Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral. Apesar disso, não pode reclamar o território para a coroa da Espanha graças ao Tratado de Tordesilhas.
A versão mais conhecida por todos defende que o primeiro europeu a tocar no Brasil, pelo território da Bahia, foi o português Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500.
Na verdade, quem chegou ao Brasil primeiro foi o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que no dia 26 de janeiro de 1500 desembarcou no cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco.
Ele chegou próximo à região de Porto Seguro, no estado da Bahia. Pedro Álvares Cabral não foi o primeiro português a pisar em solo brasileiro. Na verdade, quem fez isso foi Duarte Pacheco Pereira, um navegador militar.
Nos últimos anos, no entanto, os historiadores encontraram importantes documentos que comprovam que os portugueses não foram os primeiros navegadores a aportarem em terras brasileiras; alguns meses antes de a esquadra de Cabral chegar, outros navegadores espanhóis já haviam alcançado nosso território.
28 curiosidades que você vai gostar
Na realidade, Portugal não descobriu o Brasil, ele ocupou, invadiu, submetendo dessa maneira diversas nações indígenas. Se o Brasil já possuía uma população indígena, local, não se trata de uma descoberta, e sim de uma conquista.
Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.
Muitos estudiosos afirmam que o descobridor do Brasil foi o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que no dia 26 de janeiro de 1500 desembarcou no cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco — esta considerada a mais antiga viagem comprovada ao território brasileiro.
De acordo com muitos livros de história, Pedro Álvares Cabral é apontado como o primeiro homem a reivindicar as terras brasileiras.
Entre 1880 e 1969, 711.000 espanhóis entraram no Brasil, bem a frente dos japoneses (247.312) e dos alemães (208.142), ficando atrás somente dos portugueses (1.604.080) e dos italianos (1.576.220). Os imigrantes espanhóis que vieram para o Brasil eram predominantemente camponeses e com origens bastante humildes.
O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
Os nomes do BrasilPindorama (nome dado pelos indígenas);Ilha de Vera Cruz, em 1500;Terra Nova em 1501;Terra dos Papagaios, em 1501;Terra de Vera Cruz, em 1503;Terra de Santa Cruz, em 1503;Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505;Terra do Brasil, em 1505;
O nome do Brasil foi simbolicamente relacionado à natureza e à paisagem brasileira pelos portugueses que colonizaram o país. Assim que chegaram ao território brasileiro em 1500, os viajantes portugueses estiveram diante de uma terra que inicialmente para eles era uma ilha.
Os Nomes da Terra. Durante muitos anos, as terras pertencentes ao rei de Portugal na América receberam diferentes denominações: Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz e Terra do Brasil.
Há muitas teorias sobre os primeiros habitantes do Brasil. Alguns cientistas defendem que vieram da Ásia para a América do Norte há cerca de 12 mil anos pelo Estreito de Bering, pedaço de oceano que ligava os continentes. Conseguiram andar pelo caminho porque era coberto por gelo, onde hoje há apenas água.
Em 22 de abril de 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral aportou na Bahia, em um local ocupado pelas tribos Tupi-Guarani. Esse fato foi importante e singular. Pois nessa região, as tribos tinham um caráter menos violento, facilitando a primeira conversa entre portugueses e índios.
A chegada dos portugueses ao Brasil ocorreu em 22 de abril de 1500. Neste dia, navegantes liderados por Pedro Álvares Cabral desembarcaram na região da atual cidade de Porto Seguro. Lá permaneceram do dia 22 de abril a 2 de maio de 1500.
Foram os EUA. As 13 colônias inglesas que compunham o país declararam independência da Grã-Bretanha em 1776.
A mais de 150 km ao norte de Lima, mais especificamente no Vale de Supe, em Barranca, há mais de 5 mil anos se estabeleceu a que é reconhecida, até agora, como a cidade mais antiga da América: Caral.
Na América do Sul, a primeira independência foi a da Venezuela, que se completou com a independência da Colômbia e Equador.
Os primeiros europeus a chegarem a esse continente foram os vikings, liderados por Leif Eriksson, um explorador que liderou uma expedição com 35 homens, no final do século X, e chegou à região da Terra Nova, atual Canadá.
Foi o caso de Cristóvão Colombo e Pedro Álvares Cabral. Poderíamos dizer que a descoberta da América pelos europeus aconteceu em 1492.
O descobrimento da América é como ficou conhecida a chegada dos espanhóis aqui, em 12 de outubro de 1492, em uma ilha que pertence às Bahamas atualmente. A chegada dos europeus nesse contexto aconteceu pela expedição de Cristóvão Colombo, navegante genovês que comandou três embarcações financiadas pela Espanha.
Pode dormir com o botox no cabelo?
Qual a diferença entre limão siciliano e limão comum?
Onde as proteínas são formadas?
Qual a marca de caneta mais vendida no Brasil?
Por que fármacos seletivos para COX-2 podem causar alterações cardiovasculares?
Quais fones de ouvido posso usar no iPhone 11?
Porque Hiroshima está habitada e Chernobyl não?
Como agradar minha pomba gira rosa vermelha?
Qual a etnia do cabelo crespo?
Como imprimir com Wi-fi Direct HP?
Como é chamada a pessoa que se acha?
Quais os tipos de carne bovina?
O que é ser professor nos dias de hoje?
O que acontece depois de uma audiência criminal?