Todo trabalhador que atuou por 15 dias ou mais durante o ano e que não tenha sido demitido por justa causa tem direito à gratificação. Os trabalhadores que possuem, por exemplo, menos de um ano na empresa, têm direito ao 13º salário proporcional aos meses trabalhados por mais de 15 dias.
O empregado ainda tem direito a: 13º salário proporcional e férias proporcionais mais ⅓ e o saldo salário. Agora, se o colaborador decidir, após os 90 dias corridos, que não se interessa com a empresa, ele tem direito de pedir demissão e não ser indenizado por isso.
Ele pode ser firmado em contrato único ou ser dividido em duas partes, que duram algumas semanas, e depois ser prorrogado. As empresas costumam distribuir o contrato de experiência das seguintes formas: Em 45 dias iniciais e outros 45 dias de prorrogação. Em 30 dias iniciais e outros 60 ou vice-versa.
Sim! A CLT garante que a empresa pode demitir durante o período de experiência. Porém, o empregador tem de se atentar qual o tipo de rescisão que ele irá aplicar. Dependendo do tipo de demissão, o empregado pode receber uma indenização.
A prorrogação de contrato é legível apenas uma vez, mas não pode ultrapassar o prazo de 03 meses (90 dias). Se a empresa realizar o acordo com um contrato de experiência de 01 mês (30 dias), o contrato só poderá ser prorrogado por mais 90 dias. Se o contrato for de 45 dias, a prorrogação será de mais 45 dias.
38 curiosidades que você vai gostar
Se comprovado o prejuízo, caberá ao funcionário pagar, no máximo, 50% do valor que ele teria por receber em caso de cumprimento total do contrato.
Para o Funcionário que esteja em experiência seja por 30 dias + 60 dias ou 45 dias + 45 dias e desejar rescindir o contrato antes do prazo é necessário o pagamento de uma multa, cujo valor corresponde a 50% do total de dias que ele ainda deveria trabalhar e receber.
Demissão de grávida em contrato de experiência
Como dito anteriormente, uma trabalhadora gestante não pode ser demitida a partir do momento que descobre a gravidez, nesse período ela passa a ter direito a estabilidade gestante, perdurando até cinco meses após o parto.
Ou seja, se o colaborador trabalhou 3 meses ele receberá 3/12 do seu décimo terceiro salário.
O que é locução adverbial de tempo?
Como fazer conta de divisão com número negativo?
Quais são os brônquios principais?
Quais são os elementos de uma articulação sinovial?
Quais são os alimentos que substituem a carne vermelha?
Quais as etapas do Período Regencial e quanto durou cada uma?
O que são pleuras como se dividem?
Qual porque substitui pela qual?
Como podemos classificar os custos aos produtos?
Como substituir lauril no sabonete artesanal?
Quais são as partes da fonologia?
Como substituir a palavra chamar?
Quais os principais fatores de textualidade?
Quem canta a abertura de Nanatsu no Taizai?