Gonçalo Ferreira da Silva
Presidente e membro do trio que fundou a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Gonçalo Ferreira da Silva lembra como se deu a fundação do espaço: “O ano de 1988 foi de eleição à Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.
7 de setembro de 1988
Foram dez anos assim, de 19. A Academia Brasileira de Literatura de Cordel foi fundada em 7 de setembro de 1988 com ajuda da Feredação das Academias de Letras no Brasil, onde fui muito bem recebido quando bati para pedir apoio.
Rio de Janeiro A Academia Brasileira de Literatura de Cordel (com sigla ABLC), é a entidade literária máxima a reunir, no Brasil, os expoentes da literatura de cordel típica da Região Nordeste do país, com sede no Rio de Janeiro, e fundada a 7 de setembro de 1988.
A Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) foi fundada no dia 7 de setembro de 1988, no Rio de Janeiro, e sua atuação está relacionada com a presença dos cordelistas na cidade a partir da década de 1940.
A ABLC, através da Certificação de produtos low carb, tem como objetivo sinalizar aos consumidores os alimentos que são irrelevantes do ponto de vista de impacto glicêmico, considerando não apenas o índice, mas também sua carga glicêmica.
No acervo da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) existem cerca de 7 mil folhetos, livros e materiais de pesquisa sobre o cordel.
19 de novembro
Inovando nas rimas e na distribuição de suas produções, a vida e a obra do poeta terminaram por marcar no calendário nacional uma homenagem: o Dia do Cordelista, celebrado em 19 de novembro, data de nascimento de Leandro Gomes.
Quando o Cordel surgiu no Brasil sob influência dos colonizadores portugueses, chegou primeiramente em Salvador para em seguida se espalhar para as demais regiões do Nordeste brasileiro.
No Brasil, a literatura de Cordel adquiriu força no século XIX, sobretudo entre 19. Muitos escritores foram influenciados por este estilo, dos quais se destacam: João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e Guimarães Rosa.
Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome. A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos.
Exemplos de Poemas de Cordel As “Proezas de João Grilo”, de João Martins de Athayde “O Fiscal e a Lagarta” de Leandro Gomes de Barros “Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns”, de Firmino Teixeira do Amaral
O conteúdo do cordel, também, tem suas próprias peculiaridades as quais podemos destacar: linguagem coloquial. presença de métricas, rimas e oralidade. utilização do humor, sarcasmo e ironia. inserção de temas culturais brasileiros diversos, como religião, folclore, política, realidade social, entre outros.
O que significa varredura na tomografia?
Qual é a melhor marca de melatonina?
Quanto tempo depois de tomar azitromicina posso ter relação?
Qual a diferença entre o Naruto clássico e Shippuden?
Para que serve a periodização do treinamento?
Como calcular quantidade de salgadinhos por pessoa?
Quais são as normas que servem de parâmetro para este controle?
Porque o corpo expulsa o piercing?
Como a mente pode criar doenças no corpo?
De quem era o patrono que mostra a espada?
Quantos pontos são necessários para passar de ano no ensino médio?
O que é o projeto Profissional do Serviço Social?
Que tipo de câncer da dor nas costas?
Quanto rende uma cápsula B Blend?
O que é oralidade na Alfabetização?
Quem é o filho mais velho de Odin?
Como apagar as mensagens que já foram excluídas do WhatsApp?
Quais frutas não podemos comer à noite?