Louis Pasteur contribuiu muito com o avanço da Microbiologia, pois, se destacava em diversos trabalhos e criava diversas teorias: Teoria microbiana da fermentação, Pasteur explicou o porquê acontecia a contaminação por álcool durante o processo de fermentação, ele descobriu a presença de diversos micróbios, denominados ...
Através desses experimentos, Pasteur encontrou evidências de que esses microorganismos, que ele observava, eram os causadores da doença e de seu desenvolvimento até a morte da vítima.
A consolidação da teoria microbiana ocorreu na década de 1870 com os trabalhos de Robert Koch (vide box), nos quais foram estabelecidas as regras para a determinação do papel de um microrganismo como agente específico de uma doença, após sua correta identificação e crescimento em meio de cultura.
Seu nome era Antonie van Leeuwenhoek e ele viveu de 1632 a 1723. Embora sem formação científica, van Leeuwenhoek se tornou o maior fabricante de lentes da sua época, tendo descoberto a forma de vida microscópica e tido como o “pai da microbiologia”.
Este dia foi escolhido porque corresponde à data da carta em que Antony Van Leeuwenhoek descreveu pela primeira vez microrganismos em 1674, na época ele os chamou de “animálculos”. Ele os observou com microscopio que ele mesmo havia construído e coletou água da chuva que escorreu do telhado da casa dele.
35 curiosidades que você vai gostar
A Microbiologia como conhecemos nos dias atuais só foi possível quando no ano de 1674 o alemão Antony Van Leeuwenhoek criou o primeiro microscópio. Ele usou este pequeno equipamento criado por ele para observar pequenos seres, em amostras de solo, rio, saliva e fezes, dos quais ele nomeou como “animálculos”.
Anton Van Leeuwenhoek – Microbiologia. Os microrganismos ou micróbios foram descritos pela primeira vez pelo microscopista holandês Anton van Leeuwenhoek no período compreendido entre 1670 a 1680.
Pasteur identificou bactérias e vírus responsáveis por várias doenças infecciosas e desenvolveu métodos para combatê-las. Descobriu que o agente transmissor da raiva era um vírus e criou uma vacina.
Depois do experimento de Pasteur, realizado por volta de 1860, a teoria da abiogênese foi finalmente refutada. A partir daí ficou claro que todo ser vivo só pode surgir através de processos de reprodução, sendo assim, um ser vivo só nasce a partir de outro preexistente. Essa teoria é conhecida por biogênese.
Animálculo – Leeuwenhoek
Usando microscópios de lente única de seu projeto, van Leeuwenhoek foi o primeiro a visualizar micróbios. Se referiu a eles como animálculos (do latim animalculum = “minúsculo animal”). Através de suas experiências, ele foi o primeiro a determinar relativamente seu tamanho.
Há 2.500 anos, o médico grego Hipócrates explicava o processo saúde-doença por meio do que ele chamou de Teoria dos Miasmas, que dizia que as doenças são transmitidas pelo ar, águas e outros locais insalubres.
A teoria microbiana das doenças é uma teoria científica que estabelece que os microorganismos são a causa de inúmeras doenças.
A teoria miasmática ou teoria miasmática das doenças foi uma teoria biológica formulada por Thomas Sydenham e Giovanni Maria Lancisi durante o século XVII.
Pioneiros na Ciência da Microbiologia Anton Van Leeuwenhoek (1632-1723) Pioneiros na Ciência da Microbiologia Louis Pasteur (1822- 1895) Químico francês, teve suas contribuições na microbiologia consideradas os fundamentos da ciência e também da medicina moderna.
Um dos fundadores da microbiologia, o alemão Robert Koch foi o primeiro a descobrir o agente do carbúnculo e o bacilo da tuberculose.
Para confirmar suas hipóteses, o pesquisador resolve quebrar o gargalo, deixando o caldo exposto ao ambiente. Com o passar dos dias, vários micro-organismos surgiram no caldo. Ficou claro, portanto, que a vida não surgia de matéria inanimada e morta, surgia apenas de uma vida preexistente.
Segundo a biogênese, todos os seres vivos são originados de outros seres vivos preexistentes, ou seja, um rato não pode nascer a não ser de outro rato. Espécies de anfíbios e répteis só podem nascer de espécies preexistentes desses animais.
Considerado um dos pais da microbiologia, ciência que estuda os microrganismos como vírus, protozoários e bactérias, o francês Louis Pasteur foi um dos cientistas mais influentes do século 19.
Louis Pasteur (1822-1895) foi um cientista, químico e bacteriologista francês que revolucionou os métodos de combate às infecções. Entre outros trabalhos, estudou a fermentação do vinho e da cerveja, descobriu o processo de “pasteurização” do leite e criou a vacina contra a hidrofobia ou “raiva”.
Criador: o físico inglês Robert Hooke.
Apesar de os primeiros materiais biológicos terem sido observados por Leeuwenhoek, foi Robert Hooke (1635-1703) que observou pela primeira vez a estrutura a qual chamou de célula. Seus estudos foram publicados no livro Micrographia, e o termo célula ficou conhecido mundialmente, sendo até hoje utilizado.
Teorias sobre MicrobiologiaAbiogênese. ... Biogênese. ... Oswaldo Cruz (1872-1917) ... Adolph Lutz (1855-1940) ... Vital Brazil (1865-1950)
Os microrganismos são seres vivos de tamanho pequeno, cujas dimensões não permitem que sejam observados a olho nu pelo homem. Assim, eles só podem ser visualizados ao microscópio.
Entretanto, somente no século 19, o estudo das bactérias se desenvolveu, graças aos trabalhos realizados pelo médico alemão Koch, que descobriu que o causador de uma doença que acometia o gado era na verdade uma bactéria.
Porque aparecem manchas roxas na perna?
Como fazer um pedido ao Arcanjo Miguel?
Qual é o telefone mais usado no mundo?
Que tipo de texto e uma tabela?
Quem trabalha na Câmara Municipal de São Paulo?
Quem criou as leis da escrita?
Quais são as formas de atuação da Higiene Ocupacional?
Qual é o cantor sertanejo mais caro do Brasil?
Qual a diferença entre cloreto de magnésio e Cloreto de Magnésio PA?
Qual o valor máximo que um aposentado pode fazer empréstimo?
Quantas vezes por dia devo usar o colírio Systane?
O que aconteceu com Ló depois que sua esposa virou estátua de sal?
Quanto tempo sem comer da hipoglicemia?