É considerado desertor o militar que se ausenta por mais de oito dias injustificadamente. A deserção é crime permanente quanto à forma e de mera condita quanto ao resultado.
No serviço militar, quando existe uma ausência no posto de trabalho de mais de 8 dias sem que haja licença ou aviso, o servidor é considerado um desertor segundo o Código Penal Militar Brasileiro. A ação é conhecida como "crime de deserção" e a punição prevista é de 6 meses a 2 anos de detenção.
O crime de deserção configura-se pela simples ausência (crime formal), por mais de oito dias, e se concretiza no nono dia, contado como primeiro dia o de sua ausência da unidade.
Desertor - o militar que se ausentar, sem licença, da Unidade em que serve, ou do lugar em que deva permanecer, por mais de 8 (oito) dias (art 187 do Código Penal Militar); pena de detenção de 6 (seis ) meses a 2 (dois) anos. e. exercer cargo público.
3 CRIME DE DESERÇÃO
É classificado como crime próprio, pois somente poderá ser praticado por sujeito militar. Célio Lobão (2004, p. 258), ensina sobre o crime de deserção é propriamente militar “por ser tratar-se de infração penal específica e funcional do ocupante de cargo militar”.
43 curiosidades que você vai gostar
Uma das formas para cometimento do crime de deserção está capitulada no art. 187 do CPM, assim destacado: “Ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou de lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias: Pena – Detenção, de seis meses a dois anos; se oficial, a pena é agravada.”
Comete crime de deserção em tempo de paz, no Brasil, todo militar da ativa que pratica qualquer uma das condutas tipificadas nos arts. 187 e 188, I a IV (deserção simples), 190, caput e §§ 1º, 2º e 2º-A (deserção especial), e 192 (deserção por evasão ou fuga) do CPM. À exceção do inciso IV do art.
Na terminologia militar, deserção é o abandono do serviço ou posto por um militar sem permissão de um superior e é feito com o intuito de não regressar à sua posição ou função. Na maioria dos países que mantêm forças armadas permanentes, a pena para deserção costuma ser prisão ou expulsão.
R – Além da multa, quem não se alista no prazo estará em débito com o Serviço Militar e não poderá: Obter passaporte ou prorrogação de sua validade; Ingressar como funcionário, empregado ou associado em - instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; Assinar contrato com o Governo Federal, ...
[Militar] Que deixou de comer, de fazer suas refeições no quartel, por consentimento ou por ordem de seus superiores. substantivo masculino [Militar] Soldado que, por ordem ou com o aval de seus superiores, deixou de comer, de fazer suas refeições no quartel.
Nos termos do artigo 89 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares), é considerado ausente o militar que, por mais de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, deixar de comparecer à sua organização militar sem comunicar qualquer motivo de impedimento ou ausentar-se, sem licença, da organização ...
O motim é crime militar próprio, em que o sujeito ativo é o militar. Motim é um crime que só militares e seus assemelhados podem cometer. O dolo, elemento do tipo, é o genérico, não existindo a modalidade culposa no motim. Tanto o motim como a revolta são crimes que exigem ação penal pública incondicionada.
Comete o delito assimilado ao de deserção o militar que não se apresenta no lugar designado, dentro de oito dias, após o prazo de trânsito ou de férias.
O brasileiro alistado que não se apresentar durante a época de seleção de sua classe ou que, tendo-o feito, ausentar-se sem a ter completado, estará em débito com o Serviço Militar na situação de “REFRATÁRIO”.
Para consultar a situação de inscrição, basta acessar o portalwww.alistamento.eb.mil.br e verificar se deverá se apresentar no Tiro de Guerra 02/086 de Mogi Guaçu ou na Junta de Serviço Militar.
A taxa militar é de R$ 4,78 e o pagamento é feito no Banco do Brasil. Já a multa por atraso no alistamento também custa R$ 4,78, paga no mesmo banco. Os valores são válidos até 31 de março de 2021.
Quem perdeu o prazo no ano passado pode fazer o pedido on-line. Para isso, são necessários alguns documentos na hora da inscrição, tais como: CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone.
Deverá procurar a Junta de Serviço Militar do município de residência para regularizar a sua situação.
Compareça a uma JUNTA DE SERVIÇO MILITAR com os seguintes documentos:Requerimento de dispensa de incorporação;Comprovante de Residência.Documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte, carteira profissional ou outro documento público com identificação);
§ 3º A expulsão, ocorrerá: a) por condenação irrecorrível resultante da prática de crime comum ou militar, de caráter doloso; b) pela prática de ato contra a moral pública, pundonor militar ou falta grave que, na forma da Lei ou de Regulamentos Militares, caracterize seu autor como indigno de pertencer às Forças ...
2.1 Abandono de posto
Art. 195. Abandonar, sem ordem superior, o posto ou lugar de serviço que lhe tenha sido designado, ou o serviço que lhe cumpria, antes de terminá- lo: Pena – detenção, de três meses a um ano.
O portador de deficiência física definitiva, notoriamente incapaz ou com incapacidade temporária.O jovem que é arrimo de família, legalmente casado ou tenha filhos.O integrante da denominação Testemunha de Jeová, desde que encaminhe processo de isenção.
125 /90 estabelece que, o policial militar que contar com menos de 05 (cinco) anos de efetivo serviço, será automaticamente excluído ou demitido, após oficialmente declarado desertor.
É o caso, por exemplo, dos crimes de deserção, de violência contra superior, de violência contra inferior, de recusa de obediência, de abandono de posto, de conservação ilegal do comando etc.
Do art. 187 do CPM (BRASIL, 1969a), tem-se que a deserção consiste em “ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias”. A este delito, o Código determinou pena de detenção de seis meses a dois anos, sendo a pena agravada se o culpado for oficial.
Tem como cancelar o parcelamento da fatura?
O que é bom para acompanhar vodka?
Como saber o tamanho ideal da bolsa?
Para que serve o equipamento ONU?
Quais os maiores músicos da história?
Quanto tempo deixar o bolo na geladeira antes de confeitar?
Estou me sentindo mais magra mas não perdi peso?
O que a Bíblia fala sobre votos?
Como aplicar a regra de formatação condicional para outras células?
Quem pode pedir a intervenção federal?
Qual o rio que divide Brasil e Argentina?
Qual é mais forte propranolol ou atenolol?
Como fazer um herbicida caseiro?