Os principais expoentes desse movimento foram os artistas: Kazimir Malevich (1878-1935) pintor russo, fundador da corrente suprematista, suas ideias sobre as formas e significados da arte acabaria por constituir as bases teóricas de não-objetiva da arte abstrata.
Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifa. O construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas europeias do início do século XX.
As principais características do movimento construtivista foram: Rompimento com a arte clássica, tradicional e acadêmica. Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.) ... Anti-arte e experimentações artísticas.
- Os artistas do suprematismo vão em busca daquilo que consideram “o além do real”, como se houvesse uma outra dimensão a ser mostrada através da arte. - Uso de cores, luzes e formas ilusionistas para romper com de ideia de imitação da natureza.
1915
Suprematismo/Começou aproximadamente
O Suprematismo deu o pontapé inicial para a pintura abstrata do Modernismo. Sua organização teórica deu-se somente no ano de 1925 no manifesto intitulado “Do Cubismo ao Futurismo ao Suprematismo: O novo Realismo na Pintura”, escrito por Kazimir Malevich (1878-1935) e pelo poeta Vladmir Mayakovsky (1894-1930).
Ele foi fruto das vanguardas europeias do século XX, além de ter tido forte influência da arquitetura. Entre os seus princípios construtivistas estava a negação de uma forma de arte “pura” e a contestação da ideia de que a arte era um elemento de criação separado do cotidiano.
Para o construtivismo, a pintura e a escultura são pensadas como construções, e não como representações, guardando proximidade com a arquitetura em termos de materiais, procedimentos e objetivos.
Principais características de uma escola construtivista Diferente da teoria tradicional, o construtivismo promove uma relação professor-aluno menos determinista. O professor é um mediador do aprendizado e a criança pode formular hipóteses e se expressar ao longo do processo educativo.
Nesse contexto, o suprematismo defende uma arte livre de finalidades práticas e comprometida com a pura visualidade plástica. ... Eu destruí o círculo do horizonte e fugi do círculo dos objetos, do anel do horizonte que aprisionou o artista e as formas da natureza.
Em geral, tendemos a concordar que existem sete elementos formais da arte. No entanto, em um meio bidimensional, a forma é descartada. Então, temos seis elementos básicos da pintura. Também podemos trazer quatro elementos adicionais – composição, direção, tamanho e movimento. Confira a seguir os principais elementos de uma pintura:
Na pintura, os artistas realistas de maior destaque são: Gustave Courbet (1819-1877) Autorretrato de Courbet, produzido aproximadamente em 1843 O pintor Gustave Courbet (1819-1877) é considerado o mais importante artista dessa vertente e criador da estética realista na pintura social.
Na pintura, os artistas realistas de maior destaque são: O pintor Gustave Courbet (1819-1877) é considerado o mais importante artista dessa vertente e criador da estética realista na pintura social.
Na mesma época, o estudo da psicanálise estava em desenvolvimento - sobretudo por Sigmund Freud - o que veio a influenciar significativamente o surrealismo. Na pintura, o Surrealismo tomou duas direções: a pintura surrealista figurativa e a abstrata. Em ambas, adaptou as técnicas de escrita automática dos poetas surrealistas.
Como escrever frases no futuro simples em inglês?
Quando se usa o futuro do pretérito?
Como usar o medicamento seretide?
Para que serve o filtro do AmBisome?
Qual o melhor óleo essencial para perfumar a casa?
Como usar uma pipeta graduada?
Pode usar só a máscara matizadora?
Como usar o Tonico do cavalo forte?
Como usar a expressão por favor?
Como usar o freio de uma moto?
Para que é usado o óleo de menta?