Os versos são lindos e tocantes (recomendo a leitura integral, encontrável na Internet), como tudo o que fazia o poeta condoreiro que, no caso, aludia ao texto bíblico de provérbios 19:17, que ensina: “O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício”.
Um resumo da interpretação superficial desse enunciado seria algo como: no ato de dar algo a uma pessoa pobre, está se emprestando, mas seria um empréstimo sem devolução ou sem pagamento.
Estes humildes da terra, que recebem os cuidados de Deus, são todos aqueles que não encontram força em si mesmos ou no seu poder oriundo do dinheiro. ... Ora, segundo Jeremias 5, 4-5, os pobres e debilitados são aqueles das classes baixas e dominadas, aqueles que não detêm nem o poder e nem o saber.
Quem dá aos pobres, empresta a Deus. eu, que sou cego, -mas só peço luzes... que sou pequeno, -mas só fito os Andes... Duas grandezas neste instante cruzam-se!
Shakespeare disse amém: “Não tomes por empréstimo e tampouco emprestes. O empréstimo nos faz perder dinheiro e amigo”. Simões Lopes Neto foi categórico: “Mulher, arma e cavalo de andar, nada de emprestar”. O povo, generoso, ensina: “Quem dá aos pobres empresta a Deus”.
39 curiosidades que você vai gostar
A ajuda ao próximo não nos faz "bonzinhos": ela é a obrigação de todo cristão. Por isso Cristo nos diz que devemos dar esmolas para os mendigos, além de cuidar das viúvas e dos órfãos de nossa comunidade. O cristão é alguém que não guarda a fé só para si mesmo, mas a espalha pelos quatro cantos do mundo.
Miséria significa mendicância, estado de penúria. É uma expressão usada quando pertinente à falta de necessidades básicas para a sobrevivência.
(Mc 12, 29-34).
Por sua graça, homens e mulheres com grande riqueza podem amar a Deus e demonstrar sua fidelidade através da generosidade, e irmãos e irmãs que vivem na pobreza podem louvar Aquele que os provê e protege. No entanto, talvez os pobres tenham alguma vantagem na compreensão do simples poder da mensagem do evangelho.
Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos. Abre a mão ao aflito; e ao necessitado estende as mãos.
Dar é melhor que receber
“Coisa mais bem-aventurada é dar que receber”. Muitos já conhecem esta passagem da Bíblia. E há tanto tempo que encontramos pouca gente praticando. Pois estudo científico vem reforçar, com provas, que nos sentimos melhor ao presentear outros.
“Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o Senhor o livra no dia do mal. O Senhor o protege, preserva-lhe a vida e o faz feliz na terra; não o entrega à discrição dos seus inimigos. O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama” (Sl 41.1-3).
Provérbios 14:31 - O que oprime o pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado o honra. - Bíblia.
A essência do que Salomão estava afirmando neste versículo é: "Existem pessoas que são pobres, mas vivem fingindo ser ricas; enquanto os verdadeiramente ricos costumam se fingir de pobre.".
Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”.
Desde o seu nascimento, teve uma vida simples. Nasceu em um estábulo entre animais, cresceu em uma família humilde e foi apresentado no Templo com a oferta dos pobres. Com o passar dos anos, mostrou-se próximo daqueles que eram discriminados e desprezados da sociedade e fez dessa a sua missão de vida.
Jesus é a "pessoa" original dos seres humanos. Ele os criou, tornou-Se um deles, morreu por eles, e não pode ficar sem eles. Assim, alegre-se ao reconsiderar o modo como Jesus tratou os pecadores, líderes religiosos, as pessoas comuns e outros.
Provérbios 31. Condenam-se o vinho e as bebidas fortes — Faze justiça aos pobres e aos necessitados — Uma mulher virtuosa é mais valiosa que rubis.
O evangelho de hoje, de Marcos 6,34-44, fala da multiplicação dos pães. Diante da multidão, Jesus diz aos discípulos para darem comida à multidão.
referir à ajuda aos pobres é JUSTIÇA.
O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício. Ao SENHOR empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício. Ser bondoso com os pobres é emprestar ao SENHOR, e ele nos devolve o bem que fazemos.
37 E Jesus disse-lhe: aAmarás ao Senhor teu Deus de todo o teu bcoração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo.
Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta.
A pobreza material também humilha as pessoas. São milhões de filhos de Deus pela face da terra (para não dizer bilhões), que são humilhados pela via da miséria e da pobreza.
Qual é o rio mais poluido do Brasil?
São vantagens da criação de aves em gaiolas?
Quanto tempo o organismo leva para eliminar o leite?
Como saber quantos pontos tem um diamante?
Qual a profissão do Thiago da Fazenda?
Quais são os princípios da gestão pública?
Qual é o significado da palavra litisconsorte?
Qual a democracia do Brasil Direta ou indireta?
Como são feitas as folhas de papel?
Quanto tempo para passar de faixa no jiu jitsu?
Quem não pode tomar naproxeno sódico?
Tem como imprimir em papel adesivo?
Como funciona o rito do Tribunal do Júri?
Quanto tempo o iPhone fica bloqueado?
O que pode comer depois de fazer tatuagem?
Qual é a energia que está associada a velocidade do corpo?