Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka, baseados nos estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção, construíram as bases de uma teoria eminentemente psicológica. Eles iniciaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento.
A gestalt (guès) (do alemão Gestalt, "forma"), também conhecida como gestaltismo (gues), teoria da forma, psicologia da gestalt, psicologia da boa forma e leis da gestalt, é uma doutrina que defende que, para se compreender as partes, é preciso, antes, compreender o todo.
Considera-se que a Gestalt-Terapia surge nos EUA como uma nova abordagem em psicoterapia no ano de 1951, com a publicação do livro Gestalt-Therapy: excitement and growth in the human personality, de autoria de Fritz Perls, Paul Goodman e Ralph Hefferline.
Wolfgang Köhler
Wolfgang Köhler, juntamente com Max Wertheimer e Kurt Koffka, são os fundadores e principais autores da Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Forma.
A percepção é o ponto de partida e um dos temas centrais dessa teoria. Os experimentos com a percepção levaram os gestaltistas ao questionamento da psicologia associacionista.
Gestalt é uma palavra, pronunciada "guestalt", de origem alemã que pode ser traduzida aproximadamente como, “Forma Total” ou “Forma Global”. Surgiu no início do século passado, na Alemanha, e teve como principais expoentes Kurt Koffka (1886-1940), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Max Werteimer (1880-1943).
A Gestalt foi introduzida na década de 1940 para ser uma alternativa à psicanálise mais tradicional. A terapia Gestalt foi desenvolvida por Fritz Perls, com a ajuda de sua esposa na época, Laura Perls. Tanto Fritz quanto Laura foram treinados em psicanálise e psicologia da Gestalt.
Gestalt é uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente. Essa abordagem ajuda os clientes a se concentrarem no presente. ... Há uma ênfase na percepção nesta teoria particular de psicoterapia. A terapia gestaltista dá atenção a como colocamos o significado e damos sentido ao nosso mundo e às nossas experiências.
Os 7 Princípios de Gestalt
Origem e História. Gestalt-terapia é uma abordagem psicológica que teve sua origem na Alemanha. Seu nascimento oficial ocorreu com a publicação do livro “Gestalt-Teraphy” em 1951, escrito por Fritz Perls, Hefferline e Goodman. A escolha do nome desta nova proposta de trabalho psicológico foi um processo difícil e controverso.
A partir destas ideias e da oposição às concepção de Wilhelm Wundt (1832-1920), considerado o fundador da psicologia moderna e experimental, Wertheimer, Kohler e Kofka começaram um trabalho dentro da Univesidade de Frankfurt. A Psicologia da Gestalt é um movimento que atua na área da teoria da forma.
Essa lei (também conhecida como “boa forma”) nada mais é do que o princípio básico da percepção visual da Gestalt. Sempre enxergamos a composição visual geral como um todo antes de nos aprofundarmos nos seus elementos mais complexos. Assim, existem composições que seu cérebro consegue ler rapidamente e com clareza, pois são homogêneas e harmônicas.
Gestalt é um termo alemão de difícil tradução. O termo mais próximo em português seria forma ou configuração, que não é muito utilizado por não corresponder exatamente ao seu real significado em Psicologia.
Como substituir espaço por vírgula no Word?
Quais as alterações bucais mais frequentes em pacientes com Síndrome de Sjögren?
Porque o gato espuma a boca quando toma dipirona?
Quanto tempo o ovo pode ficar no cabelo?
O que acontece quando se deve à Receita Federal?
O que acontece se misturar dipirona e paracetamol?
Qual o objetivo de sólidos geométricos?
O que significa 42 mm no Apple Watch?
Como imprimir o registro profissional?
Quantos anos um porteiro se aposenta?
Quais são as secreções produzidas no estômago?
O que comer no café da manhã para secar a barriga?
O que é considerado doença grave?
Como consultar meu CPF no SPC?
O que significa o cartão vermelho no jogo?