Recolhe o ICMS qualquer pessoa ou empresa que empreenda operações de circulação de mercadoria ou serviços. Venda, transferência e transporte, ou seja, tudo o torna sujeito passivo do imposto. Mesmo o microempreendedor individual precisa recolher o imposto.
Na prática, este imposto é cobrado de forma indireta, ou seja, seu valor é adicionado ao preço do produto comercializado ou do serviço prestado. Ao vender uma mercadoria ou realizar alguma operação em que se aplique o ICMS, é efetuado o fato gerador quando a titularidade deste bem ou serviço passa para o comprador.
O imposto é estabelecido e controlado pelos próprios estados conforme estabelecido na Constituição de 1988, artigo 155 e regulado pela Lei Kandir ou Lei Complementar nº87.
O contribuinte isento é a pessoa que realiza atividades sujeitas ao ICMS e está dispensado ou proibido de possuir uma inscrição estadual. Você não consegue autorizar uma NF-e para uma pessoa isenta e que o campo da inscrição estadual esteja preenchido. Isto é um forte indício que o destinatário é um não contribuinte.
A responsabilidade pelo recolhimento do imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual será atribuída: a) ao destinatário, quando este for contribuinte do imposto; b) ao remetente, quando o destinatário não for contribuinte do imposto.
O que é ICMS? O imposto ICMS incide quando um produto ou serviço tributável circula entre cidades e estados, ou de pessoas jurídicas para pessoas físicas, e é aplicado tanto em produtos comercializados no Brasil como em bens importados.
O cálculo do ICMS é o resultado do preço do produto multiplicado pela alíquota praticada no estado de origem, isto é, o imposto já está embutido no preço final do produto. Para itens básicos, como arroz e feijão, temos uma alíquota de 7%.
A competência tributária é a atribuição dada pela Constituição Federal aos entes políticos do Estado (União, governos estaduais, Municípios e Distrito Federal) da prerrogativa de instituir os tributos.
“No Brasil, o ICMS funciona nessa lógica porque tudo o que eu compro e gasto para minha produção, eu tomo crédito. Com isso, só se tributa o valor que agrego à mercadoria na saída.
Qual a porcentagem do ICMS. Geralmente, a alíquota de ICMS dos Estados varia entre 17% e 18% sobre o ... “No Brasil, o ICMS funciona nessa lógica porque tudo o que eu compro e gasto para ...
Visto como essencial pelos Estados, atualmente o ICMS tem sido alvo de desentendimentos entre Jair Bolsonaro e os governadores. O presidente já atribuiu, recentemente, o alto valor do combustível a alíquota do tributo e disse que pretende fazer mudanças na forma como é cobrado o imposto - decisão que não foi bem aceita pelos governos locais.
Grande parte da tributação referente ao ICMS é cobrada no Estado de origem da mercadoria ou serviço, com exceção dos derivados de petróleo e energia elétrica.
Qual nome do grampo de cabelo?
Como deixar uma imagem com alta qualidade no Facebook?
Como é o nome da moldura de gesso?
Como ganhar dinheiro com Bet365?
O que fazer para não desistir da faculdade?
O que significa esse sinal na matemática?
Como calcular o risco cintura-quadril?
Como não pensar em coisas ruins?
Como não ficar nervoso ao conversar com alguém?
Quais os modelos de moto custom?
Como se chama mandioca em Minas?