Brácteas são estruturas foliáceas associadas às inflorescências das Angiospermas. Têm origem foliar e a função original de proteger a inflorescência ou as flores em desenvolvimento.
As brácteas são folhas vistosas e atrativas que possuem como principal função atrair polinizadores. Muitas vezes essas folhas são confundidas com pétalas.
As brácteas são folhas modificadas encontradas na base do pedicelo das flores, ou inflorescências. Em algumas espécies de plantas em que as pétalas são pequenas ou até inexistentes, as brácteas são coloridas, e conseguem atrair animais polinizadores.
BrácteasGlobba winittii e suas brácteas rosa-arroxeadas e flores amarelas. ... Justicia betonica e suas brácteas brancas e flores rosadas.Bougainvillea spectabilis e suas brácteas rosa violáceas e flores brancas. ... Megaskepasma erythrochlamys e suas brácteas cor de vinho e flores brancas.
Espata é um tipo de bráctea típica da família botânica Araceae, que protege o desenvolvimento das flores dispostas no espádice. Tem um papel de extrema importância na polinização, ao atrair os insectos que entram em contacto com a inflorescência através dela ou por ela condicionados.
15 curiosidades que você vai gostar
Tanto espinhos quanto acúleos estão relacionados com a função de defesa de uma planta, evitando que ela sofra herbivoria. Além da função de proteção, os espinhos podem ajudar contra a perda excessiva de água, como é o caso das Cactaceae. ... Essa relação é benéfica tanto para a planta quanto para a formiga.
Entre as diversas funções que as folhas realizam na planta, como respiração, transpiração, reserva de nutrientes e até defesa contra herbívoros e patógenos, podemos destacar a fotossíntese. As folhas apresentam seu parênquima clorofiliano bem próximo à superfície, facilitando a captação da energia luminosa.
Tipos de FolhasFolha simples Folha composta.Folha imparipenada Folha paripenada.Folha palmada ou digitada.Folha recomposta.
Bráctea: Folhas modificadas com forma, cor ou textura diferentes das folhas verdes, sendo mais chamativas que as pétalas da mesma planta [1, 4].
Quando o estômato fecha-se, ocorre a diminuição da perda de água pelas folhas, entretanto, ao se fechar, o estômato impede a entrada do gás carbônico, o qual é fundamental para a realização da fotossíntese.
Acúleo é um tipo de tricoma comum na superfície da planta, sobretudo no caule, e apresenta-se semelhante a um espinho. ... É uma estrutura relativamente comum entre as plantas, sobretudo nas Bombacaceae e nas Rosas.
O gineceu: É o órgão feminino de reprodução da flor. É formado de carpelos. O carpelo tem as seguintes partes: O estigma é a parte achatada do carpelo.
Sépala: Folhas modificadas, geralmente de coloração verde, localizadas abaixo das pétalas e com função de proteger o botão floral enquanto ainda não abriu; Pétala: Unidade da corola, pode possuir cores vivas e marcantes e sua função é atrair agentes polinizadores. Inserem-se logo após as sépalas.
A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas. Caule: O caule é o tronco das árvores.
O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge, geralmente, após a fecundação, a partir do desenvolvimento do ovário vegetal.
O cotilédone (do grego kotyledon, concavidade em forma de concha) é a primeira ou cada uma das primeiras folhas de um embrião. Para a maioria das plantas, sua função é o armazenamento de reservas que serão utilizadas na germinação.
e) Sépala. Alternativa “b”. O conjunto de pétalas de uma flor é denominado corola, já o conjunto de sépalas é chamado de cálice.
As inflorescências podem ser definidas como um sistema de ramos que possuem flores dispostas de maneira variada. ... Racemo: Flores presentes em pedicelos que saem de diferentes níveis do eixo principal e atingem diferentes alturas. Exemplo: chuva-de-ouro.
As folhas desses tipos de planta apresentam adaptações morfológicas e fisiológicas especializadas na atração, captura e digestão dos animais. ... Estas verdadeiras armadilhas estão muitas vezes recobertas por muco, uma espécie de cola que retém as presas.
Simples: limbo não dividido; Composta: o limbo é dividido em folíolos.
...
Quanto à superfície:Glabra: não há a presença de tricomas (células epidérmicas especializadas);Pilosa: a superfície apresenta-se revestida de tricomas, semelhantes a pelos;Lisa: apresenta o limbo liso;Rugosa: o limbo apresenta-se enrugado.
De formato extremamente variável, uma folha completa é formada por um “cabinho”, o pecíolo, e uma superfície achatada dotada de duas faces, o limbo percorrido pelas nervuras. ... Uma folha é sempre originada a partir de um gema lateral do caule.
Índice deste artigo:Lista de folhas comestíveis.Alface.Couve.Espinafre.Alecrim.Manjericão.Sálvia.Acelga.
As folhas são os órgãos vegetativos das plantas, cujas principais funções são a de fazer a fotossíntese e as trocas gasosas com o meio. Originam-se de primórdios foliares localizados nas extremidades dos caules e dos ramos.
( ) eliminação de água pela raiz. ( ) eliminação de água sob a forma de vapor. C) São funções quase que exclusivas das folhas: ( ) respiração.
Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano. ... Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.
Como limpar bijuterias com pedras?
O que passar na tela do MacBook para limpar?
Como limpar a janela do meu apartamento?
O que significa ter sonhos ruins?
Como limpar sujeira do fundo da piscina de plástico?
Como fazer a limpeza no sistema de arrefecimento?
Como fazer a higienização para fazer o exame de urina?
Como limpar tampa de fogão esmaltada?
Como saber se a minha relação é cármica?
Como tirar a gordura do box de vidro do banheiro?
O que é bom para limpar betoneira?