Porta, portão, porteira: conheça a rota do caipirês falado no Estado de São Paulo. A língua se curva para trás, com a ponta quase tocando o céu da boca, e, pronto: está dito o erre puxado tão característico do sotaque do interior de São Paulo. Na boca de um fluente no dialeto caipira, o contorcionismo é constante.
Gaúchos e moradores de regiões paranaenses e catarinenses colonizadas por italianos também falam esse R vibrante. Não muito longe da Pauliceia, outro jeitinho brasileiro de usar o R teve vida mais fácil para se legitimar. Em 1808, o Rio de Janeiro tinha 23 mil habitantes.
O dialeto caipira é um dialeto da língua portuguesa falado no interior do estado de São Paulo, leste e sul do Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais, sul de Goiás e norte do Paraná. Sua delimitação e caracterização datam de 1920, com a obra de Amadeu Amaral, O Dialeto Caipira.
Paulistanês: o sotaque típico da cidade de São Paulo.
Qual é o sotaque mais feio do Brasil?Carioca.Mineiro/Goiano.Paulista.Sulista.Paraense.Nordestino.
31 curiosidades que você vai gostar
Cada região tem sua forma peculiar de falar, em alguns lugares se puxa o R, como no interior de São Paulo, em outros o S, como no Rio de Janeiro, em algumas áreas se fala bastante rápido, no Ceará, por exemplo, em outras se fala bastante devagar, como na Bahia.
Tem o “R” retroflexo, popularmente conhecido como “R” caipira; o “R” carioca, que raspa no fundo da garganta; o “R” gutural, que é mais suave, ouvido em Belo Horizonte e nas capitais do Norte e Nordeste; o “R” pronunciado com a ponta da língua; e o “R” que perde vibração e quase desaparece.
Este sotaque está muito ligado ao lusitano, apresentando características como o “s” chiado e as vogais abertas em palavras como “também”. Se você gostaria de aprender o jeito carioca de falar, precisará trabalhar a cultura local, representado pelas gírias e expressões e a pronúncia das palavras.
Em nenhum: não existe essa de português mais ou menos correto. “Já circulou pelo Brasil o mito de que era no Maranhão”, diz o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília. “Mas toda variedade linguística é correta na medida em que satisfaz às necessidades de comunicação da comunidade que a utiliza.”
Como fazer a segunda via do cartão do SUS pela internet?
Como fazer referência ao verso de uma página?
Qual o objetivo da oferta e procura?
Como indicar amigos no 99Food?
Como consumir oleaginosas para emagrecer?
Quais os princípios da limpeza hospitalar?
Como emitir o Simples Nacional?
Como saber se você está ficando louco?
Como indicar condutor de multa pela internet?
Quanto tempo dura a intradermoterapia pressurizada?
Como indicar condutor na pandemia Detran SP?
O que leva uma pessoa a ser pessimista?
Como impugnar documentos em audiência?