Quem julga o agravo interno?

Pergunta de Leonor Tatiana Oliveira Neto Monteiro em 27-05-2022
(62 votos)

1.021, § 2º, do CPC). O julgamento do agravo interno se faz necessariamente pelo órgão colegiado integrado pelo magistrado prolator da decisão monocrática agravada. Não se admite, aqui, o julgamento monocrático pelo relator, nem mesmo nos casos previstos no art. 932, III a V, do CPC.

Quanto tempo leva para julgar o agravo interno?

O prazo, como visto anteriormente, é de 15 dias úteis, em conformidade com o art. 1003, §5° do Novo CPC e art. 219 do Novo CPC, respectivamente. Após interposto o Agravo Interno, com a fundamentação correta, abre-se prazo para que o agravado se manifeste em 15 dias, segundo art.


O que vem depois do agravo interno?

Assim, a divergência doutrinária consiste em afirmar, de um lado, que após o julgamento do agravo interno será cabível agravo em recurso especial, na forma do art. 1.042 do CPC/2015, lido em conformidade com a Constituição, e de outro, que será cabível novo recurso especial ou extraordinário.

Como se processa o agravo interno?

O agravo interno será dirigido ao relator, que intimará o agravado para manifestar-se sobre o recurso no prazo de quinze dias, ao final do qual, não havendo retratação, o relator levá-lo-á a julgamento pelo órgão colegiado, com inclusão em pauta.

O que atacar no agravo interno?

O agravo interno é cabível sempre que for necessário atacar uma decisão monocrática proferida por um relator de um Tribunal, nos processos que correm em segunda instância.

Agravo Interno ⚖️ Recursos em Espécie ? AULA COMPLETA EM 21 MINUTOS ? Tudo Sobre Agravo Interno


21 curiosidades que você vai gostar

Tem preparo para agravo interno?

557, § 1º, do CPC [de 1973], não há necessidade de preparo, em vista de não possuir natureza propriamente de recurso”. Entendeu o STJ, naquele julgado, que o objetivo do agravo interno seria “apenas o encaminhamento para o colegiado do recurso obstado pelo relator, sem quaisquer ônus ou preparo”.

Quais os requisitos do agravo interno?

Voltando ao NCPC de 2015, o agravo interno é cabível contra decisão proferida pelo relator, e será submetido à análise do respectivo órgão colegiado. O prazo é de 15 (quinze) dias. As regras sobre seu processamento ficam a cargo dos regimentos internos de cada tribunal, nos termos do art.

Onde é interposto o agravo interno?

O agravo interno é recurso interposto em face de decisão monocrática de Relator em recursos no âmbito dos próprios Tribunais. É o também chamado "agravo regimental", previsto nos regimentos internos dos tribunais estaduais, do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal.

Onde deve ser protocolado o agravo interno?

Observação importante: O Agravo Interno nos termos da Regimento Interno das Turmas Recursais e da Turma Regional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região deve ser apresentado por meio de petição a ser cadastrada em autos apartados dirigida ao órgão colegiado do relator que proferiu a decisão ...



Outras questões

Qual a figura mais conhecida do origami?

Quais são as línguas mães?

Qual a proposta curricular da EJA?

Porque a carne de porco fica rosada?

Qual o valor da franquia Pandora?

Qual é a diferença entre papel couchê e offset?

O que é bom para equilibrar os hormônios?

Qual o nome do filho da Cinderela?

O que causa corrosão de armadura?

É verdade que o Linux não pega vírus?

Quais são as características das obras do artista plástico Piet Mondrian?

Quem tem H Pylori pode comer leite condensado?

Quais modificações a técnica de energia muscular produz?

Quantos Protons elétrons e nêutrons tem o hidrogênio?

Qual foi o museu que pegou fogo em 2018?

O que o servidor?

Quais os principais usos das radiações em alimentos?

O que controla o pH do sangue?

Quais são as medidas hemodinâmicas?

Qual banco compra dívida de empréstimo consignado?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com