Todo mundo tem cera no ouvido. Pode ser desde a cor amarelo clara até marrom escura. A cera ajuda a matar os germes e a proteger a parte inferior do canal auditivo. O canal auditivo pode limpar-se por si mesmo.
Cera preta: se o cerume ficou preto e você começou a sentir coceira, é possível que haja uma proliferação de fungos em seus ouvidos. Cera branca: indica que o organismo está com carência de vitaminas e outros elementos, como ferro e cobre.
Quando a cera de ouvido atinge esse tom de marrom muito parecido com o do café, pode indicar que seu organismo passou por um forte estresse recentemente. Se a cera ficou enegrecida em uma única ocasião, não costuma ser nada de preocupante.
A permanência da substância em exagero no canal auditivo pode provocar otites, danos profundos no tímpano e em casos mais graves a perda definitiva da audição. Além de uma avaliação precisa, o profissional pode fazer exames mais profundos ou até mesmo aplicar uma lavagem para retirar o excesso de cera.
As glândulas sebáceas produzem esse cerúmen com pH ácido com o intuito de proteger os ouvidos de poeira e micro-organismos que podem afetar a audição causando infecções. As glândulas sebáceas de algumas pessoas podem produzir cera numa quantidade maior do que a necessária.
Sintomas de excesso de cera no ouvido Quando o cerume fica acumulado na região auditiva, ele pode, entre outras coisas, pressionar a membrana do tímpano. Isso impede que as ondas sonoras sejam transmitidas de forma adequada, causando dificuldade para escutar ou perda temporária da audição.
Como tirar cera do ouvido em casa
Curiosamente, existem dois tipos de cera de ouvido: a cera molhada (que é viscosa e apresenta cor de mel) e a cera seca (escamosa, de cor amarelo acinzentada).
Ela é nojenta, mas pode ser um grande sinal de alerta para o que está acontecendo no seu corpo. Descubra o que a cor da cera de ouvido pode indicar. Todo mundo sabe que limpar o ouvido hastes flexíveis, os famosos cotonetes, não é um hábito nada saudável (pelos motivos que você já conferiu aqui, nessa outra matéria do Segredos do Mundo ).
A cera de ouvido tende a se acumular quando a pessoa está desidratada, portanto dê sempre bastante líquido ao seu filho. Leia mais textos da série: É normal? Cadastre-se já para receber boletins grátis sobre sua gravidez e o desenvolvimento do seu bebê.
Caso o pediatra ou o otorrino detectem excesso de cera no canal, farão um procedimento simples para soltar a cera e desentupir o ouvido. O processo não é doloroso, embora seu filho possa achá-lo desconfortável. A limpeza pode ser feita com soro fisiológico aquecido ou com pinças, com muito cuidado.
Cera de ouvido preta Se a cera ficou enegrecida em uma única ocasião, não costuma ser nada de preocupante. No entanto, se for algo recorrente e, especialmente se você você sentir outro sintomas, com uma coceira que se intensifica com o passar dos dias; melhor procurar um médico.
Quais tipos de trombose existem?
Qual a fórmula molecular do Cl?
Como é conhecido popularmente o MMA?
Quantas vezes pode recorrer de uma decisão judicial?
Qual tinta devo usar para pintar barco de alumínio?
Como eu faço pra saber se o imóvel está regularizado?
O que significa engaste na Bíblia?
Quais são as regras para arredondamento de valores numéricos normalizadas pela ABNT?
Como verificar o repasse do Fundeb?
Como é conhecido o Borussia Dortmund?
Quais as espécies de execução contra a Fazenda Pública?
Quantos anos tem o Orlando Morais?
Como impedir que vejam meu Número no Telegram?
Porque conseguimos escutar o som do violão?