Jeans [djinz] ou calças de ganga é um tipo de brim usado para se fabricar calças, jaquetas, saias etc. Também pode referir-se à calça reforçada feita com esse tipo de tecido.
No ano de 1860 Levi trocou a lona pela serge de Nimes (o denim), um tecido de algodão sarjado resistente e grosseiro destinado à roupa dos escravos negros do sul e alguns anos mais tarde o tingiu com corante de uma planta chamada Indigus, dando a calça a cor azul, ganhando o nome de “blue jeans” pelos americanos.
As calças jeans como conhecemos hoje (feitas de jeans tingido de índigo, com bolsos e rebites resistentes e adequados para roupas de trabalho) foram patenteados nos Estados Unidos em 1873 por Jacob Davis, um alfaiate, e Levi Straus, dono de fábrica de tecidos em São Francisco.
Democrático, cosmopolita e com um DNA easy-to-wear inigualável, o jeans tem uma longa história na cena fashion. A sua primeira aparição foi em 1792 em Nimes, na França, e servia como material para confecção de roupas para trabalho no campo e para as longas viagens de marinheiros.
Suspeita-se que as calças foram inventadas por nômades chineses há 3400 anos. A descoberta de duas peças com mais de 3 mil anos reforça essa teoria. Quando dois pastores do oeste da China vestiram suas calças e saíram para trabalhar, a última coisa em que pensaram, provavelmente, foi em fazer história.
26 curiosidades que você vai gostar
Antes dessas calças serem encontradas, acreditava-se que as calças surgiram no século VI antes de Cristo. Ela teria sido uma invenção com origem na Pérsia, hoje Iraque. A aposta é que os persas criaram as calças para cavalgarem também. Na época, homens e mulheres teriam usado a peça.
O Primeiro Modelo de Jeans no Brasil
Ainda que a imagem de personalidades estrangeiras vestidas com as calças Jeans já circulassem no país, o modelo apenas se introduziu no Brasil em 1948. Nesse ano, a fábrica Roupas AB lançou o seu primeiro modelo nacional, as calças “Rancheiro”.
Pauperismo, roupa velha e surrada, composição desleixada foram os principais diálogos criados entre o rock e o guarda-roupa pessoal na época.
Por que? Simplesmente porque o denim era muito mais suave e se tornava macio com o tempo, o tipo de roupa para todos os dias, diferente do "duck cotton". E também porque o jeans poderia ser tingido sem manchar a parte de dentro da calça (consequentemente, sem pintar as pernas de quem a usava).
calças {f. pl.} Everybody is wearing jeans, everybody is the same. expand_more Todos usam calças de ganga, todos são iguais.
O jeans vem do denin, mas apresenta um tingimento diferente, além de aceitar outros tipos de composições. Já o denim é o nome do tecido, porém, não necessariamente precisa receber a coloração azulada.
Em 1792, a indústria têxtil de Maryland, nos Estados Unidos, popularizou o uso de um tecido de algodão trançado que chamaram de "denim" por ser semelhante ao tecido fabricado em Nimes (o nome "tecido de Nimes" acabou sendo abreviado para apenas "denim").
O Denim, que é o tecido usado para fazer o jeans é multifacetado e pode ser encontrado com elastano, poliéster, 100% algodão, com fibras ecológicas e até recicladas.
Sua família emigrou para os EUA em 1847, atraída por parentes que comercializavam tecidos em Nova York. A Levi Strauss & Company pegou carona na corrida do ouro na Califórnia para vestir os garimpeiros com tecido de lona de barraca costurado com o reforço de rebites de cobre.
Na década de 1960, André Courrèges introduziu calças compridas para as mulheres como um item de moda, levando à era de pantsuit e corte jeans e à erosão gradual das proibições contra que as meninas e mulheres usem calças nas escolas, no trabalho, e bons restaurantes.
A evidência mais antiga de roupa confeccionada em fibra vegetal data de 6.500 a.C. e foi encontrada na caverna Nahal Nemar, em Israel: um saco de linho não tecido, emaranhado com agulha e contendo botões de pedra, que provavelmente indicaria ser um chapéu cerimonial.
"Não há previsão ou planos de mudança no sistema de fabricação e comercialização, nem intenção de voltar a utilizar a propaganda como meio de aumentar as vendas." Afinal, elas vão muito bem sem nada disso. Mas a empresa não revela números, nem da participação de seus produtos no mercado nem do volume de vendas.
A cidade de Gênova foi invadida e anexada pela França e, com as transações comerciais trazidas pelo novo Império, o denim chegou até os trabalhadores locais. Os genoveses tinham o costume de chamar “genes” às suas calças de trabalho; a expressão acabou por se transformar em “jeans”, e assim se espalhou pelo mundo.
Portanto, a palavra Jeans se refere as calças, é a criação da calça conhecida como five-pockets por Levi Strauss. Denim é o tecido, obtido a partir do algodão trançado usado para fazer o jeans. Mas e o índigo? Simples, índigo é o corante usado para tingir o denim e obter seu tom azul.
Observe a costura
Para manter a estrutura de um jeans de qualidade, a costura deve ser resistente. Dessa forma, observe as linhas, se são mais grossas e com dupla costura. Estique o local da costura para identificar se é possível desfazê-la com movimentos repetitivos.
Nesse sentido, continue a leitura e conheça os 10 principais tipos de lavagem de jeans!Denim. O denim é o jeans clássico, sem qualquer tipo de variação de cor, sendo um azul clássico e nenhum puído. ... Délavé ... Resinado. ... Vintage. ... Destroyed. ... Estonagem. ... Degradê ... No Wash.
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
Acampar, estar em acampamento.
in {prep.}
Como cuidar bem do antúrio para que ele dá flores?
Como enviar afastamento eSocial?
Qual a diferença entre empregado e servidor público?
É possível entrar na faculdade no segundo semestre?
O que significa a alta sacerdotisa?
Como é feito o recolhimento do INSS de acordo judicial?
Quais são as três características básicas da sucessão ecológica?
Quantos epímeros estereoisômeros possíveis existem da D-glicose?
Onde o pedagogo social pode atuar?
Qual a função de um filho de santo?
São muitos os fatores que influenciam a tomada de decisão do consumidor o autor Solomon 2002?
O que não é permitido levar para o Enem?