Nesse caso, construiremos a imagem de um objeto em frente a um espelho esférico convexo. ... Em seguida, um raio de luz incide sobre o vértice do espelho, portanto esse raio é refletido simetricamente em relação ao eixo principal. A imagem de objeto AB se formará no encontro dos prolongamentos dos raios de luz.
Caso um objeto qualquer seja colocado diante de um espelho convexo, usaremos dois raios para construir a imagem. Como mostra a figura, a imagem do objeto estará no encontro dos prolongamentos dos raios refletidos.
Já nos espelhos convexos só há um tipo de imagem formada, de modo que apresentará sempre uma imagem virtual, direita e menor do que o objeto, independente da distância que estiver do espelho.
Objeto entre o centro de curvatura e o foco A imagem formada por um espelho côncavo, quando o objeto está entre o centro de curvatura e o foco, é uma imagem real, invertida e maior que o objeto. Consideramos que uma imagem é real quando os raios refletidos se “cruzam”, formando a imagem.
O espelho esférico pode ser côncavo e convexo. O primeiro pode ser utilizado como espelho de aumento; e o segundo, como ampliador do campo visual de um observador. Lembre-se que tanto para espelhos côncavos como para os convexos as leis da reflexão são válidas.
Existem dois tipos de espelhos esféricos: côncavos e convexos. O que os diferencia é que o primeiro tem a parte espelhada voltada para dentro enquanto o convexo tem a parte espelhada para fora, conforme as figuras abaixo: Algumas nomenclaturas são importantes para o nosso estudo:
Como consequência das leis da reflexão, podemos demonstrar que as imagens formada neste tipo de superfície refletora são virtuais, possuem o mesmo tamanho do objeto e a distância entre o objeto e o espelho é a mesma entre a imagem e o espelho. São feitos utilizando o formato equivalente ao de uma pequena região de uma esfera.
Por exemplo, se nos aproximarmos 2 m em direção ao espelho, nossa imagem terá se aproximado 2 m com relação ao espelho, portanto teremos nos aproximado 4 m em relação à imagem. A mesma lógica se aplica à velocidade de aproximação ou afastamento entre o objeto e sua imagem.
A formação de imagens nos espelhos planos ocorre quando dois ou mais prologamentos de raios de luz se cruzam, dando origem a imagens virtuai s. As imagens virtuais são sempre direitas, isto é, têm a mesma orientação vertical dos seus objetos, e não podem ser projetadas, como ocorre no caso das imagens reais.
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