O Goalball é uma modalidade exclusiva para deficientes visuais (cegos e baixa visão), em que todos os jogadores devem utilizar uma venda (máscara) para que nenhum jogador fique em desvantagem, já que podem jogar juntos os que nada veem e os que possuem pouca visão.
Ao contrário de outras modalidades paralímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo.
Amputados, lesados medulares, entre outras deficiências físicas.
A canoagem paralímpica surgiu em 2009, por iniciativa da Federação Internacional da modalidade convencional (ICF, na sigla em inglês). O primeiro mundial foi disputado em 2010, na Polônia. Participaram atletas de 31 países. Podem competir no esporte atletas com deficiência físico-motora dos dois sexos.
O goalball, ou golbol para a escrita brasileira, é uma modalidade exclusivamente paralímpica criada pelo austríaco Hanz Lorenzen e o alemão Sep Reindle para pessoas com deficiência visual. O jogo tem o objetivo de arremessar a bola pelo chão e acertar no gol adversário.
18 curiosidades que você vai gostar
Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores.
Ela pode ser jogada individualmente, em duplas ou em equipes, e é mista – homens e mulheres competem juntos e igualmente. Além de atletas PC, também podem participar pessoas com outras deficiências, desde que tenham o grau de deficiência exigido e comprovado.
No Brasil, a modalidade é coordenada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Podem competir no esporte atletas com deficiência físico-motora dos dois sexos. Nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, que marcou a estreia da modalidade, foram disputadas apenas as provas de caiaque velocidade 200m.
Já o praticante do esporte é o canoísta (nas primeiras edições do Aurélio não apareciam canoagem e canoísta), tanto para o caiaque como para a canoa.
Em competições paraolímpicas, as embarcações são adaptadas segundo as habilidades funcionais dos atletas. O percurso é realizado em uma linha reta, demarcada por bóias, e tem 200 m de extensão. Além das disputas individuais (masculinas ou femininas), há ainda provas mistas, em barcos com capacidade para duas pessoas.
Paralisados cerebrais, deficientes visuais, amputados e lesionados medulares (cadeirantes), de ambos os sexos, competem no ciclismo adaptado. Seguindo as regras da União Internacional de Ciclismo (UCI), a modalidade tem apenas algumas diferenças para adequar-se ao programa paralímpico.
As diferenças existem em relação às distâncias percorridas – 500 m e 1000 m na modalidade olímpica e 200 m na paralímpica – e em relação ao número de competidores nas provas – na canoagem convencional há possibilidade de provas em dupla ou em quartetos, além da individual (única existente na paracanoagem).
No vôlei sentado, podem competir homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção. São 6 jogadores em cadatime, divididos por uma rede de altura diferente e em uma quadra menor do que na versão olímpica da modalidade. Os sets tem 25 pontos corridos e, o Tie-Break, 15.
O Futebol de 5 é uma modalidade exclusiva para deficientes visuais (cegos), em que todos os jogares devem utilizar uma venda (máscara) para que nenhum jogador fique em desvantagem, tendo em vista que alguns atletas possuem algum resíduo visual.
Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra tem um gol com nove metros de largura e 1,2 de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro e o objetivo é balançar a rede adversária.
Stoke Mandeville Hospital, Reino Unido
Em 1948, o neurologista britânico Ludwig Guttmann criou uma competição atlética para os soldados feridos na Segunda Guerra Mundial do Stoke Mandeville Hospital. Os Jogos Internacionais de Stoke Mandeville deram origem às Paralimpíadas de Roma, na Itália, em 1960.
A canoagem velocidade, praticada com caiaques ou canoas, é uma modalidade essencialmente de competição. É praticada em rios ou lagos de águas calmas com 9 raias demarcadas nas distâncias de 1.000, 500 e 200 metros.
A canoagem é uma modalidade olímpica que consiste em descer rios, geralmente com rápidos e pratica-se numa canoa ou caiaque, de forma individual ou por equipas e é feita através da força braçal; é necessário remar para levar a canoa a bom porto, ou seja, ao fim do percurso.
A primeira entidade oficial da canoagem brasileira surgiu em 1980, com a fundação da Associação Carioca de Canoagem (ACC). Em maio de 1985, foi criada a Associação Brasileira de Canoagem. A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) surgiu em 18 de março de 1989.
A competição acontece entre duas equipes com até cinco jogadores cada. O objetivo é marcar o maior número de gols. A disputa acontece em rios, piscinas ou lagos e a embarcação utilizada é um caiaque.
1) A canoagem é disputada em dois tipos de barcos, canoa ou caiaque, em ambientes diferentes (águas calmas para a canoagem de velocidade e águas turbulentas para o slalom). A prova só é finalizada quando a proa (ponta dianteira) do barco cruza a linha de chegada com todos os membros da tripulação.
Duas disciplinas da canoagem são disputadas nas competição olímpica: velocidade e slalom, sendo a última incluída ao programa nos Jogos Olímpicos de 1972. Dois tipos de barco são usados nesse esporte, a canoa, com 1 ou 2 atletas, e o caiaque com 1, 2 ou 4 competidores.
Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica só apareceu no Brasil na década de 1970. ... É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.
Qualquer pessoa que utilize cadeira de rodas pode praticar a modalidade. A bocha é um dos poucos esportes em que homens e mulheres podem competir juntos e pode ser praticado de forma recreativa, competitiva e até como atividade física educativa, se tornando um dos esportes mais inclusivos da competição.
Disputam nessa modalidade atletas masculinos e femininos com grau elevado de paralisia cerebral e com deficiências severas. Assim, são divididas quatro classes de funcionalidade, de acordo com o grau de deficiência e com a necessidade de auxílio.
Como plantar framboesa em vasos?
Como analisar volume de ações?
Como utilizar cafeteira modelo versa?
Como emagrecer até o final do ano?
Como trabalhar com massa cerâmica?
Como utilizar a lanceta Medisafe?
Como usar o kit longo dos sonhos?
Pode levar celular para praia?
Como melhorar qualidade de texto Photoshop?
Como melhorar a minha relação com a minha mãe?
O que é preciso para lavrar uma escritura?
Como melhorar qualidade da Live no Youtube?