Os conflitos de caráter positivo têm a capacidade de gerar desemprenho extraordinário, duradouro e produzir inovações, além de conseguir preparar as novas gerações de líderes.
O conflito constitui uma interferência, uma dificuldade, podendo resultar em confrontos, cujos interesses e valores apresentam posições diferentes e até mesmo opostas. Desta forma, os conflitos podem se tornar um problema, já que podem reduzir a produtividade, afetando a lucratividade e a rentabilidade da instituição.
Chiavenato (2004) destaca alguns efeitos positivos e negativos dos conflitos, conforme a seguir: Efeitos positivos: o conflito desperta sentimentos e energia no grupo, fazendo com que muitas vezes busquem meios mais eficazes de realizar tarefas e soluções criativas e inovadoras.
3º Em quais condições o conflito pode ser benéfico a um grupo ? ... A partir de sua própria experiência, de um exemplo de como um conflito passa por essas cinco etapas. Resp: Oposição Potencial ou Incompatibilidade, Cognição e Personalização, Intenções, Comportamento e Conseqüência.
Ajudam a manter o nível de motivação necessário para a busca de inovações e mudanças; Ajudam a identificar a estrutura de poder e as interdependências da organização; Auxiliam na delimitação das fronteiras entre indivíduos e grupos, fornecendo senso de identidade.
Os benefícios da gestão de conflitos
O conflito negativo está disposto no art. 66, inciso II do CPC e ocorre quando dois ou mais juízes se declaram incompetentes. ... O conflito de competência pode ser suscitado por qualquer das partes, pelo Ministério Público ou pelo juiz.
Os conflitos têm o seu lado positivo. Em uma sociedade, ao questionar um direito ainda não recebido, por exemplo, o conflito entre a população e o governo pode resultar no ganho desse direito e de outros. O mesmo acontece no contexto de uma empresa ou família. Você é feliz? Você é Feliz?
Conflitos nas organizações: são positivos ou seria melhor não tê-los? Qualquer lugar onde exista uma concentração de pessoas está sujeito à aparição de conflitos. Até mesmo uma empresa, que supostamente reúne colaboradores engajados a cumprir um mesmo objetivo e seguir uma única missão, pode se tornar palco de desentendimentos.
Evitar – Não enfrenta o conflito, nem tenta resolvê-lo de alguma forma. Extremamente inefetivo, geralmente adotado por líderes laissez-faire – caracteriza-se pela ausência de liderança. Comprometer – Busca uma solução parcialmente satisfatória para ambas as partes, mas que não atende plenamente nenhuma das partes.
1. Pessoais Muitos conflitos nas organizações, surgem dos conflitos pessoais. Esses conflitos envolvem questões como a diferença de opiniões, visões e personalidades entre os colaboradores. Isso é natural quando se juntam, em um mesmo ambiente, pessoas que normalmente não se encontrariam todos os dias na vida real, concorda?
Qual é o nome da árvore mais alta do mundo?
Como tirar aquela tela colorida quando carrega o celular?
Qual a idade para não pagar mais passagem de ônibus?
Como dispensar uma vaga de emprego educadamente?
É melhor dormir antes ou depois de estudar?
Qual a diferença entre perdão do ofendido e renúncia a queixa?
Quando os romanos se converteram ao cristianismo?
Quem tem síndrome do intestino irritável pode comer banana?
Quando utilizar regressão linear?
Quem tem gordura no fígado pode comer tomate?
Quanto um Diretor de banco ganha?
Quais as iscas artificiais para cada tipo de peixe?