aliança permanece escondida em um templo próximo ao lago Zway. Até hoje, ninguém foi autorizado a entrar neste templo e, finalmente, desvendar o mistério sobre a Arca. Sem maiores comprovações, alguns arqueólogos ainda concentram suas buscas na cidade de Jerusalém.
Como os artistas podem representar as esculturas?
Como os índios não se adaptaram ao trabalho escravo Os portugueses começaram a escravizar?
Como os imigrantes italianos eram pagos no século 19 na lavoura do café?
Qual a relação entre os povos indígenas e a cidade?
Como os faraós eram vistos pelos egípcios *?
Como os indígenas cuidavam da saúde?
Como os indígenas foram e ainda são vistos por muitos na sociedade brasileira?
Como os indígenas interpretam a chegada dos portugueses no Brasil?
Qual é o perfil da população idosa no Brasil?
Quais são as brincadeiras dos índios?
Como os índios registravam suas histórias?
Como os alunos eram vistos pela sociedade e pelos professores?
Como podemos conciliar progresso e conservação ambiental?
Como podemos classificar os microrganismos de acordo com a Organização Celular e Estrutural?
Quanto tempo posso dar omeprazol para cachorro?