O Orixá Bará é o Princípio de Movimento e Interligação, é também o mensageiro dos Orixás. Bará pode ser o mais benevolente dos Orixás se é tratado com consideração e generosidade. Ele é dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos. Suas saudações, obrigações e cortes, devem sempre ser feitos em primeiro lugar.
"A milhares de anos atrás no reino de Oxalá, Iemanjá esposa de Oxalá, teve seu primeiro filho, Bará Lodê, a qual era um dos primeiros Orixás que andara por toda terra. Um ser viril, guerreiro, bravo e valente!
Iemanjá – Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Glória.
A pombagira é uma potência do grupo, não dos indivíduos, uma potencia feminina virtualmente presente em todos os membros. No entanto, sua experiência (no mundo) em geral é reservada a aparelhos mulheres, ou a alguns poucos aparelhos homens.
SAUDAÇÃO....... alupô, laroiê.
42 curiosidades que você vai gostar
Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.
Ferva a água e coloque as ervas em infusão. Deixe no mínimo de 20 minutos. Acenda uma vela e faça seus pedidos ao BARÁ AGELÚ. Tome seu banho de asseio normalmente e,logo após,jogue esse banho,do pescoço para baixo,mentalizando o que você quer,tendo a certeza de que irá conseguir o que deseja.
Seus principais trabalhos são no campo do amor, sexo e relacionamento, e ela é comumente invocada por mulheres e homens que querem recuperar ou conquistar a pessoa amada. O que ela faz é abrir caminhos para a conquista daqueles que buscam sua ajuda.
A pomba gira é um espírito ligado à luxúria e aos prazeres desse mundo, sua função é ajudar aquele e aquelas que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a pomba gira é constituída de espíritos de mulheres que em vida foram prostitutas, ou mulheres ligadas aos prazeres carnais.
Por influência kardecista na umbanda, Pombagira é o espírito de uma mulher (e não o orixá) que em vida teria sido uma prostituta ou cortesã, mulher de baixos princípios morais, capaz de dominar os homens por suas proezas sexuais, amante do luxo, do dinheiro e de toda sorte de prazeres.
Dandaluna, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá, Inaê, Sereia, Mucunã, Maria, Dona Iemanjá... como diz a canção interpretada por Maria Bethânia. São muitos os nomes atribuídos a este Orixá que, em África, deriva de Yèyé omo ejá ("Mãe cujos filhos são peixes").
Significado de odoyá: Odoyá ou Odoiá - saudação a Orixá Iemanjá e significam Mãe das águas.
Pegue uma nota de um real, coloque na mão direita e dirija-se ao mar. Entre na água e mergulhe a nota nas ondas pedindo: "Iemanjá, senhora das águas e rainha do mar, faça com que este dinheiro se multiplique, assim como se multiplicam os peixinhos do seu reino sagrado".
Frutas: maçã, uva rosada, pera, manga, mamão, melão, uva dedo-de-dama, kiwi, bergamota, laranja, ameixa, morango e cereja.
Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como Salve o mensageiro , Olhe por mim Exu e Me guarde .
Oxum é filha de Iemanjá e Oxalá.
Séculos se passaram, ainda assim, toda mulher enquadrada como devassa é associada a figura de Maria Padilha. Mulheres que envolvem-se com homens casados, consideradas adulteras, de vários parceiros ou que consomem bebida alcoólica são acusadas de serem associadas a ela.
Estas giras são muito eficientes em tudo o que a elas é pedido, tanto para atrair ou afastar amores, abertura de caminhos, trabalhos e feitiços. Tomam champanhe doce e suas velas e rosas oferecidas são brancas. Costumam ser muito rápidas na concretização dos seus trabalhos e quando estes realizados...
Mulher livre e destemida, a Pombagira assume seu papel transgressor e simbólico atuante no espaço religioso, influenciando a todos com quem tem contato, em especial, as mulheres, provocando inquietações com relação às expectativas limitantes impostas à elas.
A sensualidade e beleza da pombagira cigana faz com que ela seja uma entidade especialista nos assuntos do coração. Normalmente ela é invocada também para fazer amarrações, uma vez que é raro homens conseguirem ir contra os poderes dela. Ela une as pessoas no amor e pode abrir – ou fechar – os caminhos para esse amor.
Maria Padilha. Rainha das encruzilhadas e cabarés, Pombas gira sob o comando de Maria Padilha trabalham em todas as áreas dos encarnados: saúde, amor, trabalho e abertura de caminhos. Gosta de champanhe, cigarros ou cigarrilhas, rosas vermelhas, tecidos finos e joias, além de velas. Suas cores são o vermelho e o preto.
A mais conhecida de todas é, sem dúvidas, Maria Padilha, que segundo consta foi uma rica cortesã no século XIV, amante de sete homens.
Em homenagem ao Dia de Bará e Santo Antônio, comemorado no dia 13 de junho, a Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers), em parceria com a Diretoria das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais da Prefeitura de Canoas, promoveu uma série de atividades no Calçadão de Canoas.
No dia 13 de junho é comemorado o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro para os católicos, e Bará, para as religiões de matriz africana.
Ebó para Èsù Lonan
Acenda as velas. Passe o alguidar pelo seu corpo e coloque-o em cima do pano. Passe os ingredientes no corpo, pela ordem acima. Por último, abra o obi, e leve-o até a sua boca, fazendo seus pedidos.
Como alterar o padrão do teclado?
Como mudar a tela do relógio digital?
Qual pergunta fazer na caixinha do Instagram?
Como mudar nome de usuário Windows?
Como mudar o navegador no Visual Studio?
Como mudar a frequência da mente?
Como mudar o nome no Free Fire de graça?
Como mudar o layout do teclado w10?
Como mudar de FAT32 para NTFS pen drive sem formatar?
Como desativar a conta de LoL?
Para que serve a escala de meem?
Qual é o significado da persuasão?
Como se pronúncia a palavra austero?
Como se escreve o nome identidade?