O imperialismo na China foi marcado por batalhas e revoltas contra o domínio Japonês e inglês. O contexto do imperialismo na China acontece na segunda-fase da Revolução Industrial, onde a aceleração da produção significava maiores buscas por matérias primas e mercados consumidores.
O Imperialismo na Ásia ocorreu no ao longo do século XIX quando potências europeias, o Japão e os Estados Unidos ocuparam regiões asiáticas. A expansão para a Ásia se deveu a fatores econômicos como a garantia de matérias-primas para as indústrias, mercado para os produtos e ideológicos como civilizar estes povos.
Expansão político-econômica europeia na África, Ásia e Oceania. O imperialismo foi a política de dominação exploratória no âmbito político, econômico, social e cultural das poderosas nações dos países da Europa sobre vários países do mundo.
No continente asiático, os britânicos tiveram sob a sua Coroa a Índia e chegaram, por meio das Guerras do Ópio, a se estabelecerem nos domínios de Xangai, na China. À Inglaterra era altamente lucrativos os negócios empreendidos pela Companhia Britânica das Índias Orientais.
Causas do Imperialismo O Imperialismo é fruto do desenvolvimento do capitalismo, que nasceu com as transformações causadas pela Revolução Industrial. Essa revolução iniciou-se de maneira pioneira na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e foi responsável por inúmeras mudanças.
Imperialismo na Ásia. O Imperialismo na Ásia levou a repartição do continente entre as várias potências européias no final do século XIX e início do século XX. As instabilidades geradas pela corrida em busca de domínio de territórios no continente foi uma das causas da Primeira Grande Guerra Mundial.
A Ásia foi dominada pelo imperialismo britânico. (Foto: Freepik) Assim sendo, os banqueiros e os capitalistas, donos de indústrias e fábricas, aliaram-se na política imperialista de dominar territórios e controlar muitas áreas de influências.
O Imperialismo na China. A China, no século XIX, era comercialmente atrativa para europeus, americanos e japoneses. Além de produzir artigos de alto valor comercial, possuía uma população de, aproximadamente, 400 milhões de habitantes, o que representava um enorme mercado consumidor.
A ocupação e a partilha da China fazem parte da ação imperialista das potências industrializadas para conseguir mercados, fontes de matérias-primas e pontos militarmente estratégicos. - Rebelião dos Boxers; eram chineses praticantes de artes marciais, que acreditavam que teriam uma imunidade mágica às balas estrangeiras.
Além dessas, outras nações como Portugal, Espanha, Rússia, Estados Unidos, Japão etc. foram enxergadas como praticantes de políticas imperialistas. A influência do imperialismo sobre o planeta foi tamanho, e continentes como a África, até hoje, colhem as consequências desse processo de dominação colonial.
Quais objetos não permitem a passagem da luz?
Qual é o melhor compressor de ar?
Como fazer uma pesquisa no Portal da Transparência?
O que quer dizer PDP nas redes sociais?
Onde pode ser aplicado Bioestimulador de colágeno?
Por que o Boruto só tem um Byakugan?
Quais são as características da federação brasileira?
Porque o congelador da geladeira forma muito gelo?
O que significa neoplasia grave?
Como preparar a água com sal do Himalaia?
Quais as principais características do direito público?
Quais as vantagens e desvantagens do plantio direto?
Quando Sara Lance volta à vida em Arrow?
Pode usar equipamento 10A em tomada 20A?
Quanto valia um Bitcoin em 2016?
O que são exemplos de direitos civis?
Quais os produtos mais vendidos na internet 2021?