O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo. Já o músculo estriado esquelético: é inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário.
O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. Esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos, etc.
O músculo liso é responsável por movimentos peristálticos que são contrações lentas e involuntárias em ondas que deslocam o alimento pelo sistema digestório. No indivíduo adulto, as células musculares lisas mantém a capacidade de se dividir o que permite a regeneração do músculo lesionado. Leia mais: Tecido Muscular.
O músculo liso, ao contrário dos anteriores, não apresenta as estriações transversais. Possui um único núcleo, localizado no centro da célula, célula essa que é longa, e espessa, afilando-se em suas extremidades.
O músculo liso da parede de muitos vasos sanguíneos e linfáticos forma-se do mesoderma somático, já os músculos da íris (o dilatador e o esfíncter da pupila) e também as células mioepiteliais das glândulas mamárias e sudoríparas são derivados de células mesenquimais que se originam no ectoderma.
O processo de contração do músculo liso é ativado pelo íon cálcio e a combinação entre cálcio e calmodulina ativa a miosina quinase a qual fosforila as cadeias leves de miosina, que fixa os filamentos de actina e realiza a contração muscular.
O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não dependendo da vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos internos, como a bexiga, o estômago, os intestinos grosso e delgado, o esôfago e os vasos sanguíneos.
O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio. Os músculos do coração têm contrações involuntárias e ritmadas e suas células são compostas apenas de um único núcleo, sendo por isso chamadas de células mononucleadas.
Los músculos lisos son controlados por el sistema vagal y se contraen espontáneamente y lentamente, bajo el efecto de dos proteínas, la miosina y la actina. Los músculos lisos están situados a nivel de las arterias, del tubo digestivo, del aparato respiratorio, del sistema urinario y genital.
En estado de contracción, las células del músculo liso pueden reducirse incluso hasta la mitad de su tamaño. Esta gran flexibilidad facilita muchos procesos vitales cruciales para el organismo como la respiración.
Una parte sustancial del volumen del citoplasma de las células del músculo liso es absorbida por las moléculas miosina y actina, que juntas tienen la capacidad de contraerse y, a través de una cadena de estructuras de tracción, hacer que todo el tejido del músculo liso se contraiga con ellos.
¿Qué enfermedades afectan al músculo liso? Como el músculo liso está localizado en órganos de la zona abdominal y de la pelvis, está compuesto de células diferentes. Entonces, cuando las vísceras donde se localiza se alteran morfológica y funcionalmente, podremos encontrar que este tipo de músculo junto a sus componentes se encontrarán afectadas.
O que são numeros naturais consecutivos?
Como enviar documentos por gmail?
O que estuda a biologia celular?
Qual a melhor faculdade particular do Estado de São Paulo?
Qual a importância da diversidade cultural para a sociedade brasileira?
Qual é o sinônimo de cheia de temor?
Como é o nome da viúva do Marcos Paulo?
Quais os Estados que fazem parte dos Estados Unidos?
Quais são os métodos de amostragem?
Como tirar o online do instagram?
Por onde passa o rio amazonas?
Quais são os bairros de Maceió?
Quando foi criada a Tríplice Entente?