Os testes apontam que a ingestão de cacau pelos sacerdotes e pelas altas classes sociais da região ocorreu entre 600 e 500 a.C.
Para os maias, o cacau era um dom sagrado dos deuses, cujos grãos eram usados como moeda. Ek Chuah, o deus maia dos comerciantes e do comércio, era também o patrono da cultura do cacau. Quando os espanhóis invadiram terras maias no século 16, adotaram a bebida, adicionando açúcar e leite para torná-la doce e cremosa.
Os maias plantavam o cacau, colhiam, torravam as sementes e as transformavam em uma pasta, que depois era misturada à água, pimenta, cereais e outros ingredientes.
Os povos conquistados, como tributo, deram sementes de cacau aos vencedores, antevendo assim uma utilização do cacau, passando este a ser consumido em regiões onde não podia ser cultivado. Os Astecas assumiram o mesmo hábito dos Maias no uso das sementes de cacau: como moeda de troca e como matéria-prima.
Admite-se que os índios astecas foram os primeiros chocólatras conhecidos da história. Eles coletavam sementes de cacau e faziam uma infusão que acreditavam ser um poderoso afrodisíaco, chamada “chocolate” (líquido quente). ... A invenção da prensa de cacau em 1828 diminuiu ainda mais os custos de produção.
36 curiosidades que você vai gostar
Os povos maia e asteca cozinhavam o cacau e o trituravam com milho e pimenta aromatizando o preparo com baunilha e canela. À bebida davam o nome de xocatl. Além de servir como base para a bebida, que deveria ser ingerida ritualisticamente, as amêndoas de cacau circulavam como moeda.
As sementes, além da produção de chocolate, também são usadas para a produção de cacau em pó e manteiga de cacau, sendo essa última empregada também na indústria farmacêutica e cosmética. A polpa do cacau também é consumida, sendo utilizada na fabricação de geleias, licores, vinho e suco.
Por suas reconhecidas propriedades e sua difusão regional, o cacau ganhou grande importância econômica na Mesoamérica na era pré-colombiana. Os Maias usavam os grãos como moeda. Dez favas valiam um coelho e por 100 favas de primeira qualidade adquiria-se um escravo.
O chocolate maia era uma bebida feita com grãos de cacau torrados e moídos, misturados com pimenta, água e fubá. Os maias despejavam a mistura de uma panela em outra para fazer uma bebida espessa e espumosa chamada “xocolatl”, que significa “água amarga”.
Quando os primeiros colonizadores espanhóis chegaram à América, o cacau já era cultivado pelos índios, principalmente os astecas, no México, e os maias, na América Central.
Além do sal, os maias utilizavam também tecidos e cacau como moeda. Para a troca, os maias desta região viajavam em canoas ao longo da costa ou por rios para chegar aos mercados das grandes cidades da época, como Caracol e Tikal, e de outras comunidades.
Nessa época não se usava o cacau para fazer chocolate pois não existia esse conceito. ... Mas foram os Maias o primeiro povo a criar uma bebida derivada do cacau. Basicamente era uma bebida fermentada, feita com as sementes do cacau que eram torradas, moídas e misturadas com pimenta.
Os antigos Maias nunca usaram moedas - ou seja, objetos com o propósito exclusivamente de troca comercial ou pagamento de tributos - como dinheiro, mas assim como várias antigas civilizações, eles trocavam itens como tabaco, milho, roupas e sementes por outros produtos.
O milho era considerado um dos principais gêneros agrícolas da dieta alimentar maia. Seu cultivo contava com técnicas bastante desenvolvidas que trabalhavam em um sistema rotativo de terras. ... Além do milho, a abóbora, o feijão, o tomate e várias raízes eram alimentos usualmente consumidos pelos maias.
Enquanto que nas civilizações maias e astecas a nobreza é quem se dava ao luxo de saborear tal alimento, os incas produziam cacau suficiente para suprir toda a população. Nesta época, a polpa era usada para fazer os alimentos e a semente servia de dinheiro para as trocas comerciais.
Incas e astecas usavam semente de cacau como moeda de troca.
Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate.
O chocolate é obtido de uma mistura entre o cacau, açúcar e leite. No entanto, a sua fabricação começa bem antes, quando as frutas do cacau são quebradas para a retirada de suas sementes amargas, a base do chocolate.
Em mais de dois mil anos de história, o chocolate foi por muito tempo considerado sagrado por sociedades antigas do México e da América Central. Foram povos primitivos dessa região que descobriram que as sementes de cacau poderiam ser amassadas e transformadas em uma bebida deliciosa, o tchocolatl.
Eles misturavam sementes moídas de cacau com temperos para fabricar uma bebida de sabor amargo e picante, que se acreditava ser um elixir promotor de saúde. Vagens maduras de cacau antes de serem colhidas. Para os Maias, vagens de cacau simbolizavam a vida e a fertilidade.
O cacau adquiriu seu espaço e foi ganhando importância econômica com a expansão do consumo de chocolate, e com isso várias tentativas foram feitas visando à implementação da lavoura cacaueira em regiões com condições de clima e solo semelhantes às de origem.
O milho constituía a base alimentar do povo asteca. Através do preparo dos grãos produziam panquecas que eram recheadas por grãos secos, pequenos insetos, girinos e peixes. Outro alimento bastante utilizado era o cacau de onde se extraía uma bebida chamada xocoalt, que mais tarde deu origem ao chocolate.
Para degustar a polpa, abra o cacau, retire semente por semente e chupe a polpa ao redor. O sabor é adocicado e ácido e a textura é escorregadia. Para fazer um suco, você vai precisar retirar toda a polpa das sementes, o que pode ser um pouco trabalhoso, mas vale o esforço.
O cacau pode ser aproveitado de diversas maneiras, sendo possível a utilização da polpa e de suas sementes. Da polpa, obtemos sucos, geleias, além da opção de comê-la diretamente. ... A semente também pode ser utilizada, já que ela dá origem ao chocolate.
A colheita de cacau acontece duas vezes ao ano, a cada cinco ou seis meses. Após colhidos, os frutos são cortados ao meio cuidadosamente para não danificar as sementes, que estão presas na polpa e devem ser retiradas uma a uma manualmente.
Qual é o nome da espada do Sasuke?
Como gerar um boleto do mercado pago?
Qual dos contornos é chamado de circunferência?
O que fazer para aliviar dor no dedo esmagado?
Como instalar aplicativos Depois de formatar?
Tem como alterar a Cor de um arquivo em PDF?
Tem como gerar boleto no Banco do Brasil?
Como fazer tráfego orgânico no YouTube?
Como fazer para tirar veda rosca?
Como gerar boleto em nome de outra pessoa no Inter?
Como remover a formatação de tabela?
Como saber o número do cartão virtual caixa?
Como desconectar a fonte do computador?
Como se cadastrar no meu holerite Manserv?
Como tirar a correção do Word celular?
Quanto tempo posso atrasar o pagamento do DAS?
Como tirar o grafite do cabelo?
Como emitir nota fiscal MEI SP grátis?