As aves e os répteis eliminam o ácido úrico também. O embrião que se desenvolve no interior da casca de ovo dessas classes, produzem ácido úrico - morreriam intoxicados se produzissem amônia ou uréia. São chamados de uricotélicos.
O ser humano apresenta como excreta principal a uréia, excretando amônia e ácido úrico em menor quantidade. A uréia é formada no fígado e lançada no sangue. O sistema excretor realiza a filtração do sangue e elimina a uréia através da urina.
Animais terrestres transformam a amônia em ureia ou em ácido úrico. ... A ureia é o principal excreta dos mamíferos e de anfíbios adultos (larvas de anfíbios excretam amônia), sendo eliminada dissolvida em água, formando a urina. Animais cujo principal produto de excreção é a ureia são denominados ureotélicos.
Essa característica evolutiva sempre foi considerada uma vantagem, pois o ácido úrico tem propriedade antioxidante, ou seja, é capaz de doar elétrons, combatendo os radicais livres e outras substâncias oxidantes.
Os animais uricotélicos são aqueles que eliminam ácido úrico na urina. São eles os insetos, as aves e alguns tipos de répteis. Já os animais ureotélicos, como os mamíferos, moluscos, anfíbios adultos e os peixes cartilaginosos, eliminam a ureia em suas excretas.
Peixes ósseos e alguns anfíbios têm como produto de excreção, a amônia. Como esses animais são aquáticos ou semi-aquáticos, a perda desta juntamente com água, na excreção, não vem a ser um problema. Estes animais são denominados amoniotélicos.
O sistema respiratório encarrega-se de eliminar de nosso organismo o gás carbônico. Não confunda fezes com excretas! As fezes são formadas principalmente pelo restos de alimentos não digeridos; os excretas são produtos das atividades das células e também substâncias que estão em excesso no sangue.
De todos os processos de excreção de resíduos nitrogenados, a do ácido úrico, mesmo que necessite de pouquíssima água para diluição, representa maior gasto energético. Esse fato é plenamente compatível com a vida em ambiente escasso de líquidos e se relaciona à permanência dos embriões no interior de ovos adaptados ao desenvolvimento.
Na maioria dos animais, os resíduos nitrogenados são eliminados por órgãos especializados do sistema urinário, a exemplo dos rins dos vertebrados, no processo de excreção. Veja a seguir o tipo de classificação animal conforme a excreta nitrogenada produzida. Amoniotélicos. Animais que eliminam resíduos nitrogenados na forma de amônia.
Funções Nitrogenadas são um dos 4 grupos funcionais dos compostos orgânicos. Os compostos que pertencem a essa função são formados por nitrogênio, por isso são chamados de compostos nitrogenados. Os principais são as aminas, as amidas, as nitrilas e os nitrocompostos. Aminas
Moléculas nitrogenadas são bases de Lewis – doadoras de par de elétrons. O caráter básico destes compostos advém da maior ou menor disponibilidade do par eletrônico não ligante sobre o átomo de nitrogênio, de acordo com os grupos ligados a ele.
Qual a diferença entre FPS 30 e 60 jogos?
Qual o prazo para registro de empregado?
Quais são as cores dos riscos ambientais?
Quando o vigilante tem direito a intrajornada?
Como evitar que cebola de gases?
Quantas telas no Amazon Prime?
O que é Acabamento 45 graus no granito?
Como se faz o cálculo INPC acumulado?
Quais são os conteúdos da Educação Física ensino médio?
Qual o valor que posso vender no MEI?
Qual é a diferença entre epilepsia e convulsão?
Qual é o grupo de animais invertebrados com maior variedade de espécies?
Qual a diferença entre a depreciação normal e a acelerada?
Qual teste de Covid e mais eficaz?
Porque o território chileno é limitado as condições para agricultura?