A empatia é certamente um dos mais nobres sentimentos humanos. Para entender e ajudar o próximo é necessário se imaginar na condição dele. ... Que o desejo de ajudar o próximo consiga sempre superar o egoísmo e a falta de esperança no ser humano.
Quando ajudamos o outro, um sentimento muito comum que temos é o de gratidão. Ocorre tanto a gratidão da pessoa que foi ajudada, como também o sentimento de gratidão próprio, por termos nos disponibilizados a ajudar o outro.
Doar é gratificante. Quanto mais você doa amor para o próximo, mais amor você recebe da vida. Quanto mais você ajuda, compartilha, conecta pessoas, cria e constrói pontes ao seu redor, mais a vida te retornará. ... Pode ser algo simples, mas faça com amor e conte para a gente!
O sentido da vida é ajudar o próximo. Pessoa que tem bom coração sempre tem as mãos abertas para ajudar o próximo. Ajudar ao próximo é a justiça do homem em sociedade, mas virar as costas é uma vingança selvagem. Ser solidário não é somente ajudar ao próximo, mas sim ajudar a si mesmo, satisfazendo-se exercendo o bem.
Há pessoas que só sabem olhar para elas próprias. Somente elas passam por problemas, tem dor, sofrem, são vítimas. De vez em quando é bom parar e olhar ao redor.
Quem ajuda o próximo não está apenas ajudando uma pessoa; está construindo um mundo melhor. Ajudar o próximo não é mais do que ajudar a si mesmo na busca do equilíbrio certo para viver em paz.
Estudos científicos mostram que ajudar os outros impulsiona a felicidade [1]. Aumenta os níveis de satisfação, proporciona senso de sentido, aumenta nossa sensação de competência, melhora nosso humor e reduz o estresse. Pode ajudar a retirar nossas mentes da fixação em nossos problemas também [2].
“Quando ajudamos alguém, nosso corpo libera um hormônio chamado oxitocina. Essa substância, além de contribuir para amenizar emoções tóxicas, é responsável por ativar os centros de recompensa no cérebro e gerar uma sensação de bem-estar.
Pesquisas indicam que trabalhos voluntários altruístas estimulam a alegria, aliviam as tristezas e aumentam a imunidade, evitando doenças. Pessoas que se sentem solidárias expressam mais satisfação pela vida e desenvolvem maior capacidade em lidar com as dificuldades.
"Quando você ajuda alguém, na verdade está ajudando a si mesmo. De certa maneira este processo funciona como um espelho: tudo que fazes aos outros se reflete em seus caminhos."
Se você acredita que já passou da hora de fazer algo pelos outros e quer mudar esta situação, confira abaixo nossas 8 sugestões de como ajudar o próximo. Esta é uma das maneiras mais fáceis de ajudar o próximo.
Encontre dentro de você a motivação que ajuda o próximo a prosseguir. Às vezes só a presença conforta. No entanto, mostrar que existem soluções para os problemas surtem um efeito mais consolador. Motive-se no outro e se encontrará. Pessoa que tem bom coração, sempre tem as mãos abertas, para ajudar o próximo.
Pedir ajuda é completamente diferente de ser fraco, inferior, dependente, aproveitador. Trata-se de uma medida de autocuidado e que auxilia na prevenção de diversos problemas de saúde, tanto de ordem física quanto emocional.
Você só pode ajudar alguém que aceita ajuda. Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. Daqui a vinte anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras.
O que é intervenção no autismo?
Como tratar água com muito ferro?
Como a pneumonia pode ser transmitida?
Como lidar com uma pessoa que tem o ego inflado?
Como provocar um homem com frases?
Como preparar o galho para o macrame?
Qual a pressão de enchimento de um GLP de 13kg?
É bom dar cenoura para cachorros?
O que quer dizer fim de tarde?
Qual o alimento que causa pedra nos rins?
Qual o correto neste ou nesse?