Quem paga RRT cliente ou engenheiro?

Pergunta de Matias Tavares de Barbosa em 31-05-2022
(16 votos)

Uma dúvida muito comum de clientes e até mesmo de alguns profissionais é: afinal, quem paga o RRT? Segundo o CAU, o pagamento do RRT é de responsabilidade do arquiteto. O valor pode ser incluso no orçamento do serviço, mas quem deve arcar com a despesa é o profissional.

Quem deve pagar a RRT o arquiteto ou o cliente?

O RRT é obrigação do arquiteto e não pode ser transferida a terceiros, haja vista a determinação do Artigo 47 da Lei 12.378/2010: “O RRT será efetuado pelo profissional ou pela pessoa jurídica responsável, por intermédio de seu profissional habilitado legalmente no CAU.”; 2.


Quem tem que pagar a RRT?

Quem paga o RRT, cliente ou arquiteto? A responsabilidade de pagamento do boleto da Anotação de Responsabilidade Técnica é do Arquiteto. Obviamente este custo pode ser incluso no orçamento do cliente.

Quem deve paga ART cliente ou engenheiro?

Saiba que, legalmente, a emissão da ART é de responsabilidade dos engenheiros. Mas é provável que essa necessidade imposta por meios legais irá, sim, impactar na precificação dos seus serviços prestados. Ou seja, de um modo ou de outro, sim, a ART será paga por você.

Quem paga a ART é o cliente?

Geralmente a ART é paga pelo cliente, caso não seja combinado anteriormente. Há casos em que a ART está como item ofertado no escopo do serviço, nesse caso, sendo paga pelo engenheiro.

Quem deve pagar a RRT ou ART do projeto ? Arquiteto, engenheiro ou cliente?


19 curiosidades que você vai gostar

Quem é responsável pelo ART?

A ART deve ser emitida por engenheiros ou arquitetos do sistema CONFEA/CREA, que têm a obrigação de realizar o registro da ART de forma online. Ainda de acordo com a lei, a falta da ART na obra sujeitará o profissional ou a empresa responsável pela execução da obra ou serviço o pagamento de multa.

Quem deve pagar o Crea?

Lei Brasileira

Aqui, no Brasil, para que um profissional graduado seja certificado, precisa pagar a taxa de anuidade para o Conselho Regional a cuja jurisdição pertence. Ou seja, ele só poderá exercer legalmente se manter o seu registro ativo e pagar em dia as suas anuidades e taxas de ART, quando for o caso.

Quanto um engenheiro deve cobrar por uma ART?

Ele provavelmente cobrará entre R$1500,00 a R$2000,00 por esse serviço. Essa é a questão que avilta a profissão. Esse tipo de acompanhamento deveria ser subsidiado pelo crea cobrando um valor simbólico pela ART e informando que a responsabilidade é compartilhada pelo profissional executor e o engenheiro/arquiteto(CAU).

Quando é necessária uma ART?

A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para construção e reforma de um imóvel é obrigatória. Iniciar um serviço ou obra sem registrar a ART no sistema CONFEA/CREA não é permitido, conforme a lei nº 6.496/77. Em caso de novas edificações comerciais, a Anotação de Responsabilidade Técnica é mais necessária ainda.



Outras questões

Como se diz na aula em inglês?

Como se joga o squash?

Como funciona o processo de interveniente Quitante?

O que acontece no início da gravidez?

Como é a solenidade de entrega da carteira da OAB?

Como funciona Death Stranding?

Como baixar Evil nun 2?

Como se escreve a palavra exercer corretamente?

Como se escreve 1 metro e meio de altura?

Como se escreve expertise ou expertise?

Como é que se escreve colheita?

Qual é o correto ficar de pé ou em pé?

O que é execrado?

O que quer dizer a palavra espelha?

Como se escreve eu super indico?

O que significa o termo estilo na moda?

Qual o processo de formação da palavra especialista?

Como funciona a especialização em Fisioterapia?

O que é preciso para ser psicólogo criminal?

Porque o Clash Royale não está funcionando?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com