Apesar de não ter atmosfera e de uma superfície que atinge 430°C durante o dia, Mercúrio pode ter hospedado uma camada subterrânea habitável preenchida com os blocos de construção básicos da vida, de acordo com uma nova pesquisa publicada no Scientific Reports.
Uma colônia permanente seria restringida quase certamente às regiões polares, mas excursões provisórias para o equador de Mercúrio poderiam ocorrer durante a noite. Fora a possibilidade de gelo nos pólos, é improvável que os elementos mais necessários para a vida existam no planeta.
A proximidade de Mercúrio com o Sol (é o planeta mais próximo dessa estrela) torna o desenvolvimento da vida nesse planeta bastante difícil, pois há altas e baixas temperaturas, instabilidades climáticas, atmosfera fraca e uma superfície escura, talvez devido à presença de grafite ou mesmo pelas altas temperaturas, que ...
Para pousar com segurança ou entrar em órbita estável a espaçonave deve contar com motores de foguetes. A aerofrenagem está fora de cogitação por causa da tênue atmosfera, além disso uma viagem para Mercúrio exige mais combustível do que para escapar completamente do sistema solar.
Os astrônomos o consideram o menor no Sistema Solar desde que Plutão foi rebaixado à nomenclatura de Planeta Anão. A atmosfera do planeta Mercúrio é constituída de potássio, sódio, hélio, oxigênio molecular, hidrogênio, além de nitrogénio, dióxido de carbono e vapor de água.
22 curiosidades que você vai gostar
Mercúrio e Vênus não têm luas
Por estar muito próximo do Sol, qualquer lua que Mercúrio pudesse ter tido ou tentado capturar estaria em uma órbita instável, porque o Sol a puxaria. Logo, a Lua eventualmente se afastaria e orbitaria o Sol, abandonando o primeiro e menor planeta de nosso sistema.
A atmosfera de Mercúrio é basicamente composta por átomos de árgon, néon e hélio e apresenta uma pressão muito baixa, cerca de um bilhão de vezes menor do que a da Terra ao nível do mar.
Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.
Podemos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Nem pensar. Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas. Porém, algumas das luas destes planetas têm características interessantes.
Qual é a função das papilas gustativas?
Como aprender a soletrar palavras em inglês?
O que significa a expressão si vis pacem para bellum?
Como fazer a fusão de duas empresas?
Quando surgiu a religião protestante?
O que significa Pro-ativo em português?
É possível retirar oxigênio da água?
Como se diz stories do Instagram?
Como se formam as cidades-estados?
Quanto custa para tirar os 4 Sisos?
Como fundamento básico o controle de corpo no basquetebol tem como principal objetivo o quê?
O que é a precisão de um instrumento?
Como funciona os receptores acoplados a proteína G?
Quanto ganha um advogado sócio do Pinheiro Neto?
Qual lâmpada brilha mais em série ou em paralelo?
Como configurar um roteador ligado a um switch?