No ano de 550 a. C., o príncipe persa, Ciro, chamado de o Grande (559-529 a.C.), liderou e executou uma ação militar contra os medos. Após a vitória persa sobre os medos, Ciro foi declarado o único imperador dos povos que habitavam o planalto iraniano.
Ele reinou por seis anos, até o império Persa ser conquistado por Alexandre, o Grande. De acordo com Eusébio, Alexandre reinou por mais seis anos após a morte de Dario, até o primeiro ano da 114a olimpíada (324 a.C.). De acordo com o Cronographeion Syntomon, Dario foi derrotado por Alexandre em 331 a.C.
A submissão dos persas perdurou até o ano de 550 a.C., quando o príncipe persa Ciro, o Grande (590-529 a.C.), liderou uma revolta contra os medos. Ciro, saindo vitorioso da batalha, passou a liderar os persas e a controlar todos os povos do planalto iraniano, formando, então, o Império Persa.
Diante dos portões da cidade os romanos derrotaram os persas (Batalha de Ctesifonte), fazendo-os retroceder para a cidade.
Mesmo tendo amplo domínio do território mesopotâmico, os persas queriam conquistar a Grécia por completo. Dário I tentou uma investida contra os gregos, mas foi derrotado em Atenas. Paralelamente, inúmeras guerras civis foram surgindo nas províncias dominadas, contribuindo para o declínio de civilização persa.
20 curiosidades que você vai gostar
Esta civilização estabeleceu-se no território por volta de 550 a.C.. Através de Ciro, que era um príncipe persa, realizou a dominação do Reino da região da Média e, assim, deu início à formação de um bem-sucedido reinado que durou cerca de vinte e cinco anos.
Ciro II (Persa antigo:?????, romanização:Kūruš), mais conhecido como Ciro, o Grande e também chamado de Ciro, o Presbítero, pelos gregos, foi rei e fundador do Império Aquemênida, que reinou entre 559 e 530 a.C., ano em que morreu em batalha com os Masságetas.
Os principais territórios que fizeram parte do domínio persa no governo de Ciro II foram: a Babilônia, em 539 a.C.; o território da Ecbátana, capital do império medo, em 549 a.C.; Helesponto, nome antigo do noroeste da Túrquia e a fronteira indiana.
Ciro também subjugou o Império Lídio, conquistou a Babilônia e capturou todas as cidades gregas da Ásia Menor. Ao mesmo tempo, libertou o povo hebreu, que era mantido em cativeiro na Pérsia, conforme está descrito na Bíblia.
Os macedônios, povo que habitava o norte da Grécia, são considerados os herdeiros dos últimos grupos de helenos que se estabeleceram na região durante o Período Pré-homérico. Eles consideravam-se um povo helenizado, isto é, um povo de cultura grega, mas eram vistos com menosprezo pelos próprios gregos.
Seu sonho era conquistar a Grécia, criou as guerras médicas, mas na Batalha de Maratona fracassou, morreu de causas naturais e deixou o trono para seu filho Xerxes.
Assume o trono em 521 a.C., após derrotar a casta de sacerdotes que assumira o poder. Dá continuidade aos planos de hegemonia universal de Ciro. Em seu governo, o Império Persa atinge a extensão máxima, chegando até a Índia.
Segundo Heródoto, durante a batalha, o exército persa contava com milhões de soldados. Estimativas mais realistas sugerem que o número de guerreiros persas na batalha não passava de 250 mil.
De acordo com a Bíblia, foi ele que tomou o Império Neobabilônico, após assassinar Belsazar. Ele é chamado de filho de Assuero. Daniel prosperou, durante o seu reinado e o de Ciro, o persa. Ele organizou a Babilônia em 120 satrapias, e colocou, sobre estes sátrapas, três presidentes, um dos quais era o profeta Daniel.
Dario, o medo, é um personagem principal em Daniel 6, e se diz que a visão de Daniel 9 ocorreu durante o seu reinado. No entanto, surge um problema quando se tenta identificar a Dario, o medo, na literatura extrabíblica antiga.
Chamado Ciro II, o Grande, foi conquistador da Babilônia, que governou desde 539 A.C. (Antes de Cristo) até a sua morte, em 530 A.C. (Antes de Cristo). Calcula-se que ele nasceu em cerca do ano 600 A.C. (Antes de Cristo). Ciro foi o fundador do império persa.
Os reis persas tratavam os povos dominados com justiça e respeito, permitindo que seguissem seus próprios costumes. Em 522 a.C., Dario I subiu ao trono. Durante seu governo, o Império Persa atingiu o auge de sua extensão e poder. O império foi dividido em vinte satrapias, ou províncias.
A derrota definitiva persa aconteceu em Gaugamela. Com isso, Alexandre conseguiu conquistar locais como a Ásia Menor, a região do Levante e Palestina, além de toda a extensão do território dominado pelos persas. Durante esse percurso, o rei macedônio também conquistou o Egito, fundando lá a cidade de Alexandria.
Ele dividiu o império em vinte províncias chamadas satrapias, regidas pelos sátrapas, que pagavam impostos ao imperador de acordo com a riqueza que detinham. Colocou ainda uma tropa em cada satrapia para vigiá-las, evitando a concentração de poderes nas mãos dos sátrapas.
De acordo com Heródoto Ciro “desviou o rio por meio dum canal para o lago [o lago artificial alegadamente feito em época anterior pela Rainha Nitócris], o qual até então era um brejo, fez o rio baixar até que seu anterior leito pudesse ser vadeado.
O rei Assuero foi o governante da Pérsia entre 486 e 465 a.C. Ele é mais conhecido como Xerxes, seu nome grego, pelo qual aparece em relatos extrabíblicos, sendo que é apenas no livro de Ester que ele é mencionado como Assuero.
Luís XIV (1638-1715)
Foi a pessoa com o maior reinado da história da monarquia no mundo inteiro. Conhecido por Rei Sol por sua personalidade absolutista, que tomava para si qualquer decisão possível para o país.
Esse florescimento ocorreu conjuntamente a outros povos, os medos. Por volta do ano 550 a.C., Ciro, o Grande, o primeiro rei persa a ter grande destaque, conquistou o reino da Média e promoveu a unificação dos reinos dos dois povos, os medos e os persas. Teve início com Ciro o império que durou cerca de duzentos anos.
O Primeiro Império Babilônico durou de 1792 a.C. até 1750 a.C. e o chamado Neobabilônico de 626 a.C. até 539 a.C. O fim do Império Babilônico é marcado pelas conquistas de Ciro, o Grande, quando se inicia o Império Persa.
O Império Persa
Os persas se estenderam por um largo território. Dentre as suas conquistas destacamos: a Babilônia, o Egito, os Reinos da Lídia, Fenícia, Síria, Palestina e as regiões gregas da Ásia Menor. Quem deu início ao Império Persa foi Ciro, o Grande (560 a.C – 529 a.C).
Como o Copom determina a taxa Selic?
O que fazer em caso de vertigem?
Como saber se a mandioca está na hora de ser colhida?
Como explicar uma ligação forte entre duas pessoas?
Como saber se você teve uma premonição?
Qual é a regra de uso de m ou n no interior das palavras?
Como ativar os núcleos de processadores?
Como numerar páginas Word 2013 a partir da introdução?
Como saber se eu tive um sonho lúcido?
Como saber se está grávida pelo batimento cardíaco?
Quanto tempo duram os sintomas da chikungunya?
Quais as medidas necessárias para construir um triângulo?
Como saber se eu sou uma pessoa lógica?
Como ver o número do cartão virtual caixa?
Quais são as retas não coplanares?
Como o Copom define a Taxa Selic?