Como se dá a constituição em mora?

Pergunta de Patrícia Cunha de Leal em 30-05-2022
(49 votos)

CONTRATOS MORA. Considera-se em mora o devedor que não efetuar o pagamento e o credor que não quiser recebê-lo no tempo, lugar e forma que a lei ou a convenção estabelecer.

Como se constitui em mora?

Assim, para a constituição do devedor em mora e o ajuizamento da ação de busca e apreensão, basta que o credor comprove o envio de notificação por via postal ao endereço indicado no contrato, não sendo imprescindível o seu recebimento pessoal pelo devedor.


Quando ocorre a constituição em mora?

Dá-se a mora ex persona, na falta de termo certo para a obrigação. O devedor não está sujeito a um prazo assinado ao título, o credor não tem um momento predefinido para receber. Assim não se poderá falar, então, em mora automaticamente constituída.

Como constituir o credor em mora?

Para incorrer em mora por parte do credor a oferta deve ser feita se atentando para a forma, lugar e tempo pactuados. Lembrando que, não havendo prazo estipulado o artigo 331, do Código Civil, deve ser interpretado levando em consideração o entendimento do artigo 134, do mesmo Código.

Como Caracteriza-se a mora?

A mora é a inexecução culposa ou dolosa da obrigação. Também se caracteriza pela injusta recusa de recebê-la no tempo, no lugar e na forma devidos. A mora pode ser por parte do devedor ou do credor.

Direito Civil - Aula #102 - Mora do Devedor (É isso!)


32 curiosidades que você vai gostar

Qual o conceito de mora?

Considera-se em mora o devedor que não efetuar o pagamento e o credor que não quiser recebê-lo no tempo, lugar e forma que a lei ou a convenção estabelecer.

Quais são os efeitos da mora?

O devedor em mora responde pelos prejuízos a que sua mora der causa: pagará a prestação, as perdas e danos, os juros de- correntes da mora, a atualização dos valores monetários e os honorários ad- vocatícios. Essas são as consequências patrimoniais da mora do devedor.

Quais atos judiciais constituem em mora o devedor?

Configuram-se, outrossim, atos judiciais que constituem em mora o devedor: a notificação, a interpelação e o protesto. Pode-se dizer que são atos de comprovação da intenção do promovente, por meio do qual o agente faz atuar no mundo jurídico uma pretensão, geralmente, de ordem substancial ou material.

Quais são os pressupostos da mora do devedor?

Pressupostos da mora do devedor a) Existência de dívida líquida e certa; b) Exigibilidade imediata da obrigação; a dívida deve estar vencida; c) Culpa do devedor; d) Viabilidade do cumprimento tardio.



Outras questões

Qual é o objetivo da contabilidade gerencial?

Qual a sílaba tônica de fortuito?

Qual a classificação da palavra jóquei?

Qual a sílaba tônica da palavra macarrão?

Como separar a palavra contrato?

O que significa imediatamente atrás de mim?

Como que separa país?

Como se separa inexistente?

Como se separa floresceu?

Como limitar a múltipla escolha no Google Forms?

Como separar sílaba da palavra fé?

Como seria a vida na Terra se não houvesse a Lua?

Como era a relação dos índios com os europeus?

Como não ser popular Yoonseok?

Como os elementos são citados?

Que carro entrou no lugar do Chevette?

Qual a relação da atividade física com a plasticidade neuronal?

Como seria minha rotina ideal?

Como seria o bolo do casamento?

Como os europeus descreveram a Amazônia?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com