É possível que os primeiros registros do fenômeno da inflação datem da Idade Antiga. Ao longo da decadência do Império Romano, a cunhagem indiscriminada de moedas para cobrir as crescentes despesas militares foi causa de um grande processo inflacionário que agravou a situação já frágil sob o imperador Diocleciano.
A noção de inflação da economia surgiu em 1838 e significa o aumento dos preços que acontece de forma persistente e que resulta na diminuição do poder aquisitivo de uma moeda. Isso quer dizer que, quanto maior for o índice da inflação, menor será o poder de compra da moeda.
"A principal causa da inflação é a emissão excessiva de moeda por parte do governo. Pressões generalizadas de custos podem explicar um aumento temporário da taxa de inflação." ... A causa da inflação é o excesso de demanda – quando tem muito gente querendo comprar e não tem produção na mesma intensidade.
A maior hiperinflação da história foi registrada na Hungria, logo após a Segunda Guerra Mundial, quando sua moeda era o pengő. À época, o país registrou uma taxa de inflação mensal de 41 900 000 000 000 000%, ou 207% ao dia. Assim, os preços duplicavam a cada 15 horas.
A inflação representa a elevação no preço das mercadorias e no custo de vida. A inflação é um termo da economia frequentemente utilizado para designar o aumento geral dos preços na sociedade.
17 curiosidades que você vai gostar
A inflação acontece devido ao aumento generalizado dos preços de produtos e serviços. Ela é uma medida percentual e indica uma tendência de crescimento dos preços na economia. Para medir a inflação são considerados os preços atuais de uma cesta de bens e serviços.
A inflação acontece quando a oferta de dinheiro aumenta, desvalorizando a moeda. É percebida especialmente através da elevação de preços, pois a oferta maior de dinheiro reduz o poder de compra dos consumidores.
No Brasil, a hiperinflação ocorreu nos anos 80 e início dos anos 90, quando a inflação galopante chegou a superar os 80% ao mês – sim, ao mês. Ou seja, o mesmo produto chegava a quase dobrar de preço de um mês para o outro.
A maior variação mensal do IPCA foi em março de 1990 (82,39%), enquanto a menor variação, em agosto de 1998 (-0,51%).
Como utilizar as ferramentas do Corel Draw?
Como fazer regra de três simples no Excel?
Que chá é bom para queda de cabelo?
Como fazer cálculo de microgotas e Macrogotas?
Como preparar uma massa refratária?
Como calcular reajuste de contrato pelo Igp-m?
Como calcular associação de capacitores em série?
O que colocar na água da banheira para relaxar?
Como usar tinta acrílica em tela?
Como fazer um tereré bem gelado?
É normal vazar um pouco de gás?
Como preparar um banho de ofurô?
Como preparar banho energizante?
Como fazer repelente caseiro com óleo de citronela?