Um armazém é um espaço físico em que se depositam matérias-primas, produtos semiacabados ou acabados à espera de ser transferidos ao seguinte ciclo da cadeia de distribuição. Age também como regulador do fluxo de mercadorias entre a disponibilidade e a necessidade de fabricantes, comerciantes e consumidores.
O armazém é uma instalação que, juntamente com os equipamentos de armazenagem, de movimentação, meios humanos e de gestão, permite regular as diferenças entre os fluxos de entrada de mercadoria (recebida dos fornecedores, centros de fabricação, etc.) e os de saída (mercadoria enviada à produção, para venda, etc.).
O recebimento de todos os produtos abrangidos pela a atividade industrial da empresa proprietária do armazém. A execução de um controle de qualidade imediato. O controle e registro dos produtos armazenados. A armazenagem correta das mercadorias.
As três principais formas de armazenagem são:
Própria. Esse tipo de armazenagem, como o nome já diz, é realizado pela própria empresa. ...
Terceirizada. Terceirizar a armazenagem é muito comum e é uma opção vantajosa para grande parte das empresas. ...
Contratada. ...
Layout do espaço. ...
Custos. ...
Localização. ...
Amplitude.
Dos diversos tipos de armazém, o depósito próprio é um dos mais conhecidos e muitas empresas tentam trabalhar com ele inicialmente. Um armazém próprio é propriedade da empresa ou alugado. Diferente da armazenagem compartilhada, o aluguel dá acesso irrestrito ao espaço e deixa que a empresa use todo o armazém.
35 curiosidades que você vai gostar
Para fazer este cálculo é importante não só considerar o aluguel do espaço (se necessário) como também os gastos com: IPTU (e demais impostos), energia elétrica, água, segurança, etc. Se o espaço for alugado, muito provavelmente esse custo será um dos fatores que mais influenciarão no custo final de armazenagem.
Sistemas de armazenagem: conheça os 6 principais tipos
Sistema WMS. ...
Racks. ...
Mezanino. ...
Sistemas de armazenagem carrossel. ...
Porta-paletes. ...
Flow rack.
Equipamentos, máquinas, tipo de serviço e produto são variáveis que definem o tipo de armazenamento adequado para cada empresa. A busca pela produtividade deve se manter como fator fundamental na escolha pelo melhor sistema.
Treinamentos regulares são indispensáveis para ter sempre os melhores procedimentos. Um armazém próprio permite maiores possibilidades de mudanças. Não necessariamente essa instalação fica dentro das dependências da empresa, já que a questão logística estratégica é considerada.
Quais são os principais tipos de estoque?
Estoque de antecipação ou sazonal. O estoque sazonal é muito útil em datas comemorativas. ...
Estoque consignado. ...
Estoque inativo. ...
Estoque máximo. ...
Estoque mínimo. ...
Estoque de proteção ou estoque isolador. ...
Estoque de segurança. ...
Estoque regulador.
Armazenagem é o conjunto de atividades de um ambiente destinado à guarda temporária e à distribuição de itens e materiais, como almoxarifados, depósitos etc. Enquanto estocagem são as atividades destinadas ao fluxo de materiais entre o armazém e o ponto destinado à locação estática dos itens.
Podemos concluir que a armazengem é um conjunto de funções que tem nele, recepção, descarga,carregamento,arrumação e conservação de matérias-primas,produtos acabados ou semi-acabados. Vimos que existem três atividades que compõem a armazenagem: recebimento, estocagem e distribuição.
Principais etapas do processo de armazenagem
O sistema de armazenagem envolve, basicamente, seis atividades macro. São elas: recebimento, conferência, estocagem, separação, embalagem e expedição.
1) Armazém Próprio: Classifica-se como armazém próprio aquele que é operado pela empresa proprietária da mercadoria. ... 2) Armazéns Públicos ou Terceirizados: Os armazéns públicos ou terceirizados são geralmente usados por empresas que querem diminuir os custos com armazéns próprios.
Como escolher a melhor localização do seu armazém
Categoria do galpão. ...
Proximidade com a fábrica. ...
Proximidade com centros de distribuição. ...
Facilidades para exportação. ...
Natureza do produto. ...
Custos de mão de obra. ...
Estacionamento para carretas. ...
Qualidade da estrutura.
Vantagens do CD
Redução de preço dos produtos.
Diminuição dos custos de estoques individuais das lojas.
Melhora o controle de estoque.
Centraliza o estoque.
Colabora para estreitar o relacionamento com parceiros de negócios.
Controle de processos como separação e expedição são mais simples.
VANTAGENS E DESVANTAGENS:
Redução de risco de acidente e consequente aumento da segurança;
Satisfação e aumento da motivação dos trabalhadores;
Incremento na produção e maior utilização da tecnologia;
Melhor aproveitamento do espaço;
Redução dos custos de movimentações bem como das existências;
Uma importante vantagem do armazém geral é que a empresa contratante pode contar com um local legalizado e organizado para acomodar suas mercadorias. O sistema de segurança desses locais costuma ser bastante completo, com controle de acesso, guaritas e câmeras de segurança.
A classificação da armazenagem. Para realmente melhorar a logística e obter todos os impactos, tudo começa com o entendimento sobre as modalidades e classificações. Já que nem toda empresa tem as mesmas necessidades, é natural que o processo seja diferente, de acordo com cada configuração.
Tipo de produto armazenado
O estoque para esses produtos precisa ser suficientemente seco e arejado para evitar que eles percam sua vida útil. Além disso, os racks e estantes para paletes devem permitir o uso de métodos de movimentação específico para eles, como o FIFO (first in, first out).
Tipos de dispositivos de armazenamento
Armazenamento primário: RAM (Random Access Memory) ...
Armazenamento secundário: HDD (unidade de disco rígido) e SSD (unidade de estado sólido) ...
HDDs (unidades de disco rígido) ...
SDDs (unidades de estado sólido) ...
HDDs e SSDs externos. ...
Dispositivos de memória flash.
Principais técnicas de armazenagem: como trabalhar com estoques?
Paletização. ...
Endereçamento de estoque. ...
FIFO (ou PEPS) ...
Armazenamento de produtos químicos. ...
Software de gestão de estoque. ...
Uso de planos metálicos.
Custos de armazenagem representam os custos da área física ocupada pelo armazém, despesas de manutenção, equipamentos (paletes e porta-paletes), administrativas, seguros e prejuízos diversos ocorridos na atividade de armazenagem (quebras, perdas, roubos).
Ainda assim, a maior parte dos custos de armazenagem continuarão ocorrendo, pois, na sua grande maioria, estão associados ao espaço físico, aos equipamentos de movimentação, ao pessoal, e aos investimentos em tecnologia.
Esse é o custo de armazenagem por metro quadrado. Em um outro cálculo, se o valor total das despesas (no exemplo R$ 300.000,00) for dividido pela quantidade de produtos em estoque no período (5.000), é possível obter o custo de armazenagem unitário, que no exemplo equivale a R$ 60,00.
Como será o inverno 2021 no sudeste?
O que fazer para não ter picos de insulina?
Quais os benefícios da torrada de pão?
Pode usar hidroquinona todos os dias?
Quanto à origem como são classificados os resíduos sólidos?
Pode usar piercing na escola militar?
O que acontece quando o feto está nas trompas?
Quando um processo é reativado?
Como conseguir cirurgia de mama pelo plano?
Onde que é emitida a declaração de importação?
O que são atividades ambientais?
Qual a pena do crime de dano qualificado?
Quais são os tipos de estatística descritiva?
Qual é a diferença entre a arte e a literatura?
Como faço para desbloquear o Firewall do Windows 7?
O que são cerimônias religiosas?