Em 31 de dezembro de 2002, publicada a Portaria nº 413 que define as competências dos órgãos responsáveis pela implementação do Programa Nacional de Educação Fiscal, que são: o Ministério da Fazenda: Secretaria da Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional; o ...
A Educação Fiscal é um programa de estado desenvolvido nacionalmente que busca disseminar informações e conceitos sobre a gestão fiscal, favorecendo a compreensão e a intensificação da participação social nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos.
Tornar o cidadão comum um cidadão fiscal constitui dever do Estado e um dos grandes compromissos do PNEF. A educação fiscal é condição para o exercício efetivo da cidadania e, mais especificamente, para a “cidadania fiscal”, capacitando o indivíduo para participar e fiscalizar o Estado (controle social).
A Educação Fiscal é um processo de ensino aprendizagem baseado em três eixos – valores, cidadania e cultura fiscal – e que tem como objetivo fomentar uma cidadania participativa e consciente de seus direitos e obrigações.
A Educação Fiscal tem como foco a formação política para o pleno exercício da cidadania. Nesta direção, a abordagem do PNEF está amparada em 4 pilares: A Educação Fiscal como prática educacional; • A relação Estado, governo e cidadão; • O tributo como valor social; e • O controle democrático do Estado.
44 curiosidades que você vai gostar
O grande desafio da Educação Fiscal no Brasil é a superação dos seguintes paradigmas: “A COISA PÚBLICA NÃO É DE NINGUÉM”, "VERGONHA DE PEDIR A NOTA FISCAL", “SE NÃO SOU EU, SERÁ OUTRO QUALQUER”, "LEI DE GÉRSON (LEVAR VANTAGEM EM TUDO)".
A Educação Fiscal nos mostra como funciona a máquina pública, e que sua finalidade é servir ao bem comum, construir um Brasil melhor e mais justo. ... Quanto maior for a falta de conscientização e da prática das coisas voltadas ao bem comum, maior será a carga tributária de qualquer nação.
São eles: IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS. Impostos Estaduais: São responsáveis por cerca de 28% das arrecadações do país, sendo eles: ICMS, IPVA, ITCMD. Impostos Municipais: São responsáveis por cerca de 5,5% das arrecadações do país. São eles: IPTU, ISS, ITBI.
O Programa Nacional de Educação Fiscal tem escopo muito mais amplo; busca o entendimento, pelo cidadão, da necessidade e da função social do tributo, assim como dos aspectos relativos à administração dos recursos públicos.
As atividades de Cidadania Fiscal desenvolvidas pela Receita Federal, conforme definido pela Portaria RFB nº 896/2012, terão como público-alvo preferencial os cidadãos e os estudantes em geral, em especial os universitários, aplicando-se também aos servidores públicos, aos contadores e aos despachantes aduaneiros.
A Educação Fiscal busca conscientizar o cidadão não somente da importância de cumprir as obrigações tributárias, mas também da importância de conhecer como funciona a Administração Pública para poder interferir nas tomadas de decisões da Gestão Pública, principalmente no processo de elaboração do Orçamento Público e ...
A educação fiscal tem com alicerce, educação, cidadania, ética, política, relação do estado e sociedade, e por fim, da relação da administração pública e contribuinte. Por esse motivo, “o Programa, busca promover e institucionalizar a Educação Fiscal para o efetivo exercício da cidadania”.
Cidadania Fiscal
O conhecimento da tributação possibilita o fomento da cidadania, proporcionando o aprendizado sobre a função social do tributo, como forma de redistribuição da renda nacional e elemento de justiça social.
A educação fiscal simplifica o conhecimento mais técnico e possibilita que o cidadão participe da construção das políticas públicas e exerça seu papel de fiscalização da aplicação dos recursos públicos", define a Sefaz-CE.
A educação fiscal é instrumento necessário à promoção do controle e fiscalização da sociedade, no que diz respeito à arrecadação dos recursos públicos, fomentando, assim, o respeito à dignidade humana e a democracia. Com educação fiscal, nasce a cidadania fiscal.
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Educação Tributária em sentido restrito, deve ser compreendida como a abordagem didático-pedagógica capaz de interpretar as vertentes financeiras da arrecadação e dos gastos públicos de modo a estimular o contribuinte a garantir a arrecadação e o acompanhamento de aplicação dos recursos arrecadados em benefício da ...
Entende-se por financeiro o que é relativo às finanças, isto é, despesas, receitas, empréstimos, financiamentos, patrimônios, etc. Neste sentido, a educação fiscal se apresenta como um instrumento democrático na medida em que fortalece a coesão social. ...
Quais são os principais tipos de impostos que as empresas devem pagar?IRPJ: Imposto de Renda Pessoa Jurídica;CSLL: Contribuição Social sobre Lucro Líquido;PIS: Programa de Integração Social;Cofins: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;ISS: Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza;
Existem três tipos de tributos em espécie de impostos no Brasil, os impostos federais, estaduais e municipais. Esses são os tipos de impostos no Brasil, divididos por tributação federal, estadual e municipal.
Saiba agora os 7 principais impostos que sua empresa paga:→ Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) ... → Programa de Integração Social (PIS/PASEP) ... → Previdência Social (INSS) ... → Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) ... → Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS)
Na prática, a importância da educação financeira é dar condições para uma pessoa decidir melhor o que fazer com seu dinheiro. ... O processo no qual os indivíduos melhoram a sua compreensão em relação ao dinheiro e produtos com informação, formação e orientação.
Se a educação fiscal é importante para qualquer cidadão, ela se faz imprescindível na formação de crianças e jovens. Todos reconhecem a importância de uma educação voltada não apenas para o mercado do trabalho, mas principalmente para a cidadania.
"Em muitos casos, o brasileiro considera grosseiro pedir a nota fiscal, especialmente em se tratando de serviços", diz Ricardo Teixeira, coordenador do curso de MBA em gestão financeira da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
O que é cidadania fiscal? É o exercício, pelo cidadão, do direito de ser adequadamente informado sobre a origem e aplicação dos recursos públicos, fiscalizando a transformação dos tributos pagos em obras e serviços de qualidade.
Qual a função do indicador ácido base?
O que é a realidade aumentada?
Em quais áreas a psicologia pode atuar?
Como tirar encardido de roupa branca na máquina?
Como funciona o pagamento com débito em conta?
Qual o recurso para tutela de urgência?
Quem tem diabetes pode tomar Isotonico?
Quais são os grandes biomas do mundo?
Quanto ao uso de detergentes para a limpeza dos sistemas de ordenha?
O que significa a expressão ope legis?
Qual a panela que cozinha mais rápido?
O que pode substituir o lítio?
O que fazer para aliviar dor nos rins na gravidez?
Quanto tempo dura um absorvente Intimus?
Qual a função de cada lobo cerebral?