Golpe de Estado no Brasil em 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, que culminaram, no dia 1.º de abril de 1964, com um golpe militar que encerrou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart, também conhecido como Jango.
Ele foi o instrumento que faltava para a ditadura, focada na figura do presidente, acabar com os direitos políticos de dissidentes e intervir nos municípios e estados. Sua primeira medida foi o fechamento do Congresso Nacional até 21 de outubro de 1969.
O Pacote de Abril foi um conjunto de leis outorgado em 13 de abril de 1977 pelo Presidente da República do Brasil, Ernesto Geisel, que dentre outras medidas fechou temporariamente o Congresso Nacional.
Além dos citados, o Congresso também foi fechado ou dissolvido outras 14 vezes: sendo dissolvido 11 vezes por Dom Pedro II devido à sua posição de Poder Moderador no Segundo Reinado, convocando novas eleições parlamentares em seguida; e fechado outras três por Castelo Branco (1966), Costa e Silva (1968) e Ernesto ...
A concha voltada para baixo, implica nos intentos do entes federativos representados pelos senadores. Já a concha voltada para cima, materializa o sentimento de clamor popular representado pelos deputados federais.
Art. 3º - O Presidente da República, no interesse nacional, poderá decretar a intervenção nos Estados e Municípios, sem as limitações previstas na Constituição.
Censura. Médici governou sob a Constituição de 1967, que havia sido alterada pela Junta Governativa Provisória de 1969 alguns meses antes de sua posse, para ser ainda mais repressiva do que sua antecessora. Seu regime fez uso liberal de tortura e restrita censura à imprensa.
Os trabalhos legislativos ficaram suspensos por nove anos – até 31 de janeiro de 1946. Em pronunciamento por rádio, fez críticas ao "regime democrático, que tantos males vinha causando, e ao Congresso, que nada produzia e criava dificuldades às iniciativas do governo". Durante a ditadura militar (1964/85), o Congresso foi fechado três vezes.
Quando o Congresso é reunido fora dos períodos legislativos é necessário ser feita uma convocação extraordinária, instalando-se a denominada sessão legislativa extraordinária.
Em 13 de dezembro de 1968, o marechal Costa e Silva baixou o AI-5, fechando o Congresso para combater a subversão e as "ideologias contrárias às tradições de nosso povo". O último a decretar o fechamento do Legislativo foi o general Ernesto Geisel, em 1977, por meio do “pacote de abril”, depois que o Congresso rejeitou uma emenda constitucional.
Destacadamente, os congressistas estão agrupados em seis delas: da bala ou "policial", evangélica (Frente Parlamentar da Evangélica), ruralista (Frente Parlamentar da Agropecuária) — estas três primeiras conhecidas popularmente como Bancada BBB (Bala, Bíblia e Boi) —, educacional, sindical e LGBT+.
Como armazenar berinjela e abobrinha?
É verdade que um dia não tem 24 horas?
Qual a diferença entre ortotanásia é eutanásia?
Quem pode comandar a Guarda Municipal?
Qual a melhor forma de conseguir o visto americano?
Qual o melhor tipo de amortecedores?
Quais são os cinco elementos básicos da linguagem visual?
Como usar metronidazol para corrimento?
Qual a cor da vela do meu anjo da guarda?
Quanto ganha um vigilante noturno 2022?
Onde surgiu a primeira escola?
Pode cortar o bigode de um cachorro?
Em que parque fica o castelo de Hogwarts?
Quais são outras causas comuns que geram erros em equipamentos?
Pode o laudo pericial ser produzido em fase de inquérito policial?
Como é o trabalho de um astronauta?