De um modo geral quem é alérgico a dipirona tolera bem paracetamol nas doses habituais, assim como celecoxibe e codeína para dor.
Campeões nas reclamações são analgésicos, anti-inflamatórios, ácido acetilsalicílico e dipirona. Irritação nos olhos, nariz escorrendo, coceira, formigamento e pele avermelhada são sinais típicos de uma reação alérgica.
Não deve tomar Ibuprofeno. A chance de um paciente já alérgico a Dipirona e AAS vir a desenvolver alergia ao Ibuprofeno existe e não é pequena não. Neste caso a maioria dos antiflamatorios deve obrigatoriamente ser evitada. Procure seu alergista para melhores informações.
A dipirona pode causar choque anafilático, reações anafiláticas/anafilactoides que podem se tornar graves com risco à vida e, em alguns casos, serem fatais.
Alergia a medicamentos – pode se manifestar de forma imediata (entre 30 minutos e 1 hora após a administração do medicamento), acelerada (de 2 a 24 horas após) ou tardia (depois de 24 horas até dias ou semanas).
Nestes casos, deve-se chamar uma ambulância ou levar a pessoa imediatamente para o hospital, porque ela corre risco de vida. Ainda na ambulância, podem ser iniciados os primeiros socorros com a administração de anti-histamínicos, corticoides ou remédios broncodilatadores, para facilitar a respiração.
Segundo um artigo publicado no Hospital Pharmacoly International Multidisciplinary Journal, outros sintomas da alergia a dipirona são urticária ou angioedema. Os efeitos adversos cutâneos mais graves, com risco de vida, são Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica (síndrome de Lyell).
O diagnóstico da alergia a um determinado medicamento, geralmente é feito pelo clínico geral através da observação do historial clínico e dos sintomas desenvolvidos após o uso. Além disso, o médico pode pedir um teste de alergia que consiste em aplicar uma gota do medicamento na pele e observar a reação.
Geralmente, o teste de alergia é feito no consultório do alergologista ou dermatologista, e é recomendado quando a pessoa apresenta coceira, inchaço ou vermelhidão na pele.
A alergia provocada por medicamentos também pode levar ao surgimento de anafilaxia, que é uma reação alérgica grave que pode colocar em risco a vida do paciente, que pode apresentar sintomas como: Inchaço da língua ou da garganta; Dificuldade para respirar; Tonturas; Sensação de desmaio; Confusão mental;
Como saber se meu filho tem cranioestenose?
Qual é o maior símbolo do Brasil?
Quando ocorre a lesão corporal culposa?
Porque todos vós sois filhos da luz?
Qual a importância da metodologia em serviço social?
Por que o dia tem 24 horas foram os Sumerios?
O que significa admissibilidade do recurso ordinário?
Qual a diferença do limão siciliano para os outros?
Quais são as cinco principais estratégias de leitura?
Quem come muita cenoura fica amarelo?
Quantas calorias tem 50g de arroz branco cozido?
Como conversar com uma pessoa com AVC?
O que é flexibilizar a produção?