Sir Sandford Fleming
Ela era definida pelo Observatório Real de Greenwich, que desde 1675 realizava pesquisas sobre astronomia. Pouco tempo depois, em 1878, o engenheiro e inventor escocês-canadense Sir Sandford Fleming propôs a criação de um sistema internacional de fusos horários.
Fazem parte desse fuso as regiões Nordeste, Sudeste, Sul e partes das regiões Norte e Centro-Oeste. O terceiro fuso horário encontra-se quatro horas atrasado em relação ao horário oficial de Greenwich, estando uma hora atrasado em relação à capital do Brasil. Envolve parte das regiões Norte e Centro-Oeste.
Os fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas fusiformes em que convencionalmente se divide a Terra para efeitos de definição (ou atribuição) horária de acordo com o movimento aparente do Sol.
Isso significa que o governo brasileiro divide o país em quatro áreas em que cada uma se encontra em um horário diferente. As áreas que estão mais a leste são mais adiantadas do que as áreas que se encontram a oeste, uma vez que nessas últimas o sol demora mais para nascer.
Para padronizar a hora internacional e sanar o problema, foi realizada a Conferência Internacional do Meridiano, no ano de 1884. Nesse evento, realizado em Washington (EUA), definiu-se um meridiano que seria o ponto zero, servindo de padrão para todas as nações mundiais, criando os fusos horários.
Em 1884, a Conferência Internacional do Meridiano botou ordem no planeta estabelecendo as regras que usamos hoje: 24 fusos horários, com o horário central baseado em Greenwich (um distrito de Londres).
Os fusos horários no Brasil são divididos em quatro por causa da sua grande extensão (Leste-Oeste). Todos esses fusos estão atrasados em relação às regiões que estão localizadas a Leste, incluindo o Meridiano de Greenwich.
Os estados que têm uma hora a menos que Brasília são os seguintes: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins.
Os fusos horários correspondem à padronização dos horários nos diferentes locais do planeta Terra. Os fusos são medidos de acordo com a posição geográfica longitudinal e são divididos por linhas imaginárias chamadas meridianos.
Os fusos horários foram estabelecidos através da divisão da circunferência da Terra (360°) pelo tempo gasto durante o movimento de rotação, ou seja, que a Terra realiza um giro em torno do seu próprio eixo, sendo que são necessárias, aproximadamente, 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos) para a realização desse ...
Como Imprimir em PDF no macbook?
Como estudar os intervalos musicais?
Como usar cookies no seu site?
Para que serve fragmentos de memória no Free Fire?
Para que são utilizados os advérbios de frequência?
Como instalar um transmissor de FM?
Por que e como usar os indicadores de desempenho na gestão educacional?
Como colocar as medidas no molde?
Como imprimir do pendrive na impressora Ricoh?
Qual a temperatura que o termostato trabalha?
O que é uma peneira de futebol?
Para que serve o óleo de mirra da doTERRA?
Como funciona um taco gerador?
Como funciona o transplante de órgão no Brasil?
Quais os benefícios do orgonite?
Como ligar o tapete de dança na TV?