Quem concede o direito de superfície?

Pergunta de Miguel Santos em 23-09-2022
(31 votos)


Quem concede o direito de superfície?

O Direito de Superfície é um direito de construir ou utilizar que só pode ser concedido pelo proprietário do terreno para um terceiro.

Como se extingue o direito de superfície?

O direito de superfície se extingue com o vencimento do prazo, se a superfície foi constituída por tempo determinado; com o abandono ou renúncia do superficiário; com a resolução do contrato, se ocorreu inadimplemento das partes ou de umas das condições contratuais; com a confusão (quando se reúnem na mesma pessoa a ...

O que é direito de superfície e servidão?

Outra espécie de direito real sobre coisa alheia que podemos estabelecer um paralelo com a superfície é a servidão. A servidão tem como característica a inalienabilidade, o que a distingue severamente da propriedade superficiária. ... O usufrutuário não é proprietário, apenas tem direitos de usar e gozar do imóvel alheio.



Qual a diferença entre enfiteuse é direito de superfície?

7 – DIFERENÇA ENTRE SUPERFÍCIE E ENFITEUSE O direito de superfície pode ser oneroso ou gratuito, ou seja, pode o dono do solo transferir temporariamente a posse da propriedade para terceiro sem que esse tenha obrigação de pagar o cânon para o proprietário, na enfiteuse o pagamento do foro anual é obrigatório.

O que é direito de superfície direito Civil?

§ 1o O direito de superfície abrange o direito de utilizar o solo, o subsolo ou o espaço aéreo relativo ao terreno, na forma estabelecida no contrato respectivo, atendida a legislação urbanística". Assim sendo, está, nos moldes acima traçados, presumidamente autorizado o uso do subsolo e do espaço aéreo.

É possível cessão do direito de superfície?

NOTA INICIAL: A cessão do direito de superfície se opera quando superficiário transfere a terceiros o direito que possui de construir ou de plantar em terreno alheio. Segundo o artigo 1.372 do Código Civil: “O direito de superfície pode transferir-se a terceiros e, por morte do superficiário, aos seus herdeiros”.



Qual a origem do direito de superfície?

Nesse sentido Mazzei (2007), estudioso brasileiro, ainda destaca que a figura do Direito de Superfície surgiu inicialmente no direito público por ocasião das concessões a particulares para edificar o solo estatal e das cidades, mediante o pagamento de anuidade.

Quando o direito real de superfície será extinto?

Será, ainda, extinto o direito de superfície nas seguintes hipóteses: i) término do prazo (nunca poderá ser perpétuo); ii) perecimento do solo; iii) desapropriação; iv) distrato; v) renúncia; vi) reunião na mesma pessoa de qualidade proprietário do solo e de superficiário.

É possível adquirir o direito real de superfície por usucapião?

1.528: “O direito de superfície pode ser constituído por contrato, testamento ou usucapião, e pode resultar da alienação de obra ou árvores já existentes, separadamente da propriedade do solo”.



Qual a diferença entre direito de superfície e direito de propriedade?

No caso do direito de superfície ser constituído por pessoa de direito público e ocorrer divergência legal, prevalecerá o Estatuto da Cidade. No contrato de direito de superfície, o que é plantado e construído na propriedade pertence a uma das partes e a propriedade do solo que acomoda estes fatores pertence à outra.

Quando o direito de superfície é extinto?

O superficiário não recebe uma indenização quando o direito de superfície é extinto, a qual pode ocorrer nas seguintes ocasiões: – Se o superficiário se tornar também o dono da propriedade. Frente à supervalorização dos imóveis destinados à locação e arrendamento, o direito de superfície se apresenta como uma boa alternativa.

Qual a natureza jurídica da propriedade superficiária?

DA TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE SUPERFÍCIE A natureza jurídica da propriedade superficiária, em se tratando de construção já existente, assemelha-se a uma servidão (servitus oneris ferendi) a favor do edifício a construir, caso seja construção a ser feita é uma concessão ad aedificandum.

Quais os direitos do superficiário?

Direitos do superficiário: – Utilizar a superfície do solo de outrem, nos termos do contrato firmado; – Usar, gozar e dispor da construção ou plantação superficiária como coisa sua, separada da propriedade do solo; – Onerar com ônus reais a construção ou plantação, que se extinguirão com o termo final da concessão da propriedade superficiária;



Outras questões

O que é ser tocantinense?

Quais são os fatores que influenciam o crescimento populacional?

Como se chama a pessoa que nasce na capital da Paraíba?

Como ocorre a abertura do devido processo administrativo?

Como fazer cancelamento de penhora?

Como se chama organizador de casamento?

Qual o nome do último dedo da nossa mão?

Quem nasce no Amazonas e O Quê?

O que significa a expressão ao pé da letra?

Quem nasce em Sergipe é chamado de?

Como analisar um sonho?

Como fazer uma pequena criação de carneiro?

Como se chama uma pessoa que mora no Norte?

Como traduzir um nome japonês?

Como se chama quem nasce na Irlanda do Norte?

Quem pode dar início ao inquérito policial?

Como se chama uma pessoa que não distingue as cores?

Como chegar aos Alpes Suíços?

O que significa pessoa que gosta de arrumar confusão?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com