Resposta: a) Ambos se beneficiam. O pássaro é o rinoceronte por exemplo, o rinoceronte fica cheio de carrapatos e o pássaro vem e come os carrapatos,ou seja,o pássaro se alimenta é o rinoceronte fica limpo. b) Essa relação se chama Mutualismo.
Outro exemplo de protocooperação é observado entre mamíferos como capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris), búfalos, bovinos e rinocerontes e aves que se alimentam de carrapatos. Sobre o corpo destes mamíferos, as aves retiram os carrapatos para alimentarem-se.
No caso da relação entre a ave e o rinoceronte, ou até mesmo outros animais, como a ave e o jacaré, é a chamada de protocooperação, porque as duas espécies se beneficiam: a ave se alimenta do carrapato e o rinoceronte se livra deles.
O exemplo mais conhecido de protocooperação é da relação mantida entre as anêmonas-do-mar e o caranguejo-ermitão ou paguro. As anêmonas oferecem proteção ao caranguejo-ermitão, ao mesmo tempo, ele transporta a anêmona sob a sua concha para outros locais.
A relação ecológica é o predatismo. A medida que o pássaro se aproxima do boiele come os seres que o parasitam, realizando um boa ação.
Esse é um exemplo clássico de "protocooperação" . O anu se alimenta e o boi é beneficiado, se livrando do carrapato.
A relação entre o pássaro-palito e o crocodilo é de protocooperação, pois os dois indivíduos são beneficiados. O pássaro obtém seu alimento e o crocodilo fica livre de parasitas em seus dentes. Além disso, essa relação não é obrigatória, podendo viver os dois indivíduos de forma independente, sem prejuízos.
A capivara é um dos hospedeiros do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense), o qual transmite a doença Febre Maculosa Brasileira (FMB). A doença é transmitida por esses carrapatos, que funcionam como reservatórios da bactéria Rickettsia rickettsii, que são microrganismos que causam a FMB.
E ele não é o único mamífero que coloca ovo. Na mesma ordem está o equidna, um animal que parece um porco-espinho (leia mais sobre ele abaixo). São cinco as espécies de mamíferos que colocam ovos: quatro equadnas e um de ornitorrinco.
As aves estão presentes em todas as regiões do mundo e variam significativamente de tamanho, desde os 5 cm do colibri até aos 2,75 m da avestruz. São a classe de tetrápodes com o maior número de espécies vivas, aproximadamente dez mil, das quais mais de metade são passeriformes.
O veneno é poderoso o suficiente para matar mamíferos pequenos, como coelhos, e causar uma dor terrível em humanos. Os esporões são usados também em combates na época do acasalamento. O macho que se sair menos machucado do duelo conquista a fêmea.
A maior biodiversidade de aves tem lugar nas regiões tropicais. Anteriormente, pensava-se que esta maior diversidade era o resultado de uma maior velocidade de especiação nos trópicos.
Como é feito o cimento Portland?
Como jogar gelo mais rápido no Free Fire?
Por que o calor excessivo desnatura as proteínas?
Qual a ordem para assistir caçadores de trolls?
Como os carboidratos são absorvidos pelo organismo?
Como surgiu o boliche no Brasil?
Como a cafeína age no cérebro?
O que fazer para substituir o Adobe Flash Player?
Como jogar com amigos distantes no Minecraft?
Como preparar o solo para plantar couve?
Como preparar terra para plantar begônia?