Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka, baseados nos estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção, construíram as bases de uma teoria eminentemente psicológica. Eles iniciaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento.
A gestalt (guès) (do alemão Gestalt, "forma"), também conhecida como gestaltismo (gues), teoria da forma, psicologia da gestalt, psicologia da boa forma e leis da gestalt, é uma doutrina que defende que, para se compreender as partes, é preciso, antes, compreender o todo.
Considera-se que a Gestalt-Terapia surge nos EUA como uma nova abordagem em psicoterapia no ano de 1951, com a publicação do livro Gestalt-Therapy: excitement and growth in the human personality, de autoria de Fritz Perls, Paul Goodman e Ralph Hefferline.
Wolfgang Köhler
Wolfgang Köhler, juntamente com Max Wertheimer e Kurt Koffka, são os fundadores e principais autores da Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Forma.
A percepção é o ponto de partida e um dos temas centrais dessa teoria. Os experimentos com a percepção levaram os gestaltistas ao questionamento da psicologia associacionista.
Gestalt é uma palavra, pronunciada "guestalt", de origem alemã que pode ser traduzida aproximadamente como, “Forma Total” ou “Forma Global”. Surgiu no início do século passado, na Alemanha, e teve como principais expoentes Kurt Koffka (1886-1940), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Max Werteimer (1880-1943).
A Gestalt foi introduzida na década de 1940 para ser uma alternativa à psicanálise mais tradicional. A terapia Gestalt foi desenvolvida por Fritz Perls, com a ajuda de sua esposa na época, Laura Perls. Tanto Fritz quanto Laura foram treinados em psicanálise e psicologia da Gestalt.
Gestalt é uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente. Essa abordagem ajuda os clientes a se concentrarem no presente. ... Há uma ênfase na percepção nesta teoria particular de psicoterapia. A terapia gestaltista dá atenção a como colocamos o significado e damos sentido ao nosso mundo e às nossas experiências.
Os 7 Princípios de Gestalt
Origem e História. Gestalt-terapia é uma abordagem psicológica que teve sua origem na Alemanha. Seu nascimento oficial ocorreu com a publicação do livro “Gestalt-Teraphy” em 1951, escrito por Fritz Perls, Hefferline e Goodman. A escolha do nome desta nova proposta de trabalho psicológico foi um processo difícil e controverso.
A partir destas ideias e da oposição às concepção de Wilhelm Wundt (1832-1920), considerado o fundador da psicologia moderna e experimental, Wertheimer, Kohler e Kofka começaram um trabalho dentro da Univesidade de Frankfurt. A Psicologia da Gestalt é um movimento que atua na área da teoria da forma.
Essa lei (também conhecida como “boa forma”) nada mais é do que o princípio básico da percepção visual da Gestalt. Sempre enxergamos a composição visual geral como um todo antes de nos aprofundarmos nos seus elementos mais complexos. Assim, existem composições que seu cérebro consegue ler rapidamente e com clareza, pois são homogêneas e harmônicas.
Gestalt é um termo alemão de difícil tradução. O termo mais próximo em português seria forma ou configuração, que não é muito utilizado por não corresponder exatamente ao seu real significado em Psicologia.
Qual a importância de estudar a tabuada?
Como encontrar nota fiscal antiga?
Porque não consigo memorizar o quê estudo?
Como descongelar o morango sem estragar?
Como aprender a letra de uma música rápido?
Como recuperar conta Xbox pela gamertag?
Como aprender a memorizar as coisas?
Como recuperar um match desfeito no Tinder?
Como usar babosa para tratar varizes?
Como fazer backup dos stickers do WhatsApp?
Como saber se uma pessoa é neurótica?
Como é a pessoa que nasce no dia 21 de setembro?
Quais são os signos do elemento terra?
O que significa nascer em lua crescente?