Prestação de contas pode ser entendida como a demonstração de gastos apresentada por pessoas ou entidades que recebem adiantadamente uma quantia para determinados fins.
De maneira simplificada, a prestação de contas pode ser definida como a demonstração do que foi feito com os recursos públicos que foram transferidos a uma entidade num determinado período.
Porém, a accountability nas empresas é muito mais abrangente e para o setor de Recursos Humanos tem um viés muito importante na gestão de pessoas. O termo em questão tem um valor imenso para as organizações, pois permite a promoção da autorresponsabilidade e representa uma mudança em toda a estrutura, não só referente aos colaboradores.
Adotar uma cultura de prestação de contas garante muitas vantagens tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Entre as mais importantes estão a transparência e confiança nas relações e isso é muito valioso em um ambiente tão competitivo como o corporativo.
As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.
A prestação de contas no âmbito dos Recursos Humanos também requer medir os resultados de cada colaborador em números. Para que isso seja feito, deve-se apostar em ferramentas especializadas e, após apurados os dados individuais, é possível tomar decisões, como demissões, promoções e remanejamentos, a partir de resultados concretos.
Qual o melhor mês para ir ao Salar de Uyuni?
Porque orar o Salmo 23 108 vezes?
Como interpretar resultado endoscopia?
Como identificar a obra de um livro?
Como é feito o tempo de coagulação?
Como ler e absorver o conteúdo?
Como funciona o euro no Brasil?
Como declarar carácter em dev C++?
Como lavar vestido de bandagem?