Medições realizadas em 2013 por cientistas do Laboratório Europeu de Radiação Síncroton (ESRF, na sigla em inglês) indicam que o centro da Terra tem uma temperatura de cerca de 6.000 ºC, semelhante à da superfície do Sol.
A camada mais interna do Sol, o núcleo, é a região mais quente. Possui cerca de 15 milhões de graus Kelvin (unidade de medida para temperaturas termodinâmicas cujo símbolo é K). É essa temperatura que torna possível a produção de energia a partir de reações termonucleares que transformam Hidrogênio em Hélio.
Além disso, o núcleo da Terra mantém-se quente graças a duas fontes de “combustível” distintas. Por um lado, a energia deixada pela formação do planeta. Por outro lado, a energia nuclear que existe devido à decomposição radioativa natural.
Vale da Morte, Califórnia: este deserto californiano já atingiu temperaturas de 134° Fahrenheit, o que equivale a 56,7° Celsius. No dia 14 de setembro, a Organização Mundial de Meteorologia reconheceu oficialmente o local como o mais quente do mundo ao registrar 57,8 °C.
O núcleo externo é líquido, com uma fluidez muito maior que a do manto, em razão das temperaturas que se aproximam dos 3000ºC. Sua extensão vai de 2900 km até os 5150 km. O núcleo interno, por outro lado, é sólido, com temperaturas iguais ou semelhantes às encontradas na superfície do Sol, na ordem dos 5000ºC.
17 curiosidades que você vai gostar
A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.
Eles sugerem agora uma temperatura de cerca de 6.000ºC, com uma margem de erro de 500ºC para mais ou para menos - aproximadamente a mesma temperatura estimada para a superfície do Sol.
Deserto de Lute, no Irã, tem a temperatura de superfícia mais alta do planeta: 70,7°C. A porção árida de terra tem sua origem há milhões de anos. Cientistas acreditam que atividades tectônicas tenham aquecido a temperatura da água e elevado o fundo do mar. Aos poucos, a região se tornou seca e assim permanece até hoje.
Quanto mais profunda a camada, mais quente fica o interior da Terra, o que constitui um gradiente geotérmico. No passado geológico, nosso planeta era muito quente. Pesquisas indicam que ele se originou há cerca de 4,6 bilhões de anos, após uma grande explosão.
"O magma se mantém líquido, simplesmente, porque ocorrem decaimentos radioativos no interior do planeta, principalmente de urânio, tório e, em menor quantidade, de potássio, três elementos existentes no manto da Terra", explica Moura.
O Sol é grande e concentra muito hidrogênio, sendo mantido por uma forte gravidade. Com isso, a pressão e a temperatura lá dentro são muito altas, fazendo com que os átomos de hidrogênio colidam entre si, no que chamamos de fusão nuclear, e gerem hélio.
Essa é uma questão capiciosa, da qual os físicos não costumam se ocupar. Mas há uma resposta possível. Uma resposta pode ser 141.678.500.000.000.000.000.000.000.000.000 graus Celsius (há 32 casas neste número). É a chamada temperatura de Planck.
KELT-9b pertence ao sistema KELT-9, uma estrela com massa 2,5 vezes maior que o Sol – e duas vezes mais quente que também. A temperatura do exoplaneta (4.300ºC), além de ser a maior já registrada, é “apenas” dois mil graus menor que a da nossa estrela.
Como você explica isso? RESPOSTA: Conforme cavamos mais fundo, ficamos mais perto do calor proveniente da parte quente da Terra, ou seja, do manto.
O núcleo da Terra engloba um núcleo interno sólido e um externo líquido, ambos compostos majoritariamente por ferro. Fora dele existe o manto, e então a crosta, onde vivemos. Os cientistas acreditam que ele seja responsável pelo campo magnético da terra e pelas placas tectônicas.
O núcleo do Sol também se diferencia da superfície em outro sentido. A temperatura do núcleo é de cerca de 27 milhões de graus Fahrenheit ou 15 milhões de graus Celsius. Já a superfície da estrela é menos quente, com temperatura de aproximadamente 10 mil graus Fahrenheit ou 5,5 mil graus Celsius.
Até pouco tempo, os cientistas acreditavam que a temperatura do centro da Terra era de 5.000ºC, mas, em 2013, descobriu-se que essa temperatura é, na verdade, de 6.000ºC, mil a mais do que o estimado.
Abaixo dela, está o manto, uma camada de rocha que constitui 84% do volume da Terra, dividida entre manto superior e manto inferior. Mais abaixo, há um núcleo externo de ferro líquido em movimento em torno de um núcleo interno de ferro sólido, ambos com um pouco de níquel.
Já no espaço interestelar pouca a luz das estrelas é suficiente para evitar que o corpo atinja o chamado ZERO ABSOLUTO (0 grau Kelvin que é aproximadamente -273 grau Celsius). Mesmo no espaço intergaláctico não se alcança, em condições normais temperaturas menores que 3 graus Kelvin (-270 graus Celsius).
Quando o Sol atinge a superfície da Lua, as temperaturas chegam aos 123 graus Celsius; já na parte noturna do nosso satélite, a temperatura chega a -153 graus Celsius.
Oymyakon - Rússia
A temperatura mínima continua caindo e no vilarejo de Oymyakon, ainda na Rússia, já foram registrados gélidos 67°C negativos. Oymyakon disputa com a próxima cidade da lista o título de lugar habitado mais frio do mundo!
O Vale da Morte, parque nacional na Califórnia a 418 quilômetros de Los Angeles, marcou no domingo (16) o que pode ser a temperatura mais alta já registrada de forma confiável no planeta: 54,4 graus Celsius.
Perdida em meio às Nuvens de Magalhães, a estrela mais quente já descoberta pelo homem foi fotografada pelo telescópio espacial Hubble. Apesar de míope, o aparelho permitiu aos cientistas descobrirem a temperatura do astro: 200 000 graus Celsius, cerca de 33 vezes mais quente que o Sol.
Maior objeto já descoberto
Um filamento galáctico com aproximadamente 10 bilhões de anos-luz (3 Gigaparsecs) em sua maior dimensão, por 7,2 bilhões de anos-luz (2,2 Gigaparsecs) na outra.
Qual o jogo que ocupa mais espaço no HD?
Como saber Seu Caboclo pela data de nascimento?
Quais são as frutas exóticas do Brasil?
Sou obrigado a pagar uniforme?
Qual é a pistola mais vendida no Brasil?
O que faz o balão de ar quente subir?
O que causa carcinoma ductal in situ?
Quantas hectares tem o Maracanã?
Qual o conceito de educação especial?
Quais são as camadas que compõem o solo?
Para que serve o F2 no teclado?
Quanto que refrigerante engorda?