A Psicologia da Personalidade conhece três maneiras distintas para classificar a personalidade: a em dimensões, a classificação em tipos e a classificação baseada nos transtornos de personalidade.
Há um segundo modo de conceber a estrutura da personalidade, uma espécie de “anatomia” da personalidade. Freud concebeu-a como dividida em três instâncias: o id, o ego e o superego.
No Brasil, os cinco fatores básicos desse modelo têm sido chamados de Extroversão, Neuroticismo, Socialização, Realização e Abertura à experiência, embora a literatura internacional tenha apontado algumas divergências em relação aos nomes.
Pesquisadores da Northwestern University, nos Estados Unidos, examinaram dados de mais de 1,5 milhão de pessoas e descobriram que existem pelo menos quatro grupos distintos de personalidade: regular, reservada, egocêntrica e exemplar. As descobertas desafiam paradigmas existentes na psicologia.
Tipos de personalidades: conheça os 16 tipos
A partir da personalidade determina-se a individualidade de uma pessoa, a forma que se relaciona socialmente e a maneira que pensa, sente e age. Este conjunto de características pessoais tornam um indivíduo único, pois cada pessoa tem uma personalidade própria, distinguindo psicologicamente os seres humanos uns dos outros.
Para ele personalidade são as particularidades pessoais duradouras, não patológicas e relevantes para o comportamento de um indivíduo em uma determinada população. Esta definição acrescenta àquela de Carver e Scheier alguns pontos importantes: A personalidade é influenciada culturalmente.
A personalidade também é influenciada pela inteligência e criatividade onde, através dela, consegue-se encontrar soluções diferentes para as coisas, havendo a abertura diante de novas experiências, apresentando uma competência social, onde demonstra capacidade de defender ou impor os seus interesses e a capacidade de construir relacionamentos.
A relação entre forma física e personalidade estimula a imaginação de filósofos e pensadores desde a antiguidade. Kretschmer propôs nos anos 20 do século XX uma classificação dos tipos físicos que, supunha ele, estavam relacionados com diferentes transtornos mentais, posteriormente com diferentes temperamentos. Ele classifica três tipos físicos:
Como diminuir os números romanos?
Quais regiões brasileiras sofrem mais influência do cordel?
Como resolver erro 503 no celular?
Como escrever uma carta de motivação para FGV?
Como iniciar uma paquera no WhatsApp?
Como resolver o Windows não pode ser instalado neste disco?
Como usar going to na negativa?
Como corrigir código 43 USB no Windows 8?
Que vos fala ou quem vos fala?
Qual a melhor ração para evitar lágrima ácida?
O que fazer quando o log não tem base?
Quando a palavra meio é um advérbio?
O que é estrangeirismo e exemplos?
Como o esporte foi usado na política ao longo do tempo?
Como podemos resolver os problemas da África?
Como resolver erro de certificado de segurança no Google Chrome?