A Companhia de Jesus, a ordem dos jesuítas à qual pertence o novo Papa Francisco, foi fundada em 1540 pelo espanhol Inácio de Loyola, que lançou suas bases na capela de Montmartre em Paris a partir de 1534 com seis outros companheiros, entre eles São Francisco Xavier.
Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549. Eles eram liderados por Manuel da Nóbrega e tinham como principal missão a cristianização dos nativos e zelar pela Igreja instalada no Brasil colonial.
A Companhia de Jesus (em latim: Societas Iesu, S. J.), cujos membros são conhecidos como jesuítas, é uma ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Íñigo López de Loyola, conhecido posteriormente como Santo Inácio de Loyola.
A missão da ordem sempre foi "evangelizar" e expandir conhecimento e educação, conta o padre João Roque Rohr, reitor do Colégio Pio Brasileiro em Roma, em entrevista à BBC Brasil. "O jesuíta sempre foi um viajante. Uma ordem que não tem fronteiras", conta o padre.
Ordem religiosa que ajudou a estimular as ações da Contrarreforma. A Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, foi fundada oficialmente em 1540, quando o Papa Paulo III a reconheceu como congregação religiosa.
37 curiosidades que você vai gostar
O objetivo da criação da Companhia de Jesus era desenvolver regras disciplinares para a vida religiosa e, sobretudo, para missões de evangelização.
Tendo a Reforma Protestante iniciado em 1527, abrangeu como meta o combate à reforma da qual Martinho Lutero foi o precursor. O objetivo da Companhia, cujo lema é Ad maiorem Dei gloriam (Para a maior glória de Deus), era realizar trabalho missionário, dar assistência a enfermos e acatar solicitações do papa.
Para expulsar demônios e trazer santos padroeiros, os jesuítas vieram de Portugal ao Brasil. Os inacianos não foram os primeiros missionários na Terra de Santa Cruz.
A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Na Europa, o objetivo dos jesuítas era evitar o aumento do número de protestantes.
No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial. Incumbidos dessa missão, promoveram a criação das missões, onde organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade.
Arturo Sosa Abascal, 67 anos, comandará a Companhia de Jesus
(ANSA) - O padre venezuelano Arturo Sosa Abascal, de 67 anos, foi eleito nesta sexta-feira (14) como novo superior-geral da Companhia de Jesus, também conhecido como "Papa Negro" por conta das roupas escuras usadas pela ordem.
Ao longo da história, a Companhia de Jesus se viu no centro das mais estrambóticas teorias conspiratórias. O Superior Geral da Ordem dos Jesuítas tem tal poder sobre seus comandados que é chamado “Papa Negro”, numa alusão à batina preta. Também ele exerce cargo vitalício, a exemplo do papa.
O monograma IHS são as iniciais de Iesus Hominum Salvator, Jesus Salvador da Humanidade. Cruz e Cravos: A Cruz é o símbolo máximo do Cristianismo e os cravos fazem alusão à 3ª semana dos Exercícios Espirituais, à paixão do Senhor que fortalece a adesão ao chamado à bandeira de Cristo, da Segunda Semana.
Esses aldeamentos indígenas, também chamados de reduções ou missões, foram criados pela Ordem dos Jesuítas no fim do século XVII, a qual visava principalmente a catequização dos indígenas, pois, com a Reforma Protestante na Europa, a Igreja Católica foi em busca de novos fiéis.
Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.
Os jesuítas contribuíram para o desenvolvimento da educação, foram os primeiros educadores na história do Brasil, com a determinação de evangelizar conquistaram afetivamente os nativos, mantendo relações educacionais, estabeleceram ensinamentos religiosos e lições relevantes para as vivências nas missões.
Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.
Foram essas perspectivas que motivaram os jesuítas a se deslocarem da Eu- ropa em direção ao novo mundo: o fortalecimento do cristianismo, o impedimen- to de avanço do protestantismo, a conversão do nativo americano e a concepção de uma igreja universal, a partir da perspectiva de direito natural.
Segundo Fausto (2009), junto ao primeiro governador-geral – Tomé de Souza – que chegou ao Brasil em 1549 vieram os primeiros jesuítas – Manoel da Nóbrega e cinco companheiros – com o objetivo de catequizar os índios e disciplinar o ralo clero de má fama existente na colônia.
A partir das missões e da institucionalização dos colégios combateram o protestantismo; difundiram a cultura cristã europeia e conquistaram novos fiéis e súditos para o rei contribuindo para o êxito da colonização brasileira.
O que significa JHS:
JHS é uma sigla cristã, que representa as iniciais de Jesus Salvador dos Homens, é um dos símbolos da Igreja Católica. Aparece em relevo nas hóstias que o padre consagra e oferece aos fiéis nas missas.
Além de ser o principal cartão postal do município de Laranja da Terra, na região centro-serrana do Estado, a Pedra dos Cinco Pontões reserva histórias pouco conhecidas. Um dos fatos que marcou a região foi a passagem de jesuítas pelo local, que teriam escondido um tesouro em uma das grutas das pedras.
O Prepósito Geral dos jesuítas é por vezes alcunhado de Papa Negro, dado o seu poder e sua batina negra. Apesar do cargo ser vitalício , o Papa pode acolher a renúncia do Superior Geral, como foi o caso de Pedro Arrupe, afetado por um derrame em 1981 e que foi substituído em 1983.
Foram três os papas que nasceram na África. De acordo com os registros dos Liber Pontificalis, os três eram da província romana África romana (correspondente ao território da moderna Tunísia e Líbia).
Vitor, Melquíades e Gelásio: quem foram os únicos papas africanos da Igreja. Apesar da longa tradição de papas europeus, o trono de Roma já foi ocupado por religiosos de origem africana. Três vezes apenas — e todas até o século 5°.
O que estudar para uma prova de inglês?
O que cai na prova de seleção de emprego?
O que falar numa entrevista de emprego para vendedora?
Como estudar para a prova de espanhol?
O que estudar para a prova de inglês do Enem?
O que é planejamento estratégico de uma empresa?
Como se portar durante uma audiência trabalhista?
Como funciona bike com pedal assistido?
Como foi feita a despoluição do rio Tâmisa?
Quanto é um plantão de um enfermeiro?
Como se dá o processo de hominização?
Como sabemos a massa dos planetas?
Como os egípcios construíram as pirâmides?
Como funciona painel do Agile?
Como se desapegar de uma amiga?
Qual foi o envolvimento da Alemanha na Guerra Civil Espanhola?