Na teoria psicanalítica, o sintoma é uma formação do inconsciente, que deve ser valorizada justamente por ser uma das principais vias de acesso àquilo que o paciente guarda de mais íntimo e precioso: sua subjetividade – na contramão do que é apreciado pela Medicina, que o considera como carência ou distúrbio.
O sintoma é algo que se repete e que muitas vezes a pessoa não consegue sair dele sozinha, queixa-se de algo causador de sofrimento, porém sente-se ligada a ele, “é mais forte do que eu”. Para Freud, os sintomas têm sentido e se relacionam diretamente com a vida do sujeito que o produz.
Em “Inibição, sintoma e angústia” (1926/1980), Freud apresenta o sintoma como “um sinal e um substituto de uma satisfação pulsional que permaneceu em estado jacente; [o sintoma] é uma conseqüência do processo de recalcamento” (Freud, 1926/1980, p. 112).
A cura para a psicanálise é esse "saber fazer" com o sintoma, o que significa não mais ser assujeitado a ele. Enfim, é um processo que depende da relação analítica, não há como prever a evolução. No entanto, a única pré-condição é que o sujeito esteja disposto a entrar nesse processo! Sim, existe cura!
1. Sinal que indica uma doença ou mudança no curso de uma doença. 2. [Figurado] Sinal, indício; presságio.
Freud mostrou que a origem da histeria encontra-se na repressão sexual. ... De acordo com a psicanálise, a organização histérica, entendida como um modo de funcionamento psíquico, caracteriza-se por uma busca permanente, incansável e inconsciente de uma pessoa em ser o objeto do desejo de outra.
E sobre a finalidade da Pulsão, declara que se constitui pela satisfação, que sempre se realiza e que acontece na própria fonte, num movimento de retorno.
O termo que foi traduzido para o português como pulsão vem do alemão Trieb. Trieb tem uma série de significados e é utilizado corriqueiramente noidioma alemão. Dentre seus significados, estão os seguintes: força, impulso, vontade, pressão, aquilo que move e impulsiona, etc.
As glândulas e órgãos do corpo estão diretamente envolvidos nas origens da pulsão. Por outro lado, a pulsão vai exigir uma reação do aparelho psíquico, uma resposta ao seu desejo de ser saciada. Além do mais, apesar de ser exterior, a pulsão tem seus representantes no aparelho psíquico.
O autor via como base para essas pulsões o princípio de atração e repulsão, também presente na matéria. Todas as outras pulsões secundárias (desejos, sonhos, enfim, todos os diferentes tipos de impulsos interiores que guiam a ação humana) são vistas como frutos da combinação daquelas duas pulsões.
Quanto ganha uma pessoa que escreve um livro?
Quais são os objetivos do IASB?
É normal sair triste da terapia?
Quanto Carlinhos Maia cobra por publi?
O que significa absolver sumariamente o réu?
Quem é o marido da Andressa Urach?
Quando o teste da integral é inconclusivo?
Qual o mês mais frio em Bariloche?
Quais os sintomas 5 semanas de gravidez?
Quais os requisitos da usucapião agrária?
Como usar as funções do Excel no VBA?
O que é dolo de 1 grau e dolo de 2 grau?
Como controlar a respiração na falta de ar?
O quê paulista mais gosta de comer?
O que significa a palavra puder?
Qual é o trabalho das escravas?
Qual o impacto que a responsabilidade social das empresas têm na sociedade?