O professor paranaense Anísio Alves da Silva é considerado o pioneiro nesta modalidade de ensino, pois no início de década de 1960, no antigo miniginásio (atual Liceu Mário de Andrade, em Londrina), implantou um curso rápido e preparatório para o Exame de Madureza e a ideia foi ampliada para o ensino geral de pessoas ...
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se faz notável no Brasil desde a época de sua colonização com os Jesuítas que se dedicavam a alfabetizar (catequizar) tanto crianças indígenas como índios adultos em uma intensa ação cultural e educacional, a fim de propagar a fé católica juntamente com o trabalho educativo.
Paulo Freire precursor da educação de jovens e adultos defende que o conhecimento através da educação é instrumento do homem sobre o mundo, toda essa ação produz mudança, portanto não é um ato neutro, mas o do ato de educar é um ato político .
Machado (2009), confirma que várias questões únicas não ajudaram o PAS a se estabelecer com qualidade como uma política de combate ao analfabetismo. Esta autora afirma que o reconhecimento da EJA como uma política pública, além dos pontos problemáticos entre confrontos e debates, tivemos outros pontos conflituosos.
Paulo Freire ensina que o processo de ensino aprendizagem precisa envolver o contexto vivenciado pelo educando, deve fazer sentido para ele, pois somente assim é possível construir uma educação libertadora capaz de promover a auto conscientização dos sujeitos.
40 curiosidades que você vai gostar
O processo de avaliação na Educação de jovens e adultos (EJA) se dá numa forma de investigação com muita atenção, aproveitando tudo o que o aluno traz consigo. Avaliar é, sobretudo, uma forma de entender a vida do aluno.
O professor deve analisar se o instrumento eleito, qualquer que seja, atenderá às diferentes características dos alunos da EJA, se é relevante para compreender o processo de aprendizagem e se possibilita mostrar caminhos para intervenções construtivas que possam sanar as dificuldades da turma.
A metodologia de Paulo Freire consiste em uma maneira de educar conectada ao cotidiano dos estudantes e às experiências que eles têm — e por isso, também ligado à política, especialmente porque Freire trabalhou com a alfabetização de adultos.
Os desafios enfrentados por ela são comuns aos estudantes dessa faixa etária, como explica a professora Gizely Ribeiro Porto. “Eles têm problemas inerentes à vida adulta, como administrar a casa, filhos, coisas para resolver no trabalho.
Quais praias perto do aeroporto de Recife?
Como o Bakugou chama o Midoriya?
Qual o tamanho máximo para enviar vídeo pelo WhatsApp?
Qual a dosagem máxima de Rivotril gotas?
Quais são os sintomas de quem tem depressão profunda?
O que diz Chiavenato sobre gestão de pessoas?
Como mandar E-mail para Magazine Luiza?
Qual a idade que o idoso se torna incapaz?
Como aplicar a teoria sistêmica em uma empresa?
Qual a diferença entre vapor e água?
Como realizar uma citação indireta?
Quais são os critérios políticos?
Quais fatores de risco estão relacionados com o transtorno de humor?