Em 1932, Marcel Duchamp (18) usa a palavra móbiles para fazer referência a algumas esculturas do norte-americano Alexander Calder (18). Os trabalhos são formados por placas planas de metal, algumas pintadas, equilibradas em fios de arame fino que as mantinham suspensas.
Calder esteve três vezes no Brasil e era apaixonado pelo samba. Adaptou os passos de nosso ritmo aos seus trabalhos, daí surgindo os "samba rattles".
Criador dos stábiles, sólidas esculturas fixas, e dos móbiles, placas e discos metálicos unidos entre si por fios que se agitam tocados pelo vento, assumindo as formas mais imprevistas – a sua arte, no dizer de Marcel Duchamp, “é a sublimação de uma árvore ao vento”.
A arte cinética de Alexander Calder é composta por elementos simples e uso de cores puras e intensas.
Marcel Duchamp
O nome "móbile" foi inicialmente sugerido por Marcel Duchamp para uma exibição de 1932, em Paris, sobre certas obras de Alexander Calder, que se converteu no maior exponente da escultura móbile.
criadas pelo artista Alexander Calder em 1932.
Pioneiro da arte cinética, Calder se destacou, entre outros aspectos, por dar leveza e movimento a materiais como o aço e o arame – assim como pelo jogo entre a disciplina e o improviso, ou entre o rigor intelectual e o movimento, que na década de 1950 afetou destacadamente a arte contemporânea brasileira, energizando ...
elefante
Alexander Calder Fazia seus próprios brinquedos. Em 1902 com apenas quatro anos de idade ele esculpiu uma estátua de um elefante feito de argila, no que hoje é o local do Metropolitan Museum of Art, em New York.
Alexander Calder | |
---|---|
Ocupação | escultor, pintor |
Principais trabalhos | Esculturas |
Movimento literário | De Stijl |
Causa da morte | ataque cardíaco |
Marcel Duchamp
O nome "móbile" foi inicialmente sugerido por Marcel Duchamp para uma exibição de 1932, em Paris, sobre certas obras de Alexander Calder, que se converteu no maior exponente da escultura móbile.
A escultura e a pintura são as primeiras manifestações artísticas e, ao longo dos séculos, se relacionam com uma série de simbolismos, tal como veremos a seguir. Ao falar em escultura brasileira pensamos logo em “ Aleijadinho ”, que se destacou com as imagens sacras e é o maior representante do barroco do nosso país.
O Modernismo, por sua vez, abriu espaço para a criatividade. Nessa época, a escultura assume características de abstracionismo que se consolidam a partir da década de 50. Conheça também um tipo de escultura diferente, leia: Origami: definição, origem e significados.
No entanto, o “retrato” das pessoas de elite continuavam sendo idealizados: os homens eram retratados com a sua juventude e as mulheres com bonitos penteados; os imperadores eram idealizados numa tentativa de aproximá-los ao divino. Com o fim do império romano, a arte começa a apresentar influência da arte oriental. Este conteúdo foi útil?
Como tomar prednisolona 3mg mL?
Como Maslow trata a questão da motivação dos indivíduos?
Qual a alíquota RAT para empresas do Simples Nacional?
O que acontece se os corais morrem?
Onde procurar ajuda para dependentes químicos?
O que configura danos morais consumidor?
Qual a melhor frigideira 2021?
Qual é o tamanho do transporte bonde?
São órgãos linfoides periféricos exceto?