Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal.
Diversos grupos de cristãos observaram o sétimo dia da semana, o sábado, como dia santo ao Senhor desde os primórdios do cristianismo.
Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.
"Guardar domingos e festas de guarda" é o Terceiro Mandamento de Deus. E como os cristãos o interpretam? O domingo é o dia em que Jesus ressuscitou. Em diversos relatos bíblicos vemos como a Igreja primitiva respeitava e guardava esse dia: Jo 20,19-23.26; At 2,1; At 20,7; 1Cor 16,2; Ap 1,10.
Há inúmeros relatos na história de cristãos que guardavam o sétimo dia da semana como um dia de repouso e adoração a Deus conforme instituído por Deus na criação do mundo, afirmado como quarto mandamento e reafirmado no ensino e exemplo de Jesus e dos apóstolos.
45 curiosidades que você vai gostar
Algumas diferenças entre a Igreja Católica e a Igreja Batista são: na Igreja Batista não há batismo de bebês; os líderes da Igreja Batista são conhecidos como pastores e não têm que fazer voto de celibato (podem casar e constituir família); na Igreja Batista não há imagens e estátuas de figuras religiosas.
O domingo veio de dies domini (“dia do senhor” em latim) e o sábado, do hebraico “sabbath” (descanso). Ninguém sabe por que todos os países latinos seguiram a ordem sobre o fim de semana, mas só Portugal obedeceu sobre os dias normais.
3. Não tomarás em vão o nome do Senhor. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Este mandamento chama a atenção para o respeito a Deus e às coisas sagradas.
No Catecismo Menor, Martim Lutero define o 4. Mandamento: “Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não desprezar nem irritar nossos pais e as pessoas que têm autoridade sobre nós; mas devemos honrá-los, servir e obedecer-lhes, amar e querê-los bem”. Atualmente, filhos desrespeitam, gritam, xingam e até agridem…
O que é homicídio qualificado privilegiado?
Quanto tempo k-Othrine mata pulga?
O que não pode comer pessoa que tem reumatismo no sangue?
Têm radar inteligente na Rodovia dos Bandeirantes?
Porque não se pode dormir com febre?
O que é bom para tirar cravos do nariz?
Como calcular 2 horas de adicional noturno?
Quem pode fazer a carteira do Sesc Bahia?
Como avaliar o valor de uma escola particular?
Qual o plural de decreto de lei?
Como descobrir a gravidade de um pêndulo?
Qual a fórmula do produto gasoso?
Quais são os ácidos mais fortes?
Como foram estabelecidos os fusos horários mundialmente?
O que treinar na academia de segunda a sexta?