Rousseau foi um filósofo contratualista. A ideia de contrato social parte do pressuposto de que há um estado de natureza. O estado de natureza é um estado hipotético em que não há nenhum tipo de intervenção moral, política ou social. O fim do estado de natureza se dá com a formação de um contrato ou pacto social.
Um pensamento rebelde na Era da Razão
Voltaire (1694-1778), Denis Diderot (1713-1784) e seus pares exaltavam a razão e a cultura acumulada ao longo da história da humanidade, mas Rousseau defendia a primazia da emoção e afirmava que a civilização havia afastado o ser humano da felicidade.
O pensamento de Rousseau
Sendo característico do iluminismo, pensava que a sociedade havia pervertido o homem natural que vivia harmoniosamente com a natureza, livre de egoísmo, cobiça, possessividade e ciúme.
Ele defendia a igualdade total entre todos os homens como ponto fundamental de uma boa sociedade. Junto disso, defendeu a tese igualitarista de que todos deveriam ser tratados da mesma maneira, tanto politicamente quanto socialmente.
Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral.
16 curiosidades que você vai gostar
Sua teoria da bondade natural do homem pode parecer estranha e, mesmo no século 18, foi objeto de escárnio por parte de filósofos como Voltaire. Contudo, a crítica de Rousseau é direcionada aos poderes exacerbados da razão e da ciência, que ele foi o primeiro pensador a questionar em plena vigência do Iluminismo.
Além disso, a crítica a Hobbes também recai em sua visão sobre a natureza humana belicosa, visto que Rousseau compreende que o estado de guerra não é natural ao homem, pois “a guerra nasce da paz, ou pelo menos das precauções tomadas pelos homens para garantir uma paz duradoura” (ROUSSEAU, 2003a, p. 57).
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), filósofo suiço, possui uma concepção do ser humano em estado de natureza bem contrastante dos seus predecessores. ... O homem nasce bom e a sociedade o corrompe. Surge o estado de sociedade onde os possuidores (aqueles que detém a posse de algo) lutam contra aqueles que não possuem bens.
No primeiro texto, Rousseau afirma que a vontade geral "[...] tende sempre à conservação e ao bem-estar do conjunto e de todas as partes, e que é a fonte das leis, consiste na regra do que é justo e injusto, para todos os membros do Estado, com respeito a eles mesmos e ao próprio Estado." (ROUSSEAU, 2003.
Dada a união dos indivíduos por uma convenção, como é idealizada por Jean-Jacques Rousseau em O contrato social, o corpo político que se forma será dirigido pela vontade geral, que confere unidade ao povo, considerando a pessoa de cada associado, seus bens e sua liberdade.
A) Para Rousseau, a soberania é inalienável haja vista que ela não pode ser transferida do povo para o governante. Assim, o povo é súdito e soberano ao mesmo tempo, súdito porque obedece a lei e, soberano, pois quando obedece à lei, obedece a si próprio.
A vontade é o método ou a forma da existência da liberdade no homem e, portanto, é impossível ter vontade sem liberdade e liberdade sem vontade. Segundo Hegel “a vontade livre inclui de início em si mesma, as diferenças que consistem que a liberdade é a sua determinação e seu fim”.
Segundo Rousseau, os primitivos deviam viver em bandos mais ou menos organizados, que se ajudavam esporadicamente, apenas enquanto a necessidade emergente exigisse, para fins de alimentação, proteção e procriação.
O Discurso – 1a parte: Rousseau inicia o discurso fazendo uma distinção das duas desigualdades existentes: a desigualdade natural ou física e a desigualdade moral ou política.
A FILOSOFIA DE ROUSSEAU
Na natureza, o homem seria livre, virtuoso, piedoso, amoral, sem sociedade, sem Estado, sem tecnologia, sem dinheiro e sem propriedade. A liberdade é a capacidade de dispor de sua vida de conformidade com seus instintos, sem nenhuma limitação além daquela imposta pela própria natureza.
Enquanto em Hobbes há o medo da própria natureza e uma visão negativa (em duplo sentido) da liberdade, em Rousseau a natureza é o ponto de referência moral e a liberdade é o que permite a expressão de tal natureza benigna.
Assim como Hobbes acredita no sistema contratualista para reger e organizar a os seres em sociedade. O que Rousseau queria era criar um sistema que levasse o ser a ser livre em sociedade como em seu estado natural, mesmo que obedecendo as leis do estado.
Enquanto que em Hobbes o motivo justificador da instituição do Estado é a proteção da vida, em Locke é a proteção da propriedade, e em Rousseau será a asseguração da liberdade o principal argumento. Trata-se de uma liberdade convencional que vem para substituir a liberdade natural.
Seu pensamento político orientou-se pelos fatos que vivenciou e em suas interpretações com base em circunstâncias históricas, afastando-se, assim, de abstrações ou idealizações. Nicolau Maquiavel é entendido como o inaugurador da vertente realista em política.
– “Vale mais fazer e arrepender-se, que não fazer e arrepender-se”. – “Para bem conhecer a natureza dos povos, é necessário ser príncipe, e para bem conhecer a dos príncipes, é necessário pertencer ao povo”. – “Quando um homem é bom amigo, tem também bons amigos”.
264). Conforme afirma Francisco Welffort (2001) sobre Maquiavel, “a atividade política, tal como arquitetara, era uma prática do homem livre de freios extraterrenos, do homem sujeito da história. Esta prática exigia virtú, o domínio sobre a fortuna”.
Obras principais:- Discurso Sobre as Ciências e as Artes (1750) - ensaios.- Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens (1755) - ensaio.- Do Contrato Social (1762) - obra sobre política.- Emílio, ou da Educação (1762) - obra sobre educação.- Os Devaneios de um Caminhante Solitário (1782) - autobiografia.
Qual o prazo para carimbar a reservista?
Tem alguma oração para pessoa parar de beber?
O que fazer quando o ouro escurece?
Quais as regras de competência da execução?
Qual palavra substitui tornando?
Quanto custa um velório no Brasil?
Qual a diferença entre saúde ocupacional e Saúde do Trabalhador?
Quais são todos os animatronics?
Qual a vaca que dá mais leite por dia?
O que acontece se o preposto mentir?
Qual o papel do instrutor de aprendizagem?
É necessário ART para linha de vida?
O que é indexação de um documento?