O babalorixá - também conhecido como pai de santo - é uma figura importante nas religiões de matrizes africanas. Isso porque ele é considerado o sacerdote, responsável por tudo o que acontece no espaço sagrado.
Filho de santo é toda pessoa que, efetivamente, tem um compromisso com o orixá, vodum ou inquice e com a religião do candomblé, ou demais religiões afro, podendo chegar à feitura de santo. No candomblé, é através de uma consulta ao jogo de búzios merindilogum que a pessoa fica sabendo se precisa fazer algum ritual.
O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.
Os cargos de santo, são outorgados diretamente pelo Zelador da Casa, pelas Divindades manifestados (geralmente a do próprio Zelador ou daqueles que já contem vários anos de iniciação), ou ainda por vontade dos Orixás revelada através do Oráculo (inclusive o da pessoa que irá receber o oyè).
A dirigente espiritual é chamada de mãe de santo ou pai de santo. Os religiosos se consideram irmãos por estarem na mesma casa, mas não há hierarquia entre eles. O filho de um filho de santo não é considerado neto de santo, por exemplo. Também não há iniciação para um determinado orixá.
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Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
As características do Pai de Santo
Um Pai de Santo é um homem atencioso, equilibrado, sereno e disponível. Está sempre estudando e pronto para atender seus filhos da forma mais eficiente possível. Não é rancoroso, não se deixa abalar por conflitos de ego e nem toma atitudes por interesse próprio.
Lá, ela equivaleria ao que Goldman define como “carrego de santo”: as entidades assentadas no terreiro que habitam a cabeça do adepto, podendo manifestar-se durante o transe 8. O santo da pessoa é o senhor desse ori.
Responsável direto pelos sacrifícios do ínicio ao fim do ato. Soberano nestas obrigações, é quem se comunica com o Orixá para quem se destina a obrigação, transmitindo à Iyalaxé as respostas e mandamentos. Deve ser chamado de Pai.
Via de regra, são:Iyalorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai-de-santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.Iyaegbé / Babaegbé: É a segunda pessoa do Axé. Conselheira, responsável pela manutenção da ordem, tradição e hierarquia.Iyakekerê / Babakekerê: Mãe-pequena / Pai-pequeno do Axé ou da comunidade.
Como saber seu orixá pela data de nascimento? Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana.
Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.
O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.
Yaô (filho ou filha de santo): Pessoa que se inicia na religião. É o verdadeiro filho ou filha de santo. É quem poderá cuidar do terreiro um dia ou fundar o seu próprio.
Quando um ser é atraído por uma dessas divindades (que nos recepcionam após essa primeira concepção) ele agrega em si, como sua natureza íntima, a qualidade a qual esse Orixá emana e isso irá perdurar por entre todas as suas reencarnações.
No sistema religioso africano, os orixás representam a força do grupo, da família. Têm caráter social e a função da proteção e sobrevivência do grupo. Para a implantação na família do axé do orixá aparece o fetichismo – concretização a um ser, adoração ou culto a um objeto.
Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
Deve ser pessoa de absoluta confiança do líder religioso, precisa ter boa memória, saber as técnicas complexas para a execução de suas tarefas, não pode cometer nenhum erro.
Equede (em iorubá: ekedi), ajoiê e macota (makota) são nomes dados de acordo com a nação do candomblé para um cargo feminino de grande valor: a de "zeladora dos orixás". É o equivalente feminino dos ogãs, sendo escolhida e confirmada pelo orixá do terreiro de candomblé. Não entram em transe.
Okó: em yorubá é pênis. Oko òrìsà da agricultura e òkò é lança. Mas aqui neste caso ela estava referindo-se a um homem.
O babalorixá - também conhecido como pai de santo - é uma figura importante nas religiões de matrizes africanas. Isso porque ele é considerado o sacerdote, responsável por tudo o que acontece no espaço sagrado. Babalorixá é o nome que se dá para o Pai de Santo, enquanto Yalorixá se denomina as Mães de Santo.
As Mães de Santo devem ser dedicadas, pacientes, zelosas e detalhistas. Essas características são fundamentais na hora de cuidar de uma pessoa, de cuidar de trabalhos e de fazer as firmezas de uma casa.
Por ser muito reservado seu temperamento é compulsivo e violento, por isso ninguém ousa irritá-lo e a ele devemos todo o respeito. Sendo assim, ele é considerado em todas as nações de religião afro, como o mais temido e perigoso dos Orixás.
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.
Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.
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