Burrhus Frederic Skinner
Máquina de ensinar de Skinner foi uma proposta de Burrhus Frederic Skinner para a resolução do problema do déficit no processo de aprendizagem humana.
No livro Tecnologia do Ensino, de 1968, o cientista desenvolveu o que chamou de máquinas de aprendizagem - a organização de material didático de maneira que o aluno pudesse utilizar sozinho, recebendo estímulos à medida que avançava no conhecimento.
A aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços, de modo que se torna mecanizada. De acordo com a teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor. Em sua visão, conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado.
A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.
Instrução programada é a mais conhecida aplicação educacional dos conceitos desenvolvidos pelo psicólogo estadunidense Skinner (Burrhus Frederic Skinner, nasc. 1904). Consiste em dividir o material a ser ensinado em módulos, ou seja, pequenos segmentos logicamente encadeados.
A instrução ou ensino programado leva o aluno a estudar sem a intervenção direta do professor. As características deste método são: a matéria a ser aprendida é apresentada em pequenas partes; estas são seguidas de uma atividade cujo acerto ou erro é imediatamente verificado.
Diante da compreensão do Behaviorismo, podemos ver o quanto este pode ser aplicado na educação, levando em consideração que são conhecidos os métodos de ensino programados, o controle e organização das situações de aprendizagem, bem como a elaboração de uma tecnologia de ensino.
O processo ensino-aprendizagem é um nome para um complexo sistema de interações comportamentais entre professores e alunos. Mais do que “ensino” e “aprendizagem”, como se fossem processos independentes da ação humana, há os processos comportamentais que recebem o nome de “ensinar” e de “aprender”.
O behaviorismo via na educação uma ótima maneira de analisar e modificar o comportamento humano. Segundo Watson, ao alterar determinadas variáveis do ensino – maneira de transmitir o conteúdo ou diferentes formas de estudar, por exemplo -, seria possível haver incrementos na aprendizagem das crianças.
Ao fazer referência à Educação, Skinner afirma que "Educação é o estabelecimento de comportamento que seja vantajoso para o indivíduo e para os outros em um tempo futuro" (1969a, p. 402).
Qual a diferença entre o FMA e o TDM?
Qual a bebida que o brasileiro mais toma?
Onde fica o Ubuntu no Windows?
Quanto tempo deixar o sulfato de alumínio na piscina?
O que significa sonhar com lacraia marrom?
O que precisa para entrar em Lethem?
Pode usar creme de leite de caixinha vencido?
Como fazer uma Perdcomp de compensação?
Como selecionar linhas de um DataFrame Python?
O que indica quando a luz de advertência estiver acesa?
Quais são as cores do Motorola Edge Plus?
Qual é a forma Fatorada completa do número natural 100?
Como posso ganhar dinheiro com minhas fotografias?
Quais os tamanhos de próteses de silicone?