Quem está isento de garantir a execução trabalhista?

Pergunta de Tomás Monteiro de Ramos em 30-05-2022
(75 votos)

A reforma trabalhista incluiu o parágrafo 10 ao artigo 899 da CLT, segundo o qual "são isentos do depósito recursal os beneficiários da justiça gratuita, as entidades filantrópicas e as empresas em recuperação judicial".

É preciso garantir o juízo para embargar a execução trabalhista?

“Art. 884 – Garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado 5 (cinco) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exeqüente para impugnação. “ Uma característica fundamental quando se fala em embargos à execução trabalhista é a necessidade de garantir a execução.


O que diz o artigo 880 da CLT?

880 - O Juiz ou presidente do Tribunal, requerida a execução, mandará expedir mandado de citação ao executado, a fim de que cumpra a decisão ou o acordo no prazo, pelo modo e sob as cominações estabelecidas, ou, em se tratando de pagamento em dinheiro, para que pague em 48 horas, ou garanta a execução, sob pena de ...

O que é garantia de execução trabalhista?

A execução trabalhista é a fase do processo que pretende obter de fato o direito reconhecido em sentença condenatória ou acordo judicial, garantindo que sejam cumpridos. Podemos dizer que é uma cobrança judicial forçada, caso as obrigações não sejam efetuadas espontaneamente.

Quais as formas permitidas nas leis trabalhistas para garantir a execução?

882 da CLT, o executado pode garantir a execução mediante depósito da quantia correspondente, atualizada e acrescida das despesas processuais, apresentação de seguro garantia ou nomeação de bens à penhora, observada a ordem preferencial estabelecida no art.

Execução trabalhista - como ficou após a reforma?


45 curiosidades que você vai gostar

Como garantir a execução?

Como garantia da execução, o executado poderá efetuar depósito em dinheiro; oferecer fiança bancária ou seguro garantia; nomear bens à penhora, observada a ordem do artigo 11; ou indicar à penhora bens oferecidos por terceiros e aceitos pela Fazenda Pública (art. 9º da LEF).

Como promover a execução trabalhista?

878 da CLT: Art. 878. A execução será promovida pelas partes, permitida a execução de ofício pelo juiz ou pelo Presidente do Tribunal apenas nos casos em que as partes não estiverem representadas por advogado.

Qual o valor da garantia da execução trabalhista?

Com efeito, o TST possui entendimento de que "a carta de fiança bancária e o seguro garantia judicial, desde que em valor não inferior ao do débito em execução, acrescido de trinta por cento, equivalem a dinheiro para efeito da gradação dos bens penhoráveis, estabelecida no art. 835 do CPC de 2015" (OJ nº 59 da SDI-2).

Como funciona execução trabalhista?

A execução trabalhista tem início quando há condenação e o devedor não cumpre espontaneamente a decisão judicial ou quando há acordo não cumprido. A primeira parte da execução é a liquidação, em que é calculado, em moeda corrente, o valor do que foi objeto de condenação.



Outras questões

O que é preciso para ser uma professora de dança do ventre?

Quanto aumentou o gás?

Qual o mais potente 556 ou 7,62?

Quais são os 5 períodos?

Como identificar sarna cachorro?

Quantas calorias tem duas rodelas de cará?

Como prevenir para não ter infarto?

Quais procedimentos invasivos o biomédico pode fazer?

Quem tem que fazer nova perícia no INSS?

Qual a maneira correta de segurar o celular?

Quem não fazer as aulas online pode reprovar?

Como funciona o sistema AWD?

Qual membro do BTS já namorou?

Qual é o melhor país de todos?

Porque a cor amarelo?

Para que serve o diário miccional?

Qual papa veio ao Brasil em 1980?

Precisa de nome limpo para fazer um plano de celular?

O que é conhecer o cliente?

Qual é o significado do nome Naamá?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com