“A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou comissão da Assembléia Legislativa, ao Governador do Estado, ao Tribunal de Justiça, ao Procurador-Geral de Justiça e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição”.
Em direito, lei complementar é uma lei que tem, como propósito, complementar e explicar algo à constituição. A lei complementar diferencia-se da lei ordinária desde o quorum para sua formação. A lei ordinária exige apenas maioria simples de votos para ser aceita; enquanto a lei complementar exige maioria absoluta.
Quórum de deliberação: para a aprovação de uma Lei Complementar é necessário o voto de maioria absoluta em cada Casa Legislativa. O quórum mais alto para aprovação torna o processo mais dificultoso, o que justifica a escolha de matérias de maior importância para serem objeto de Lei Complementar.
De acordo com a Constituição, ao Legislativo compete basicamente legislar e fiscalizar os atos do Executivo. No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
O que é uma Lei complementar:
A lei complementar é uma lei criada para dar mais informações sobre o modo funcionamento de direitos ou obrigações (normas) que são definidos na Constituição Federal.
21 curiosidades que você vai gostar
A lei complementar irá regulamentar as matérias já reservadas a ela pela Constituição Federal, ou seja, que já são pré-determinadas. Já a lei ordinária irá abordar quaisquer outras matérias que não sejam regulamentadas por lei complementar, por decreto legislativo ou por resoluções.
É chamada de lei complementar um tipo de lei cuja finalidade é regulamentar norma prevista na Constituição Federal. Assim, só é preciso elaborar uma lei complementar quando a Constituição prevê que esse tipo de lei é necessária para regulamentar uma certa matéria.
Essas regras são chamadas normas jurídicas ou leis, que são elaboradas pelos representantes da população, ou seja, os Vereadores, os Deputados e Senadores que são eleitos para tratar desses assuntos, já que não podemos reunir todos os eleitores para fazer essas leis.
No Poder Legislativo, o Congresso Nacional é constituído por senadores e deputados federais. Os deputados estaduais representam a população no nível estadual e os vereadores no âmbito municipal. Os senadores, deputados e vereadores são responsáveis pela criação de leis e pela fiscalização do Poder Executivo.
Quais as reações adversas do ciprofibrato?
Como o pneu pode ser reaproveitado?
O que fazer com um pombo doente?
Como podemos definir o que é conhecimento?
Como saber se os pontos de dentro abriram?
Quais são as artes visuais mais conhecidas?
Qual é o procedimento para alterar a orientação da Página de retrato para paisagem?
Quais são as modalidades do salto?
Como se diz em inglês eu te amo?
Quais são as principais duas maneiras de estudar a personalidade?
Como se diz em inglês mais ou menos?
Como escreve filme em francês?
Como dizer estou ouvindo música em inglês?
Como era a relação entre bandeirantes e jesuítas?
Como investir para morar sozinha?
Qual serial killer mais cruel?